ENTREVISTA - Marcelo Barreto é cartoleiro !

O apresentador do Sportv News joga Cartola e falou ao Cartoleiros


É muito pênalti!! Esse é o bordão que dá nome ao blog comandado por Marcelo Barreto, editor chefe e âncora do telejornal Sportv News. Um espaço onde o jornalista estreita o relacionamento com os fãs de esporte que acompanham o seu trabalho no canal Sportv, através dos textos sobre os acontecimentos do esporte mundial, e das análises sobre o Campeonato Brasileiro de Futebol e o nosso adorado Cartola FC. Em entrevista ao Blog Cartoleiros, Marcelo Barreto falou um pouco sobre o seu trabalho como editor, apresentador,escritor e blogueiro. E é claro, sobre o É Muito Pênalti FC, o seu time no Cartola FC. Confira!
.
.

Cartoleiros - Olá Barreto, primeiramente gostaríamos de agradecê-lo pela gentileza em ceder essa entrevista ao nosso blog. Ficamos muito gratos. Você é um jornalista que se divide em multifunções. Como é para você conciliar TV, internet e seu trabalho como escritor?
Marcelo Barreto - É um prazer falar com vocês. A TV absorve praticamente todo o meu tempo, mas acho importante manter abertos outros canais de comunicação. Só consigo manter o blog e o Twitter porque tenho o auxílio luxuoso de Alexandre Massi, que além de tudo é o braço direito do É Muito Pênalti FC. Quando escrevo livro, não tem jeito: bagunça minha vida toda, sacrifico o tempo da família, viro noites... E torço para que o resultado justifique o esforço.
.
Cartoleiros - Como foi para você apontar “Os 11 maiores camisas 10 do Futebol Brasileiro”, escolha que intitulou o seu livro lançado este ano?
Marcelo Barreto - Uma experiência fascinante. Escolher os 11 foi uma viagem pela história do futebol brasileiro. Tive a oportunidade de falar com ídolos da minha infância, com grandes personagens de ontem e de hoje. E, claro, apanhei feito boi ladrão de quem discordou de minhas escolhas...
.
Cartoleiros - Esse tipo de apontamento sempre gera polêmica. Você foi muito questionado pelos jogadores escolhidos, ou pela ausência de algum nome em especial?
Marcelo Barreto - A ausência mais cobrada foi a de Alex, que joga no futebol turco. Mas a que mais me doeu foi a da Marta. Eu simplesmente não considerei o futebol feminino ao fazer minhas escolhas. E aí, quando um internauta postou a sugestão no meu blog, deu a maior dor de cotovelo. Não sei quem eu tiraria da lista, mas ela merecia ter entrado.
.
Cartoleiros - Você já teve uma experiência anterior como blogueiro no “Almanaque Olímpico” e agora está a todo vapor no blog “É muito pênalti”. Qual a principal diferença entre o seu trabalho na internet e na TV?
Marcelo Barreto - O retorno na internet é mais imediato. Esta semana, postei um comentário sobre Conca e Montillo e poucas horas depois tive de fazer um adendo para explicar por que não tinha incluído o D´Alessandro. E o blog é mais opinativo. Na TV, hoje sou editor-chefe e apresentador do SporTV News, que é um noticiário, não tem essa característica de debate. Acho que os dois trabalhos acabam se completando.
.
Cartoleiros - Os internautas que acompanham o seu trabalho através do seu blog e do twitter @emuitopenalti sabem que você é mais um cartoleiro de carteirinha. Há quanto tempo você aderiu à essa febre?
Marcelo Barreto - Desde o lançamento. Sempre estive envolvido em programas do SporTV que participavam da divulgação e no ano passado escrevia um comentário semanal no Extra. Mas o curioso é que nunca fui um bom cartola. Só agora, com a aquisição de Alexandre Massi, meu time está melhorando.
.
Cartoleiros - Quais são as suas táticas e observações na hora de escalar o É Muito PênaltiFC? Os cartoleiros que freqüentam o blog costumam cornetar as suas escalações nos comentários?
Marcelo Barreto - O É Muito Pênalti FC não revela seus segredos. Apenas divulga sua escalação para a cornetagem geral. Mas os cartoleiros pegam leve, os comentários são mais na linha de pedir para avaliar o time deles.
.
Cartoleiros - Qual é o jogador que dificilmente fica fora do seu time?
Marcelo Barreto - A cada ano, temos os “intocáveis”. São aqueles jogadores que todos percebem que rendem bem. Em 2010, podemos citar pelo menos cinco: Mariano, Dedé, Willians, Conca e Bruno César.
.
Cartoleiros - Quantos times participam hoje da liga É Muito Pênalti? O É Muito Pênalti FC está bem na disputa?
Marcelo Barreto - A liga É Muito Pênalti tem hoje mais de 12.500 participantes. É a segunda maior do Cartola. O nosso time poderia estar melhor. Ocupamos a 1658º posição. Mas existe uma explicação (um mea culpa): escalamos nosso time na sexta-feira para que haja tempo dos outros cartoleiros comentarem suas escalações no blog. Muitas vezes temos vontade de alterar o time no sábado, mas não modificamos para os internautas não se sentirem prejudicados.
.
Cartoleiros - O Cartola FC virou um grande sucesso entre os torcedores. É altamente debatido nas redes sociais e nos blogs especializados, e amplamente divulgado por jornalistas e comentaristas. Falta muito para se chegar a um programa dedicado somente ao Cartola FC na programação do Sportv?
Marcelo Barreto - Já passou da hora... Sei que o desejo existe, mas não participo desse tipo de decisão. Vamos continuar torcendo.
.
Cartoleiros - Muito obrigado pela participação em nosso blog e congratulações pelo seu trabalho dentro do Sportv e à frente do blog É Muito Pênalti. Fique à vontade para deixar seu recado aos cartoleiros, o espaço é seu!
Marcelo Barreto - Eu é que agradeço pelo carinho de vocês e de todos os cartoleiros com o blog e comigo. Um grande abraço!

 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club