Análise da segunda rodada do Campeonato Brasileiro de 2011

.

A segunda rodada do campeonato Brasileiro promete bons jogos e muita emoção. Flamengo, São Paulo e Corinthians despontam como favoritos em seus confrontos. Individualmente, Ronaldinho, Lucas, Magno Alves e Montillo podem fazer a diferença. Confira a análise dos jogos da rodada e deixe seus palpites nos comentários.
.


Botafogo x Santos
No duelo contra o Santos, o Botafogo fará sua primeira partida em casa nesse Campeonato Brasileiro. A partida incia às 18h30m do sábado, no Engenhão. Loco Abreu e Herrera, suspensos, seguem fora e retornam somente na terceira rodada. A dupla de ataque deverá mais uma vez ser formada por Caio e Maicosuel, que fará apenas sua segunda partida após se recuperar de lesão. A equipe Santista, treinada por Muricy Ramalho, deve desembarcar no Rio com time reserva, visando os jogos da semifinal da Libertadores contra o Cerro Porteño. O time de suplentes conseguiu um bom resultado na primeira rodada ao empatar com o Internacional e terá uma nova oportunidade diante do alvinegro carioca. Excelente oportunidade para jogadores como Keirison, Pará e tantos outros recuperarem espaço na equipe. É jogo para o Botafogo se impor e faturar os três primeiros pontos na competição.

Internacional x Ceará
Tem data e local a estreia do Internacional em casa no Campeonato Brasileiro: sábado às 18h30m, no estádio Beira Rio em Porto Alegre. E para a partida, diferentemente dos seis desfalques para a primeira rodada, apenas Rafael Sóbis e Andrezinho devem seguir fora. D’alessandro, Índio, Nei e Rodrigo provavelmente estarão à disposição do técnico Falcão. O Ceará ainda decide no meio de semana seu futuro na Copa do Brasil contra o Coritiba, e permanece uma incógnita. Se passar, deve preservar titulares visando a final da competição, mas caso seja eliminado deve ir ao Rio Grande do Sul com força máxima. De qualquer forma, a equipe cearense perdeu pontos preciosos logo na estreia em casa e precisa recuperar-se o mais rápido possível se não quiser maiores complicações mais adiante. É a parte ruim de disputar duas competições simultâneas, o medo de perder jogadores para uma partida decisiva é imenso. Independente de qualquer fator, o Internacional é amplamente favorito.
.
Avaí x Atlético-MG
O Avaí vive situação comum aos quatro times envolvidos nas semifinais da Copa do Brasil: caso obtenha a classificação no meio de semana deve poupar titulares na partida pelo Campeonato Brasileiro. Após o revés sofrido no Rio, ao ser goleado pelo Flamengo, a torcida avaiana só espera a vitória como resultado do jogo de domingo. O técnico Silas tem reiterado diversas vezes a confiança no grupo que tem em mãos. No Atlético-MG, o técnico Dorival Júnior não deve ter problemas para manter a equipe que goleou na estreia em casa. O setor mais elogiado na estreia foi o meio de campo formado por Richarlisson, Fillipe Souto, Giovanni Augusto e Toró, e deve estar em campo no sábado, às 18h30m, na Ressacada em Florianópolis. Além, é claro, de Magno Alves, candidato ao título de goleador do Brasileirão. Caso se confirme a escalação de reservas por parte do Avaí, é uma boa oportunidade para o Atlético-MG conquistar mais três pontos e arrancar de vez na competição.

São Paulo x Figueirense
Após a excelente atuação na primeira rodada e a vitória conquistada fora de casa, o São Paulo recebe o Figueirense no Morumbi. Destaque na estreia, Lucas provou que mereceu a convocação para a seleção e é uma das grandes apostas do time são paulino para o campeonato. O técnico Carpegiani, que até então vinha balançando no cargo, ganhou novo fôlego. O elenco tricolor não deve ter baixas para a partida no sábado às 21h. Em Santa Catarina, o Figueirense ainda comemora a vitória sobre o Cruzeiro na primeira rodada. Mesmo sem uma grande atuação, a equipe catarinense venceu um dos postulantes ao título da competição. Lenny, ex-Palmeiras, é um dos grandes destaques do time e deve ser peça importante na partida em São Paulo. O Figueirense é uma daquelas equipes sem estrelas, jogadores de nome, mas que provou que pode surpreender os grandes times. Mais um confronto dificílimo para o time catarinense, que apesar de todo esforço e comprometimento da equipe, chega como zebra para o duelo.

Corinthians x Coritiba
Com os reforços que estão chegando e o moral elevado após a emblemática vitória contra o Grêmio na primeira rodada, o torcedor alvinegro tem motivos para sonhar. Liédson, pelo menos por enquanto, é o grande nome dessa equipe. O técnico Tite não deve ter problemas para repetir a escalação vitoriosa da estreia e deve ir com tudo pra cima do Coritiba. O jogo começa às 16h do domingo em Araraquara. No time paranaense, a expectativa permanece concentrada na partida decisiva no meio de semana, que pode selar uma classificação histórica do clube à final da Copa do Brasil. Com time completo na primeira rodada, o Coritiba decepcionou e perdeu em casa, mas mesmo assim dependendo do resultado de quarta-feira, o técnico Marcelo Oliveira deve poupar titulares, ao contrário da estreia. Com um Corinthians embalado e um provável Coritiba cheio de suplentes, é grande a probabilidade do segundo triunfo da equipe paulista na competição.

Bahia x Flamengo
No estádio de Pituaçu, em Salvador, o Bahia recebe o Flamengo no domingo às 16h. A equipe baiana vem de derrota na estreia e na primeira partida em casa quer fazer bonito perante seu torcedor. O goleiro Marcelo Lomba será desfalque certo, uma vez que não pode atuar contra seu ex-clube. Jobson, ainda sem ritmo de jogo e Souza, ex Corinthians, devem comandar o ataque contra os cariocas. Dono da maior goleada da rodada de estreia do nacional, o Flamengo de Luxemburgo chega em alta para o jogo. Credenciado pela ótima atuação na primeira rodada, Ronaldinho é o grande destaque, sem esquecer do agora jogador de seleção, Thiago Neves. Ainda cito Botinelli, Renato Abreu e Diego Maurício. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o time do Flamengo parece estar finalmente engrenando, tanto coletiva quanto tecnicamente. Será um bom jogo em Salvador, e com o favoritismo pairando do lado rubro negro, apesar do mando de campo do Bahia.

Atlético-PR x Grêmio
A ordem da vez na Arena da Baixada é recuperação. Depois da derrota acachapante fora de casa, o Atlético-PR busca a reabilitação contra o Grêmio, no domingo às 16h, em Curitiba. O técnico Adilson Batista ainda não confirmou se vai manter a formação que iniciou na estreia, com Paulo Baier mais avançado fazendo companhia ao equatoriano Guerrón no ataque. A tendência é que o meia seja novamente recuado e Madson ganhe uma vaga na frente. No Olímpico, comissão técnica e direção compartilham da mesma opinião: o time precisa de reforços. O clube contratou MIralles, ex-Colo Colo para o ataque e Gilberto Silva, ex Panathinaikos, para o meio de campo. Mas a direção tricolor promete mais novidades em breve. Sem muitas opções, o técnico Renato Gaúcho deve repetir a equipe da estreia no confronto em Curitiba. No Atlético-PR, as atenções devem estar voltadas ao maestro da equipe, Paulo Baier, que tem sido decisivo principalmente nas bolas paradas. Na baixada, e com a fragilidade do adversário, é obrigação do Atlético-PR vencer.

Cruzeiro x Palmeiras
Diante da má atuação na estreia, o time do Cruzeiro pensa somente em recuperar o bom futebol que encantou o Brasil até poucos dias atrás. Wallyson, decepção de muitos cartoleiros na primeira rodada, segue sendo excelente opção, além de Montillo, Roger, Gilberto, Thiago Ribeiro e Fábio, por exemplo. O técnico Cuca ainda não deu pistas se alterará a equipe para a partida diante do Palmeiras, no domingo às 16h, na Arena do Jacaré. No Palestra Itália, Kléber é grande esperança palmeirense no campeonato. Ao lado de Marcos Assunção, forma a dupla de destaques do time nesse início de competição. Mesmo sem grandes reforços, o técnico Felipão montou um time competitivo e que pode sonhar mais alto nesse Brasileirão. Lembrando que o clube vai ganhar o reforço de Maikon Leite nas próximas rodadas. É um clássico do futebol nacional e tem tudo pra ser um grande jogo. No momento o Cruzeiro tem mais time e é favorito naturalmente. Mas nada impede que o organizado Palmeiras surpreenda em Minas Gerais.

Vasco x América-MG
O Vasco decide o futuro na Copa do Brasil no meio de semana contra o Avaí, caso passe à final deve poupar titulares para a partida diante do América-MG. Aparentemente não será problema, visto que o time de suplentes venceu o Ceará na estreia. Destaque para Bernardo, revelação vascaína. Por enquanto, o Vasco segue com foco total na Copa do Brasil. A equipe tentará reverter a vantagem do adversário na partida de volta, fora de casa. No América-MG, depois da boa estreia, o técnico Mauro Fernandes colhe os frutos da primeira vitória: tranquilidade para trabalhar. O treinador foi decisivo ao trocar os dois jogadores responsáveis diretamente pela virada e terá uma semana para repensar a estratégia extremamente defensiva da sua equipe na primeira etapa do confronto de estreia. Destaque para a atuação apagada de Fábio Junior, jogador experiente e grande destaque da equipe. O confronto entre as duas equipes será em São Januário, no domingo às 18h30m.

Atlético-GO x Fluminense
Se houve uma surpresa na rodada de abertura do campeonato foi a derrota que o Atlético-GO impôs sobre o Coritiba no Couto Pereira lotado. Mesmo com o time titular em campo, o Coxa não se encontrou e saiu derrotado. Ao que tudo indica, o técnico PC Gusmão não deverá ter baixas na equipe e manterá o time que venceu em Curitiba para o confronto diante do Fluminense. Sem um grande jogador como referencial técnico, o clube aposta na força coletiva para conseguir mais uma vitória no certame. Nas Laranjeiras, o momento não é bom para o Fluminense. O técnico interino Enderson Moreira vem sendo contestado pela torcida, o time tem atuado desorganizado em campo e os principais jogadores não têm correpondido. A derrota na estreia, em casa para o São Paulo, ainda ecoa no tricolor carioca. Nas próximas semanas Abel Braga deve chegar para tentar reanimar a equipe. Por enquanto, Conca e Fred dividem as atenções como destaques no time. A partida será realizada no Serra Dourada às 18h30m do domingo.
.

............................................................................................................................................................

 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club