Análise da primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2011

.

Aviso aos cartoleiros de plantão: o Campeonato Brasileiro está de volta!!! No próximo final de semana teremos a primeira rodada do Brasileirão 2011. Entre as novidades, estão as voltas de times tradicionais como Bahia, América-MG, Figueirense e Coritiba, e também os jogos noturnos aos sábados. Todas as rodadas faremos uma matéria falando dos confrontos entre os times. Confira a análise dos jogos da primeira rodada:

Atlético-MG x Atlético-PR
Em Sete Lagoas, na Arena do Jacaré, teremos o duelo dos Atléticos. O jogo será no sábado, dia 21, às 18h30. Depois do vice campeonato estadual, o Atlético-MG quer começar o Brasileirão vencendo e, se possível, convencendo o torcedor de que pode ir longe na competição. O técnico Dorival Jr. deve contar com todos os titulares para o duelo, inclusive Magno Alves, que é grande esperança de gols da equipe atleticana. Em situação semelhante, o chará paranaense vai à Minas mordido pelo vice campeonato estadual. O destaque da equipe, assim como no ano passado, continua sendo Paulo Baier, que está confirmado para o jogo. Agora, sob o comando de Adilson Batista, o time do Paraná espera convencer sua torcida de que pode fazer uma campanha ainda melhor que a de 2010, quando alcançou a 5ª colocação. Jogando em casa e com time completo, o Atlético-MG leva vantagem e é o favorito para o confronto.

Ceará x Vasco
Atual campeão estadual e semifinalista na Copa do Brasil, o Ceará inicia o Campeonato Brasileiro motivado. Diante de sua torcida, a equipe cearense começa sua história no nacional. Marcelo Nicácio, goleador da equipe na temporada com 18 gols, renovou contrato e vai para o jogo. Antes, o Ceará tem compromisso na Copa do Brasil, e o técnico Vagner Mancini espera não perder nenhum jogador para a abertura do Brasileirão. O Vasco, outro semifinalista da Copa do Brasil, deve jogar com força máxima no final de semana. Ricardo Gomes vem fazendo um excelente trabalho desde sua chegada e acredita em um bom campeonato da equipe vascaína, que conta com Bernardo, Éder Luís e Alecsandro como opções no ataque, além do insuperável Dedé, sempre seguro na defesa. Em um bom momento e mostrando um bom futebol, as duas equipes se equivalem e devem fazer um jogo disputado. Apesar do Ceará jogar em casa, o Vasco já mostrou que sabe jogar muito bem longe de seus domínios. O confronto será realizado no Presidente Vargas, também no sábado, dia 21, às 18h30.

Flamengo x Avaí
O campeão carioca de 2011 estreia no Campeonato Brasileiro também no sábado às 18h30, no Moacyrzão. Após a decepção na Copa do Brasil, o Flamengo tentará fazer o que ainda não conseguiu esse ano: vencer e convencer seu torcedor. O grande destaque da equipe é Ronaldinho, sem sombra de dúvida. Mas o craque ainda deve uma atuação de luxo e, principalmente, regularidade no time rubro-negro. Por outro lado, Thiago Neves, com regularidade e excelentes atuações, tem dado conta do recado e tem sido decisivo no esquema do time de Wanderley Luxemburgo. Pelos lados de Santa Catarina, o Avaí do técnico Silas, que vai tentar repetir a vitoriosa campanha de 2009 quando também treinava o Avaí, vai ao Rio de Janeiro disposto a derrubar o favoritismo do rival. Depois de eliminar o São Paulo da Copa do Brasil, o time catarinense quer começar o campeonato nacional com vitória fora de casa. E para tanto, conta com a excelente fase do goleiro Renan e do centroavante Willian.

Santos x Internacional
Na Vila Belmiro, em Santos, será realizado o primeiro jogo noturno aos sábados. A partir das 21h, Santos e Internacional se enfrentam na rodada de abertura. O Santos, embalado pela conquista do Campeonato Paulista e a campanha na Taça Libertadores, carrega o favoritismo para o duelo contra os gaúchos. Após perder o meia Paulo Henrique Ganso por, no mínimo, 40 dias, o técnico Muricy Ramalho aposta suas fichas em Alan Patrick. Na metade vermelha do Rio Grande do Sul, o atual campeão gaúcho começa o Brasileirão em alta. Mesmo com a provável saída de jogadores importantes como Rafael Sóbis e Leandro Damião, o elenco colorado continua forte e deve brigar na ponta de cima da tabela. O técnico Paulo Roberto Falcão mesmo ciente da dificuldade de vencer o Santos na Vila, deve escalar um time ofensivo e ir pra cima do Santos, repetindo assim a mudança na equipe que foi campeã gaúcha no último final de semana em pleno estádio Olímpico. O atacante Zé Roberto deve ganhar mais espaço e quem sabe até a titularidade. AInda não se sabe se o Santos vai poupar jogadores em virtude da disputa da Libertadores, mas de qualquer forma é favorito jogando em casa.

Palmeiras x Botafogo
O técnico Felipão não esconde de ninguém que quer ser campeão brasileiro, e é com esse pensamento que o time alviverde estreia no Brasileirão. O jogo será domingo às 16h no Pacaembu, em São Paulo. Com as recentes discussões entre Valdívia e a diretoria palmeirense e o evidente mal estar, resta ao Palmeiras apostar no sempre útil Marcos Assunção e na volta da boa fase do atacante Kléber. Com a experiência de quem já conquistou o mundo, Felipão vai aos poucos ajeitando o time e promete não ser coadjuvante no nacional. O que ficou evidente no primeiro semestre é que o elenco palmeirense é limitado e o clube precisa de reforços se quiser sonhar no Brasileirão. Porém, logo na estreia é favorito para o jogo com o Botafogo, de Caio Junior, que ainda não conseguiu uma grande exibição com o time carioca e é uma incógnita nesse início de competição. Sem muitos reforços, o técnico sofre pra encontrar a escalação ideal e fazer o time da estrela solitária voltar a brilhar. Entre os reforços pretendidos pelo clube figuram Andrezinho e Gilberto, respectivamente atletas de Internacional e Cruzeiro.

Grêmio x Corinthians
Logo na primeira rodada, um grande clássico do futebol brasileiro vai estremecer Porto Alegre. No Olímpico, a partir das 16h, Grêmio e Corinthians, tentam esquecer o primeiro semestre e duelam num confronto carregado de história. Após o insucesso na Taça Libertadores, o tricolor gaúcho aposta suas fichas no Brasileirão. A equipe que estreia deve ser a mesma que iniciou a última partida do campeonato gaúcho e sagrou-se vice estadual. Douglas, ex-Corinthians, continua sendo o grande nome do elenco gremista e a esperança de uma boa campanha no campeonato. No Parque São Jorge, o técnico Tite não quer fazer terra arrasada. Atual vice campeão paulista e com alguns lampejos de boas atuações, o time corintiano vai à Porto Alegre com força máxima e convicto de que pode repetir o feito de 2010 e vencer no Olímpico. Ainda sem Adriano, que se recupera de lesão, o técnico Tite conta com boas opções no ataque, como Jorge Henrique e Liédson. Clássico com cara de empate no Sul.

Coritiba x Atlético-GO
O Couto Pereira vai ficar pequeno para a estreia do Coritiba, atual campeão paranaense e semifinalista da Copa do Brasil. O time do Alto da Glória é agora dono da maior sequência de vitórias do futebol brasileiro, 24 jogos no total. O técnico Marcelo Oliveira sabe que o Campeonato Brasileiro é a chance de consolidação do bom trabalho realizado até agora e mesmo em meio a disputa da Copa do Brasil, a equipe deve ir completa para a rodada inicial do Brasileirão. O jogo será no domingo às 16h, em Curitiba. Em Goiânia, o Atlético-GO ciente das dificuldades que irá encontrar em Curitiba, mas ao mesmo tempo embalado pelo bicampeonato estadual, quer no mínimo fazer iniciar bem o campeonato contra um dos grandes times do Brasil na atualidade. PC Gusmão, técnico da equipe, não deve ter problemas de lesão no time titular e vai para o jogo com a base que vinha atuando no estadual.Considerando as atuais circunstâncias, o Coritiba é amplamente favorito para o confronto, mas ao Atlético-GO não está proibido sonhar com uma melhor sorte no Paraná

Figueirense x Cruzeiro
O Figueirense volta à primeira divisão do futebol nacional esse ano e logo na abertura do campeonato tem uma missão ingrata: enfrentar um dos melhores times do país no momento. A equipe não deve ter desfalques para o confronto diante dos mineiros, e que será um ótimo teste para o torcedor ter uma ideia de até onde pode ir o Figueirense no Brasileirão. Fora das finais do campeonato catarinense, a equipe tem treinado forte nos ultimos dias pra fazer bonito na estreia. No que diz respeito ao Cruzeiro, a meta é conseguir os três pontos pra arrancar bem na competição. Dono de um dos melhores elencos do país, o time cruzeirense espera recuperar o futebol que vinha encantando o Brasil e brigar pelo título nacional. E para tanto, chega à Santa Catarina com o que tem de melhor: Montillo deve retornar ao time após um tempo fora. A partida será realizada no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, a partir das 16h do domingo.

Fluminense x São Paulo
No duelo de tricolores, os times chegam iguais para a estreia. Depois de um primeiro semestre desastroso, o Fluminense, que defende o título nacional conquistado no ano passado, aposta tudo nessa edição do Campeonato Brasileiro para salvar o ano. O clube ainda aguarda a chegada de Abel Braga para o ínício de junho e enquanto isso, Enderson Moreira sofre para encontrar o equilíbrio na equipe. Depois da saída de Emerson, o turbulento clima no tricolor carioca parece ter dado uma trégua e o clube espera viver dias melhores na competição nacional. No tricolor paulista, a ideia é recomeçar o ano depois da trágica eliminação na Copa do Brasil. Com a incerteza da permanência de Carpegiani no comando, o São Paulo joga no Rio ainda sem Luís Fabiano mas com a provável volta de Lucas. Apesar do ambiente desfavorável, o clube é candidato ao título nacional pelo histórico recente e o excelente elenco que tem em mãos. A partida será realizada no domingo dia 22, no Engenhão, às 18h30.

América-MG x Bahia
O encontro de dois grandes times brasileiros que retornam merecidamente à elite do futebol nacional. Assim pode ser definido o confronto entre América-MG e Bahia na primeira rodada do Brasileirão. Na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, a partir das 18h do domingo, o ‘Coelho’ faz sua estreia pensando em fazer o dever de casa e conseguir os três pontos. Com um elenco experiente, o time mineiro não quer brigar na ponta de baixo da tabela. O grande destaque da equipe é Fábio Jr. No Bahia, o retorno à elite nacional devolveu o orgulho do torcedor que deve lotar o estádio nos jogos em casa. O técnico Renê Simões poderá contar com Jóbson para a estreia. O atacante chega como grande esperança no ataque ao lado de Souza, que espera formar boa dupla com o ex-atleticano. Na meia cancha, o destaque fica por conta de Marcone, volante brigador e de qualidade técnica, que invclusive já foi sondado nos times de São Paulo e Rio de Janeiro. Jogando em casa o América-MG deve pressionar desde o início e leva o favoritismo consigo.

Será uma primeira rodada recheada de bons jogos e nos resta, caro cartoleiro, torcer pelo time do coração e o bom futebol nos gramados brasileiros. Emoção é o que não vai faltar, acredite. Com tantos bons times, não é tarefa fácil apontar candidatos ao título de campeão brasileiro. Alguém se habilita?


............................................................................................................................................................

 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club