Abra o seu olho para o meio campo. Confira o Top 10 do setor.

.

Olá amigos cartoleiros. Essa semana vamos falar de um setor específico do seu time, o meio campo. Pudemos verificar no post anterior que, depois do ataque, o meio campo tem os jogadores mais eficientes do Cartola FC 2011. A maior parte das nossas análises é fundamentada em números e essa não será diferente. Então, como ponto de partida apresento a relação dos dez melhores pontuadores da posição, levando-se em conta apenas os jogadores que estiveram em campo em pelo menos três partidas. São eles:


A primeira observação que podemos tirar desse quadro é que existe um equilíbrio entre meias ofensivos e volantes. É claro que são jogadores com características diferentes, mas essencialmente temos quatro marcadores (Casemiro, Marcos Assunção, Wellington e Valência) e seis apoiadores (Marlos, Elkesson, Lucas, Bernardo, Rodriguinho e Thiago Neves). Como todos sabem, o scout que mais contribui para a pontuação dos volantes é a roubada de bola, que vale 1,7 pontos. Os meias ofensivos são mais beneficiados pelas pontuações de assistência e gol.

No todo, podemos considerar esse equilíbrio, mas está evidenciado que os maiores pontuadores (quatro primeiros da lista) são meias ofensivos. Por outro lado, os volantes estão apresentando uma pontuação mediana, sem grandes oscilações, o que representa uma garantia de boa pontuação em todas as rodadas. O interessante é que os jogadores de marcação estão apresentando boa performance quando jogam dentro e fora de casa, reforçando a confiança dos cartoleiros em suas escalações.

No ano passado, Willians do Flamengo, Guiñazu do Internacional e Elias do Corinthians (embora esse último não atuasse como volante de ofício), figuraram entre os maiores pontuadores das primeiras rodadas, o que levou os cartoleiros a garantir preferencialmente a presença de um brucutu no time. Aliás, o volante Willians, unanimidade destacada de anos anteriores, não consegue emplacar as boas atuações de outrora e vai sendo deixado de lado pela massa cartoleira.

Com apoiadores pontuando alto e volantes mostrando segurança, se torna obrigatória a presença dos dois tipos de jogadores em nossas escalações. Obviamente, as escolhas são feitas em função dos jogos, mas com cardápio cheio para as duas funções, podemos mesclar o meio campo em praticamente todas as rodadas, pelo menos até agora.

O que é mais interessante, e que não podemos ignorar, é a presença em massa do meio campo são paulino no nosso Top 10. Nenhum time coloca mais de um jogador entre os dez melhores da posição, mas o São Paulo emplaca logo quatro nomes. Lucas, indiscutível. Casemiro e Wellington mostrando eficiência em todos os jogos. Marlos, que vem desencantando, ainda precisa provar que é um nome de respeito, mas é o líder da lista e não podemos negar os seus números.

Resumindo a ópera, meias ofensivos pontuando alto, volantes mantendo a regularidade e o São Paulo se tornando a principal fonte de apostas para o meio campo. Escale com carinho e, sempre que possível, pense na hipótese de uma formação com quatro ou até cinco meias. Aliás, com essa sexta rodada se apresentando com jogos de difícil prognóstico, vai bem a escalação de um ou dois volantes mais regulares.

Pra fechar a conta, vote no seu preferido dentre os dez melhores meias do Cartola FC 2011:



Clique aqui e confira outras matérias publicadas na coluna Cartola Mestre
............................................................................................................................................................

 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club