Verifique a confiabilidade e economize sem perder rendimento

.
Salve cartoleiros analíticos! Depois do sucesso da primeira edição da coluna Cartoleiro Analítico, voltamos com a atualização dos intervalos para a décima sexta rodada. Se você perdeu o primeiro post, clique aqui e confira!

Temos a aparição, nos gráficos, dos atacantes Neymar e Loco Abreu, que completaram três atuações no campeonato e, portanto, estão aptos a ter sua estabilidade de pontos aferida. Os jogadores apresentam uma excelente média depois desses poucos jogos e um intervalo de grande amplitude, característico de jogadores que pontuam bem e desequilibram em alguns jogos. Apesar desses dois nomes serem sempre apostas interessantes, temos tanto o santista Borges quanto o botafoguense Elkeson, que se mostram opções com excelente média e oscilação baixa, por um preço um pouco mais baixo que o de seus companheiros de equipe.

Essa é a idéia, analisar os dados e estudar variações de escalação que nos permitam economizar cartoletas, sem perder a performance em pontuação. Lembrem que intervalos de maior amplitude significam que o jogador costuma pontuar longe de sua média, e intervalos de menor amplitude, que o jogador tende a obter performances mais constantes nas rodadas, pontuando próximo de sua média. Segundo os gráficos, podemos observar atuações destacadas de alguns jogadores, com média alta e baixa variação. Esses jogadores podem ser opções alternativas dentro de um time, e muitos deles sequer costumam ser unanimidade entre os cartoleiros. Dessa forma, escalá-los pode trazer, além de economia de cartoletas, diferencial na pontuação para os que analisam a informação sob essa ótica.

Algumas possíveis trocas, economizando cartoletas, sem perder performance, podem ser:
Corinthians: Liédson por William – economia de C$5,6
Flamengo: Ronaldinho Gaúcho por Willians – economia de C$5,6
Santos: Neymar por Borges – economia de C$7.5
Vasco: Bernardo por Juninho Pernambucano (ou Éder Luis) – economia de C$9.2 (ou C$10.1)

Estes são apenas exemplos. Clique nos nomes dos times e veja os comportamentos para todos os jogadores, dos vinte clubes que disputam o Brasileirão 2011:


E então cartoleiros, estão gostando da nova abordagem numérica? Temos muitas cartas na manga e assuntos interessantes para discutir, portanto fiquem a vontade para dar sugestões e interagir com a coluna.

Sigam a coluna Cartoleiro Analítico também no Twitter e digam o que vocês gostariam de ver por aqui na sequência do campeonato. Todas as sugestões serão bem vindas! Twitter: @CartolAnalitico.

Clique aqui e confira outras matérias publicadas na coluna Cartoleiro Analítico
............................................................................................................................................................

 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club