Dicas de Cartola FC para jogadores novatos

Entenda o funcionamento do game e confira algumas dicas básicas


O Cartola FC é um game apaixonante e ganha muitos adeptos ano após ano. Em anos anteriores, pudemos notar que muitos usuários possuem algum tipo de dificuldade ao jogar o fantasy pela primeira vez. Em função disso, resolvemos criar a nossa seção de dicas básicas para aqueles que querem se dar bem no Cartola. É um resumão de pontos essenciais que devem ser levados em consideração pelos novos cartoleiros.

Para aqueles que estão tendo seu primeiro contato com o fantasy do Brasileirão, vale uma explicação básica. No Cartola FC são atribuídos valores virtuais (em cartoletas, a moeda do jogo) aos jogadores profissionais do Campeonato Brasileiro. Você inicia o jogo com 100 cartoletas e deve montar seu time dentro desse orçamento inicial, escalando onze jogadores e um técnico (podendo variar o esquema tático). A cada rodada do Campeonato Brasileiro, os jogadores recebem pontuações baseadas em suas ações dentro de campo durante as partidas (ex: gols feitos, chutes defendidos, bolas roubadas, faltas cometidas ou sofridas, cartões tomados etc). A pontuação total do seu time na rodada será a soma da pontuação de todos os jogadores que você escalou, mais o técnico.

Veja abaixo um print da home do Cartola e uma descrição dos principais recursos:


1- Meu Time - Aqui você confere a última escalação salva. Sempre que você modificar a sua escalação e salvar, esta página será alterada;
2- Ligas - Um espaço onde você confere as ligas públicas e privadas das quais faz parte;
3- Mercado - Aqui você tem acesso à relação de jogadores e seus respectivos preços, e faz suas compras;
4- Hall da Fama - Uma galeria onde ficam anotadas as conquistas do seu time, através de insígnias divididas em diferentes categorias;
5- Assessor de Imprensa - Para divulgar sua escalação nas redes sociais;
6- Assistente técnico - Habilitação do recurso de assistente para escalação, em caso de algum desfalque imprevisto;
7- Pontuação - Exibe o total de pontos alcançados pelo seu time na última rodada.
8- Conquistas - Quantidade de insígnias conquistadas no Hall da Fama.
9- Convites Pendentes - Convite para ingressar em outras ligas privadas.
10- Pedidos de Inscrição - Mostra a quantidade de ligas para as quais você solicitou permissão de entrada, e que ainda não foi aceito como membro.
11- Preço do Time - Valor da sua escalação atual.
12- Nos Cofres - Saldo de patrimônio disponível para alterações na sua escalação.
13- Patrimônio - Mostra a quantidade total de cartoletas que você tem.


Patrimônio

Uma questão essencial para que o seu time faça uma boa campanha no Cartola, é cuidar das finanças do mesmo, ou seja, manter uma boa quantidade de cartoletas. Dessa forma, você poderá escalar melhores jogadores e alcançar boas pontuações na maioria das rodadas. As etapas iniciais do jogo, em especial as duas primeiras rodadas, são de extrema importância para iniciar o campeonato com uma boa saúde financeira. Dê uma olhada no nosso post Como ganhar cartoletas e aumentar o patrimônio.


Pontuações
Confira as pontuações definidas para cada scout contabilizado no Cartola FC:



Três dicas básicas aos novatos no game

1) Escale o seu time em todas as rodadas: não escalar o seu time numa determinada rodada pode comprometer o seu patrimônio e derrubar o seu time na classificação.

2) Acumule cartoletas: pensar em pontuação é muito importante, mas nas primeiras rodadas é essencial acumular patrimônio. Um caixa gordo lhe permitirá formar grandes times no futuro.  

3) Não seja clubista: não escale apenas os jogadores do seu time do coração, e não despreze jogadores de times que você não gosta. No Cartola FC você não é um torcedor, mas sim o dirigente do seu time.


Links interessantes:

 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club