Vai ser dada a largada no Brasileirão 2012

Confira a análise dos dez jogos que abrem o campeonato nacional

À partir do próximo dia 19, vinte times iniciam suas empreitadas em busca de diferentes pretensões no Campeonato Brasileiro. Alguns entram como favoritíssimos a título, outros sonham em buscar ao menos uma vaga na Libertadores da América. E existem ainda aqueles que tentarão permanecer na elite do futebol brasileiro para não jogar a Série B no próximo ano. 

A primeira rodada costuma trazer surpresas. Alguns times de menor expressão aproveitam o embalo da euforia de estréia e aprontam suas zebras, derrubando muitos apostadores. Por outro lado, existem equipes que inspiram mais confiança, como o Santos por exemplo, que vem há muito tempo jogando um belo futebol. Com jogos equilibrados e orçamento curto, fica difícil para o cartoleiro montar a sua primeira escalação e obter uma boa pontuação logo de saída. Devemos lembrar ainda que muitos times estão envolvidos com Copa do Brasil e Libertadores, o que deve modificar algumas escalações nessas primeiras rodadas. Muitos times costumam poupar jogadores durante suas permanências nesses torneios.

O Raio-X é o tópico inicial da rodada e tem como objetivo trazer uma análise inicial dos embates, apontar peculiaridades dos confrontos, citar favoritismos, tudo para que você possa começar a direcionar as suas escolhas nessa rodada inicial do Cartola. A partir de hoje, o Cartoleiros começa a publicar seus quadros e suas análises, basta ficar ligado no site todos os dias para acompanhar. A seção de Escalações começa a apresentar seus times à partir de segunda-feira, dia 14, pois as equipes envolvidas no Brasileirão voltam seus olhares para a competição no término geral dos estaduais.

Isso posto, vamos aos jogados da primeira rodada do Cartola FC 2012!

Palmeiras x Portuguesa
Local da partida: Pacaembu - São Paulo
Um confronto regional entre times que não agradaram no Paulistão. O Palmeiras até fez boa campanha, mas caiu muito de produção na etapa final, falhando na hora da definição. Luis Felipe Scolari detonou a direção do clube durante a semana e reclamou da falta de bons nomes no elenco. O argentino Hernán Barcos não vem em boa fase e o time depende muito da bola parada de Marcos Assunção. De qualquer forma, o Palmeiras vem de uma goleada sobre o Paraná na Copa do Brasil, com destaque para Mazinho, meia atacante contratado do Oeste de Itápolis. A Portuguesa caiu para a segunda divisão do campeonato paulista e perdeu o status de time forte adquirido com a conquista da Série B do Brasileiro do ano passado. A Lusa foi eliminada da Copa do Brasil pelo Bahia e não merece grande confiança. Por se tratar de uma estréia e ser um jogo regional, tudo pode acontecer. Apostamos no alviverde!

Sport x Flamengo
Local da partida: Ilha do Retiro - Recife
Jogo de rubro negros no nordeste do país. O Sport está na disputa do título pernambucano e pode colocar a mão na taça diante do Santa Cruz neste domingo. O incansável Marcelinho Paraíba é o destaque e artilheiro do time pernambucano, que ainda busca reforços para o Brasileirão. O Flamengo está de férias há muito tempo, pois foi eliminado na primeira fase da Libertadores e não se classificou para as finais do campeonato carioca. Faz tempo que a turbulência impera na Gávea, e a chegada do ídolo Zinho como diretor de futebol é uma das esperanças momentâneas de tranquilidade. O Fla tem grandes nomes como Vagner Love e Ronaldinho Gaúcho, mas vai precisar mostrar serviço para resgatar a confiança do seu torcedor e dos cartoleiros. Jogar no caldeirão da Ilha do Retiro não é tarefa fácil, mas conta a favor do time carioca o peso da sua camisa. Façam suas escolhas!

Figueirense x Náutico
Local da partida: Orlando Scarpelli - Florianóplois
O Figueirense apanhou de 3x0 do Avaí na primeira partida da decisão do estadual catarinense. O time fez boa campanha, e agora luta para reverter o placar no jogo decisivo deste domingo. Falando em campeonato brasileiro, o Figueira deixou ótima impressão pela excelente campanha realizada no ano passado sobre o comando de Jorginho, quando ficou próximo de conseguir uma vaga na Libertadores. Para um time que entrou como azarão, restou um lucro imenso. O atacante Júlio César, um dos destaques do ano passado esteve um longo tempo contundido e agora está voltando ao time. O Náutico é um assíduo frequentador da Série B, e que às vezes mostra sua cara na elite do futebol brasileiro. O time pernambucano não foi bem no estadual e começa a se reforçar para o nacional, porém sem nomes de brilho. A julgar pela tradição, o Náutico joga para não cair de volta para a segunda divisão. Jogando em casa, onde costuma fazer um bom papel, deve dar Figueirense.

Botafogo x São Paulo
Local da partida: Engenhão - Rio de Janeiro
Jogo difícil entre equipes de tradição, e que fizeram boas campanhas em seus estaduais. O Botafogo foi o campeão da Taça Rio e está na final do campeonato carioca, porém sofreu uma sonora goleada para o Fluminense na primeira partida da decisão. Se não bastasse essa derrota, ainda houve a eliminação do time na Copa do Brasil em pleno Engenhão, pelo Vitória. Apesar dos tropeços, o Botafogo tem um bom time, e promete fazer novamente uma boa campanha no Brasileirão sob o comando de Oswaldo de Oliveira. Resta saber como o time responderá em campo nessas rodadas iniciais, após amargos resultados. O São Paulo foi bem no Paulistão e segue na Copa do Brasil, onde eliminou a Ponte Preta em jogo vibrante, importante para dar moral para o elenco. Com estrelas como Casemiro, Lucas e Luís Fabiano, o tricolor tem tudo para brigar pelas primeiras colocações neste ano. O jogo não tem um grande favorito e qualquer resultado pode ser encarado dentro da normalidade.

Corinthians x Fluminense
Local da partida: Pacaembu - São Paulo
Choque de gigantes, ambos em franca campanha pela Libertadores da América. Os times estão entre os melhores elencos do país e prometem ser protagonistas novamente no Brasileirão 2012. O Corinthians manteve a sua base e continua demonstrando enorme poder defensivo, sua maior característica na conquista do nacional passado. No estadual, o time foi eliminado pela Ponte Preta em jogo atípico. Na Libertadores, derrotou o Emelec nas oitavas e agora encara o Vasco. Nas laranjeiras, empolgação pela grande chance de conquistar o estadual carioca diante do Botafogo, e por eliminar o forte time do Internacional na Libertadores. O Flu foi o melhor na primeira fase do torneio continental e conta com nomes inquestionáveis. Fred, Deco e Thiago Neves são nomes que devem certamente brilhar nesta temporada. À favor do Corinthians, somente o fato de jogar em São Paulo. No mais, equilíbrio absoluto. Escolha jogos mais fáceis para direcionar suas apostas nessa primeira rodada, principalmente pelo alto custo dos jogadores de ambas as equipes.

Internacional x Coritiba
Local da partida: Beira Rio - Porto Alegre
O Colorado foi eliminado da Libertadores e agora vai em busca de uma boa campanha no Campeonato Brasileiro. Ainda existe a possibilidade da conquista do campeonato gaúcho diante do Caxias, neste domingo. O time deixou uma boa impressão nesse início de temporada e deve entrar encorpado no nacional. O elenco tem nomes de peso como D'Alessandro, Leandro Damião e Oscar, e fica como postulante a brigar pelas primeiras colocações. Vai encarar o Coritiba, que está na final do Paranaense diante do rival Atlético. O Coxa fez uma grande campanha no último Brasileirão, quando demonstrou uma  enorme força ao mandar seus jogos no Couto Pereira. A base foi mantida e o sereno Marcelo Oliveira segue como treinador, o que nos incentiva a pensar em mais uma boa campanha dos paranaenses. O jogo não deve ser fácil para o Internacional, pois o Coritiba mantém uma história recente de complicar a vida dos gaúchos. De qualquer forma, um leve favoritismo para o Inter por jogar em casa. 

Ponte Preta x Atlético-MG
Local da partida: Moisés Lucarelli - Campinas
O time de Campinas vem de uma campanha satisfatória nesse início de temporada, tendo realizado bons jogos no Paulistão e na Copa do Brasil, apesar das eliminações. A diretoria da Ponte assegura Gilson Kleina no comando, mira reforços e promove dispensas. O Galo mineiro está na final do estadual contra o América-MG e joga como mandante para tentar levantar o caneco, após um empate em 1x1 no primeiro jogo da decisão. O bom início de temporada gradua o Atlético-MG a fazer um bom papel no Brasileirão, mas o time mineiro tem sido uma verdadeira incógnita nos últimos anos, em se tratando de campeonato nacional. Jogando em casa, a Ponte é osso duro de roer e o Atlético-MG terá que suar para trazer um resultado satisfatório. Contudo, estréia é estréia, e tudo pode acontecer. Apostamos na força caseira da Macaca, mas não descartamos qualquer resultado.

Vasco x Grêmio
Local da partida: São Januário - Rio de Janeiro
Duelo de equipes tradicionais, sempre com boas campanhas no Campeonato Brasileiro. O Vasco não teve êxito no estadual, mas mantém-se na Libertadores, onde vai encarar o Corinthians. Traz ainda o mérito da grande campanha do ano passado, quando sagrou-se vice campeão nacional. O time carioca tem grandes nomes no meio campo e o excelente Dedé, um dos melhores zagueiros do Brasil. O Grêmio ficou alijado da disputa do estadual gaúcho, mas mantém-se firme na Copa do Brasil, onde vai encarar o Bahia. O time tem o bom goleiro Victor e conta com Marcelo Moreno, que em breve volta ao ataque. Em anos recentes, o tricolor gaúcho começou apagado no Brasileirão, com melhores campanhas no segundo turno. Para uma história diferente desta vez, o Grêmio vai ao Rio para buscar no mínimo um empate. Precisamos ver se o Vasco vai poupar jogadores para a Libertadores. Jogando completo é uma grande força e leva favoritismo nesse jogo.

Cruzeiro x Atlético-GO
Local da partida: Parque do Sabiá - Uberlândia
O Cruzeiro não vem bem ultimamente, apesar de contar com alguns nomes de peso. No último Brasileirão brigou para não cair, no estadual foi eliminado pelo América-MG, e na Copa do Brasil viu o Atlético-PR avançar em sua chave. Resumindo, a fase não é boa. O time mineiro conseguiu manter a estrela Montillo, um dos grandes destaques no Cartola em anos anteriores, mas o argentino caiu um pouco de produção. O Atlético-GO foi eliminado pela Ponte Preta na Copa do Brasil, mas está na final do campeonato goiano diante do Goiás. O primeiro jogo entre as equipes foi 2x2. No ano passado, o Dragão chegou a ser a sensação do campeonato durante algumas rodadas, mas desacelerou na reta final e jogou apenas para garantir de vez a sua permanência na Série A. O Cruzeiro é um time de maior tradição, mas quando a fase não é boa, tudo pode acontecer. O jogo é imprevisível e o time mineiro, ainda sem treinador, joga por reabilitação. Não descartamos que o Atlético-GO possa surpreender.

Bahia x Santos
Local da partida: Pituaçu - Salvador
Em boa fase sob o comando de Paulo Roberto Falcão, o Bahia está na final do estadual baiano, e segue firme na Copa do Brasil. O bom início de temporada credencia o time a não repetir a campanha oscilatória do nacional passado, quando chegou a temer o rebaixamento. A diretoria acredita no projeto idealizado e sonha com muitas vitórias nesse Brasileirão que se inicia. Contudo, o Bahia larga e já pega curva fechada logo de cara, pois vai encarar o forte time do Santos, de Neymar e cia. O time da Vila Belmiro é o virtual campeão paulista, vem firme na Libertadores, e conta com jogadores de Seleção. Com belo elenco e tamanha força, o Peixe é capaz de bater qualquer adversário, dentro ou fora de casa. À favor do Bahia está o fator campo e a euforia da estréia, que pode levar os jogadores a um rendimento maior. O Bahia pode obter uma vitória magra, podemos ter um empate com muitos gols, ou ainda ver Neymar brilhar novamente. O que você aposta?

Em qual destes jogos você vai focar suas apostas?

Palmeiras x Portuguesa0%
Sport x Flamengo0%
Figueirense x Náutico0%
Botafogo x São Paulo0%
Corinthians x Fluminense0%
Internacional x Coritiba0%
Ponte Preta x Atlético-MG0%
Vasco x Grêmio0%
Cruzeiro x Atlético-GO0%
Bahia x Santos0%

Publicado por CARTOLEIROS em 12/05/2012
.

 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club