Regra de três

.
Vem aí a terceira rodada e o momento é de começar a apostar em jogos onde há um favoritismo evidente de um dos times, em virtude do desempenho de ambos nas partidas iniciais. A melhor estratégia, então, seria escolher uma dessas barbadas e investir todas as suas fichas nos jogadores e no treinador desse time, certo? Errado. Ainda que a sorte esteja ao seu lado, o fato de uma equipe ir bem não significa que todos farão uma pontuação positiva e alta.

Baseado em Cartolas anteriores e na escalação dos campeões do fantasy game, eu sugiro não popular o seu time com um só distintivo. Para esta rodada, onde as cartoletas ainda não são suficientes para se assumir altos riscos, eu recomendo adotar em seu esquema tático o que chamo de regra de três: escalar, no máximo, TRÊS atletas de cada equipe.

Primeiramente, porque o dinheiro ainda é pouco. Imagino que você tenha algo entre 100 e 130 cartoletas, o que deve lhe impor sacrifícios na hora de escalar. O time inteiro do Vasco, um dos lideres do Brasileirão que joga em casa contra o limitado Náutico, provavelmente estará fora do seu orçamento.

Em segundo, porque é mesmo arriscado investir todas as cartoletas numa só equipe. O Cartola FC é como um mercado de ações, onde o que faz valorizar é o bom desempenho de cada atleta. Já pensou se a zebra resolve atacar justamente na partida em que você apostou? Lá se vão seu dinheiro e a chance de aparecer entre os primeiros da competição... O futebol é cheio de surpresas, portanto é fortemente recomendado que você dilua seu risco contemplando na escalação pelo menos quatro times.

Outra razão para a cautela está nos números até agora. Só duas equipes tiveram quatro jogadores com dez ou mais pontos nas duas primeiras rodadas. Na primeira, foi o Fluminense; na segunda, o Internacional. Ambos se destacaram em jogos fora de casa e sem os seus principais atletas. Eu arriscaria dizer que poucos cartoleiros apostaram nesses dois. E, mesmo que alguém tivesse escalado todo o Inter contra o Flamengo, ganharia 63 pontos e valorizaria 14 cartoletas. Um resultado mediano.

Por fim, é raro um time fazer mais do que quatro gols numa partida. A maior goleada de 2011 teve seis gols de um dos lados. Dividindo-se os jogadores entre equipes nas diferentes posições, é possível se chegar a oito, até nove gols numa única rodada. E há que se considerar que muitos dos principais atacantes e meias desse ano estão servindo a seleção ou contundidos.

Eu costumo seguir a regra de três para todas as rodadas, mas cabe a você montar o seu time campeão. Até quatro jogadores com a mesma camisa, ou três jogadores e um treinador, é aceitável. Acima disso, como explicado, o risco é alto. Se há quatro fortes favoritos na rodada, tente dividir a sua escalação entre eles. Depois, é só cruzar os dedos. Se todos eles forem mal, é provável que você – assim como a maioria dos cartoleiros – pontue pouco. Mas, se um deles escorregar na rodada, você ainda terá três boas razões para comemorar a pontuação obtida.

Meus favoritos para esta rodada são: Vasco, Atlético-MG, Coritiba e Corinthians.

Boa sorte!


 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club