Jogos da décima nona rodada

Confira a análise inicial da rodada e comece a direcionar as escolhas do seu time

Depois de uma rodada gorda em pontuação, nada melhor que uma rodada com muitos clássicos, pra testar a eficiência do seu poder de escalação. É nesse tipo de rodada que uma bela escalação pode fazer toda a diferença, pois é a situação onde muitos vão bem e outros muitos vão mal. A décima nona rodada é a última do primeiro turno, ou seja, já é meio caminho andado.

Abaixo você confere, como de costume, uma análise inicial sobre os confrontos, com suas peculiaridades. Depois, vote na enquete e escolha o jogo mais fácil da rodada. Os números sempre são um bom parâmetro para referência.

Vasco x Fluminense
Local da partida: Engenhão - Rio de Janeiro
Um grande jogo que deve dar uma primeira definição sobre quem vai brigar realmente por título. O Vasco é o terceiro colocado, mas está quatro pontos atrás do rival dessa rodada. Se o Fluminense vencer, abre margem e encaminha uma disputa cabeça a cabeça com o líder Atlético-MG. É clássico pegado, típico jogo onde tudo pode acontecer, e qualquer resultado fica dentro da normalidade. Comparativamente, temos dois belos plantéis, com alguns grandes destaques individuais que podem decidir uma partida equilibrada como essa. Arriscando nessa partida, opte sempre por jogadores que mantém regularidade em pontuação. 

Palmeiras x Santos
Local da partida: Pacaembu - São Paulo
Um jogo que tem um contorno dramático para o Palmeiras, pois o time da capital ainda segue em má colocação, na décima sexta posição. Uma nova derrota pode colocá-lo novamente na zona do rebaixamento, e o técnico Felipão armará a sua equipe para jogar com muita pegada. O Santos conseguiu duas vitórias seguidas com a volta de seus principais nomes e está em 12º. Com Neymar em campo, o time santista tem outra performance e joga para manter uma boa sequência e voltar a pensar em G4. O Palmeiras é o mandante, mas o Santos conhece bem o palco do jogo. Apostamos no Peixe, mas apertado.

Ponte Preta x Portuguesa
Local da partida: Moisés Lucarelli - Campinas
A Ponte Preta está na décima quarta colocação e caiu muito de produção. Nas últimas rodadas, tem oscilado muito e somado mais resultados negativos. A Portuguesa é a décima terceira colocação e, apesar da colocação razoável, vem em uma boa sequência de jogos sem derrota. Colados, o jogo entre os dois times é aquele chamado de seis pontos, pois quem vencer pula na frente e estaciona o rival. A Macaca tem a vantagem de jogar em seu campo, mas precica ficar de olho no ímpeto atual da Lusa, que venceu o Grêmio fora de casa no último jogo longe do Canindé. Se a Ponte focar pode vencer.

Botafogo x Flamengo 
Local da partida: Engenhão - Rio de Janeiro
Clássico carioca que tem uma história recente interessante, pois estas equipes têm se encontrado com frequência em decisões de estadual. O Botafogo vem de derrota fora de casa para o líder e ocupa agora a sétima colocação, duas posições à frente do rival dessa rodada. A vitória sobre o Vasco na última rodada deu um gás ao rubro negro e ratificou a melhora de produção sob o comando de Dorival Junior. O jogo define quem segue melhor colocado e deve ser muito movimentado. O Botafogo é instável atrás, mas joga pra cima, e o Flamengo vem melhorando como conjunto. Jogão aberto.

Corinthians x São Paulo
Local da partida: Pacaembu - São Paulo
Atualmente é o clássico de maior rivalidade do futebol paulista. O Corinthians vem de uma derrota contestada fora de casa para o Santos e está na décima colocação. O São Paulo se reabilitou em casa goleando a Ponte Preta e é o sexto colocado. O Timão joga por evolução de uma nova formação e não tem um foco fechado para o Brasileirão, mas deve jogar com empolgação nessa rodada pela importância de uma vitória contra seu maior rival regional. O São Paulo joga para não perder o G4 de vista, uma vez que segue sem grandes conquistas e quer voltar à Libertadores. Jogo equilibrado e apostamos em empate.

Internacional x Grêmio
Local da partida: Beira Rio - Porto Alegre
Disputa entre o quarto colocado Grêmio e o quinto colocado Internacional. Mesmo vencendo, o Colorado não tira o rival do G4, mas se iguala em pontuação. A importância do resultado é tamanha para os dois times, e deve incendiar ainda mais um confronto que por tradição já é muito disputado. Não existe um favorito e qualquer resultado estará de bom tamanho, mas o Inter tem uma pequena vantagem por jogar em seu estádio. Ambas as equipes possuem alguns destaques individuais que podem mudar o ponto de equilíbrio da partida, e uma vitória deve ocorrer em cima de detalhes.
.
Figueirense x Coritiba 
Local da partida: Orlando Scarpelli - Florianópolis
O Figueirense é o último colocado e vai encaminhando seu retorno à divisão de acesso. O time catarinense perdeu totalmente o ponto e tem apenas duas vitórias em dezoito jogos. A primeira na estreia sobre o Náutico, em jogo apertado, e a segunda sobre o decadente Sport. Agora recebe o Coritiba, décimo quinto colocado, que venceu o Cruzeiro por goleada e mostrou que está em curso de reabilitação. O Coxa vem um pouco abatido desde a perda do título da Copa do Brasil, mas tem um bom time, um bom técnico e alguns destaques individuais. O Figueirense deve lutar pela necessidade, mas vai se abrir e pode perder de novo.

Cruzeiro x Atlético-MG
Local da partida: Independência - Belo Horizonte
Clássico mineiro que coloca frente a frente os grandes rivais do estado, em situações distintas atualmente. O Cruzeiro vem fazendo um campeonato com altos e baixos, e está na oitava colocação, vindo neste momento de uma derrota vexatória para o Coritiba. Na contramão vem o Atlético-MG na ponta da tabela, com campanha brilhante e futebol bonito de se ver. O Galo tem três pontos de vantagem sobre o segundo colocado com um jogo a menos, e começa a ganhar o rótulo de favorito a conquistar o caneco deste ano. O Cruzeiro se apóia na tradição do confronto para surpreender, mas o Atlético-MG é o favorito.

Sport x Náutico 
Local da partida: Ilha do Retiro - Recife
Clássico pernambucano que promete lotar a Ilha do Retiro. O Sport é o penúltimo colocado e precisa muito de uma vitória, sob pena de se afundar ainda mais na zona da degola. O Náutico tem se mantido melhor colocado graças aos jogos que fez como mandante, e no momento é o décimo primeiro colocado. O jogo deve ser aberto, muito movimentado e com chances de gols para os dois lados. Apesar do melhor momento do visitante, não podemos descartar a tradicional rivalidade deste encontro, que iguala as condições das equipes na busca do resultado. Não apostamos em um ou outro, mas a rede deve balançar muito.

Bahia x Atlético-GO
Local da partida: Pituaçu - Salvador
O Bahia é o décimo sétimo colocado e o Atlético-GO é o décimo oitavo colocado. Outro confronto direto por posição e quem vencer pode pular fora da zona do rebaixamento. Ambas as equipes são inconstantes, mas é o Atlético-GO que vem em melhor momento recente. O Dragão não perde há quatro rodadas, com empates contra grandes como Corinthians, Santos e Atlético-MG, e com vitória sobre o Palmeiras na última rodada. Ao Bahia resta o fator campo e o time precisa aproveitar a força da sua torcida para fazer o resultado. Deve ser outro jogo aberto e movimentado com oportunidades de gols para os dois lados.

Qual o jogo mais fácil da rodada?

Vasco x Fluminense0%
Palmeiras x Santos0%
Ponte Preta x Portuguesa0%
Botafogo x Flamengo0%
Corinthians x São Paulo0%
Internacional x Grêmio0%
Figueirense x Coritiba0%
Cruzeiro x Atlético-MG0%
Sport x Náutico0%
Bahia x Atlético-GO0%


Publicado por CARTOLEIROS em 22/08/2012 às 10:40hs.
.

 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club