Recuperação

.
A rodada do meio de semana do Brasileirão causou surpresa a muitos. Os cinco primeiros colocados na tabela de classificação perderam ou empataram. Mesmo a vitória do Santos foi sofrida, e só ocorreu porque Neymar estava inspirado. No Cartola, não foi diferente: apenas dois cartoleiros fizeram mais de 100 pontos, ambos usando o esquema 3-4-3. Parabéns a quem conseguiu passar dos 60... Enfim, com quase todo mundo pontuando baixo, imagino que não houve muita alteração nas posições das ligas. Melhor mesmo é esquecer as fracas atuações de Roger (PON), Juninho Pernambucano (VAS) e Andrezinho (BOT) e pensar na estratégia de recuperação para este fim de semana. Que, diga-se, também possui jogos difíceis.

O lado positivo da rodada é que ela mostra a imprevisibilidade do futebol, elemento que atrai mais adeptos ao esporte e que o fantasy game tenta explorar. Se os resultados fossem previsíveis, não teria graça. Quem iria apostar num empate entre o líder e o último colocado? Lembro-me que no ano passado o Corinthians foi derrotado pelo América-MG nestas condições. Por isso é que reforço a importância de diversificar a escalação. E torcer para que a sorte esteja ao seu lado nas horas em que a maioria vai mal. O importante é que você não desanime: ainda há muito campeonato pela frente.

Como disse antes, o momento é de pensar em recuperação. Estou falando de equipes que, para se manter na busca pelo título ou fugir de uma crise, entram em campo com a obrigação de vencer. Fluminense e Grêmio são boas apostas nesse sentido, pois enfrentam times aparentemente mais fracos; o questionado São Paulo é outro exemplo. Embora os três tenham atacantes suspensos, jogarão no ataque. Atlético-MG, Internacional e Vasco também devem apresentar um bom futebol, mas pegam adversários mais complicados. Santos e Atlético-GO não são os mesmos perdedores de algumas rodadas atrás e têm chances de vitória. Olho em como Náutico e Coritiba atuarão. Recomendo dividir as cartoletas entre esses times e continuar com os esquemas ofensivos.

Outra razão para apostar nos atacantes e meias está no fim de semana seguinte, quando teremos vários clássicos regionais. Prevendo partidas duras adiante e jogando com vários desfalques, alguns treinadores podem testar formações diferentes e os reservas devem aparecer. Samuel Rosa (FLU) e Ademilson (SAO) figuram entre os nomes mais cotados. Além deles, Leandro Damião (INT) e Lucas (SAO) estão de volta. Com tantos componentes favoráveis, acredito que esta seja uma rodada de muitos gols.

Sobre o artigo da semana passada, queria agradecer a todos que postaram suas ideias. Foi muito bacana ler as várias sugestões de melhorias a fim de tornar o Cartola cada vez mais empolgante. Na semana que vem, falarei sobre as surpresas e as decepções desta edição do jogo. Até lá e bom fim de semana!!!
.

 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club