Regularidade

.
Após a décima quinta rodada do Brasileirão, três times já começam a se distanciar dos demais rumo ao título deste ano. O Atlético-MG possui uma defesa sólida (é a menos vazada) e goleadora: seis gols do time foram marcados por zagueiros ou laterais. O Vasco conta com um dos melhores goleiros atuando no país e Dedé voltou a apresentar um bom futebol. O Fluminense tem no elenco o artilheiro da competição e nomes renomados no meio e na defesa. Com um jogo a menos, o galo mineiro não perde há dez rodadas; a equipe cruzmaltina não sofre gols há sete jogos e o tricolor carioca, assim como os outros dois, sofreu apenas uma derrota na competição. Fora de campo, estas equipes têm bons treinadores, que já estão no comando há pelo menos um ano. Mas – a meu ver – o que as diferencia dos demais times (à exceção do Corinthians, embora este ano o time paulista esteja focado no Mundial de Clubes) é a regularidade de alguns de seus jogadores.

No Cartola, essa característica pode ser observada nas pontuações obtidas nas últimas quatro ou cinco rodadas. Estou falando de atletas que dificilmente negativam. Fernando Prass (VAS) e Ralf (COR) são bons exemplos. Além deles, Juninho Pernambucano e Douglas (VAS), Wallace e Diego Cavalieri (FLU), Leonardo Silva e Junior Cesar (ATL), Danilo e Paulinho (COR) também vêm trazendo pontos a quem resolve apostar neles. Isso não quer dizer que valorizem, o que depende do resultado da rodada anterior, da média de pontos de cada um e da atuação dos demais jogadores, mas traz vantagens em um fantasy game onde a classificação é por pontos, não por cartoletas acumuladas. Nesta altura da competição, acredito que dinheiro não seja um problema para a maioria dos cartoleiros. Por isso a minha dica da rodada e das demais é: sempre que puder, aposte nestes jogadores.

Ao arriscar em vários atletas cuja pontuação oscila muito entre uma rodada e outra, por exemplo, o atacante Marquinhos Gabriel (SPO) ou o lateral Leo (SAN), dois dos nomes mais cotados para o fim de semana, torcemos para que ambos estejam em dias inspirados e resolvam atuar acima da média, com a ajuda de seus companheiros. Aliás, a média é um bom indício de regularidade, mas é preciso acompanhar os scouts, pois várias vezes a média alta vem de algumas atuações muito boas em meio a outras bem ruins. Os dez atletas de maior média do Cartola atuaram em cinco partidas ou menos.

Finalmente, vale lembrar que o sistema de pontos nem sempre privilegia quem se entregou em campo e participou das jogadas importantes, caso este não tenha finalizado a gol, dado assistências e roubado bolas. Como num jogo de azar, a lógica nem sempre prevalece. Mas isso é tema para o meu post da semana que vem. Sobre esta rodada, eu aposto num zero a zero entre Atlético e Vasco e numa goleada do Inter.

Boa sorte a todos e bom fim de semana!
.

 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club