Surpresas e decepções do Cartola

.
O primeiro turno do Brasileirão chegou ao fim e o que se vê de negativo são os times paulistas – ao contrário de outros anos – fora das primeiras posições da tabela. Apenas o São Paulo, que ocupa a sexta colocação, tem mais de 50% de aproveitamento dos pontos disputados (mais precisamente, 52%). É pouco para o estado com o maior número de representantes no campeonato e que venceu sete das últimas dez edições. Por outro lado, liderando a tabela está uma equipe que nestes mesmos dez anos teve como melhor colocação um sexto lugar, justamente em 2002. É o Atlético-MG, clube que escapou do rebaixamento no ano passado só nas últimas rodadas e que termina este primeiro turno com uma das melhores campanhas desde que o campeonato adquiriu o formato atual de 20 times.

Vale destacar que muitos times dividiram ou ainda dividem a atenção de seus atletas com outros torneios, mas isso ocorre todo ano, portanto não deveria ser desculpa para um desempenho irregular. Entre as surpresas e decepções dessas equipes, cabe destacar jogadores que têm se destacado, seja ajudando-as a vencer, seja apresentando um futebol abaixo do esperado. Quando se analisa a performance destes no Cartola, a boa ou má atuação nem sempre se traduz em pontos. Como já escrevi antes, o critério de pontuação é objetivo e está relacionado a jogadas específicas. Dribles, passes certos e quilômetros corridos não pontuam. Mesmo assim, acho que dá para fazer um apanhado dos destaques desse ano no fantasy game para dizer quem deve ou não estar no seu time nas próximas escalações.

Destaques positivos:
A grande surpresa, em minha opinião, é o atacante Kieza (NAU), dono de umadas maiores médias e um dos responsáveis pela ascensão de seu time no campeonato.  Goleador, ele tem acertado a maioria dos chutes e costuma deixar a sua marca quando atua em casa. O volante Souza, companheiro de Kieza, é outra revelação: ele lidera o ranking de finalizações para fora e também as que foram defendidas. Outro ótimo finalizador é o atacante boliviano Marcelo Moreno (GRE). Ainda olhando a média de pontos, impossível não destacar a dupla de zaga do galo mineiro, Réver e Leonardo Silva. Na lateral, Ayrton (CTB) é quem mais possui gols e finalizações registradas.
Entre os arqueiros, não vejo nenhuma surpresa positiva. Há a volta de Felipe (FLA), ajudando a afugentar a crise do clube carioca com boas atuações, mas ainda é cedo para dizer se vale escalá-los em todos os jogos.
Entre os bons nomes de campeonatos anteriores, Neymar(SAN), Leandro Damião (INT), Fred (FLU), Luis Fabiano (SPO) e Vagner Love (FLA) são presenças certas na maioria dos times do Cartola. Isso ocorre porque eles possuem uma boa média de gols, critério que mais pontua nas regras do jogo. Os meias do Corinthians Paulinho, Ralf e Danilo também fazem parte da lista de escaláveis, assim como Andrezinho (BOT) e Juninho (VAS). Na zaga, aposte sempre que puder em Wellinton (FLA), Werley (GRE) e Douglas (VAS).**

Destaques negativos:
O maior destaque negativo, a meu ver, é o uruguaio Loco Abreu (FIG). O atacante, que saiu do banco de reservas do Botafogo para defender o Figueirense, não só não fez gol como protagonizou uma cena vergonhosa, ao exibir o escudo do time carioca sob a camisa da equipe catarinense, atualmente a última na tabela de classificação (não estava assim quando ele entrou no time). Outro que chegou ao campeonato como promessa foi Dátolo (INT). Eleito o craque do gaúchão deste ano, só atuou em quatro jogos e tem uma média baixíssima. Marcos Assunção (PAL), que ajudou bastante o time com seus gols de bola parada no ano passado, ainda não emplacou, assim como seu colega de posição Valdivia. Liedson (FLA) e Eder Luis (VAS) só têm trazido decepção aos cartoleiros. Entre os nomes novos, Paolo Guerrero (COR) ainda não convenceu a torcida. Para quem acompanhou o Cartola no ano passado, Montillo (CRU), Elkeson (BOT) e Thiago Neves (FLU) não são os mesmos goleadores e pontuadores de antes.

Em sua opinião, você concorda com os nomes citados acima? Se não, quem são as surpresas e as decepções deste ano? Estou me referindo ao Cartola, especificamente, mas aqui você pode cornetar o time ou atleta que quiser.

Boa rodada!

.

 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club