Estatística FC

.
A eleição é como o Cartola: para escolher os seus candidatos, você deve lembrar dos números de cada um deles.

Mas antes de elegê-los, vamos dar uma olhada na pontuação da nossa equipe na última rodada:

Vanderlei 1,00
Marcos Rocha -0,30
Patric 8,40
Leonardo Silva -4,30
Henrique 9,70
Souza 4,70
Juninho Pernambucano 20,00
Elano 1,30
Paulinho 12,20
Kieza 14,20
Marcelo Moreno 4,70
Gallo  6,80
Total: 78,40

O time não foi mal, mas dava pra ter sido bem melhor. Os jogadores do Grêmio pontuaram muito mal. E justo o que nós não escalamos, Werley, acabou marcando gol, memso tendo levado gol, como previmos. O melhor zagueiro da atual edição do Cartola foi expulso pela primeira vez no campeonato e prejudicou muito nosso sistema defensivo. Pelo menos não tínhamos Neymar, que acabou expulso no jogo contra o Tricolor Gaúcho.

Agora vamos para a próxima rodada, lembrando que as vagas são poucas e o a concorrência é grande, por isso vamos analisar bem o que cada um promete antes de eleger nossos craques da rodada.


Portuguesa x Sport

A Portuguesa tem um bom retrospecto defensivo jogando em casa, onde sofreu apenas 9 gols em todo o campeonato, enquanto o ataque do Sport é o pior da competição, tendo marcado apenas 23 gols. Se considerarmos apenas os jogos fora de casa, a situação é ainda pior: o rubro-negro pernambucano marcou apenas 10 gols jogando como visitante.

O ataque da Lusa é positivo jogando no Canindé, onde já balançou as redes adversárias 17 vezes e a defesa do Sport já foi vazada 22 vezes fora de casa.

Nos últimos 3 jogos a Lusa marcou 5 gols e o Sport sofreu 5 gols.

Sendo assim, a aposta é que a Lusa deve vencer bem e que seus principais jogadores pontuem bem. Destaque para:

Bruno Mineiro: vive fase espetacular já é vice-artilheiro do campeonato com 11 gols, apesar de ter estreado apenas na 14a rodada.
Promessa de muitos gols na rodada.

Luís Ricardo: lateral que joga como ponta, no esquema com 3 zagueiros da equipe da Lusa. Apóia bastante e já contribuiu com 3 assistências. Sem falar que já saiu de campo sem sofrer gols em 7 oportunidades.
Promessa: Muito empenho para não levar gols nessa rodada e muitas jogadas de linha de fundo para contribuir com passes para o companheiro acima marcar.


Coritiba x Ponte Preta

A campanha do Coxa em casa é boa: no Couto Pereira o time paranaense ganhou 20 dos 39 pontos disputados. E pra melhorar as coisas pro time paranaense, a campanha da Ponte como visitante não é nada boa: o time de Campinas ganhou apenas 13 dos 39 pontos disputados como visitante.

A Ponte marcou apenas 13 gols atuando como visitante, em todo o campeonato e seu ataque passou em branco nos últimos 3 jogos. Além disso, dos 47 gols sofridos, o Coxa sofreu 'apenas' 15 jogando dentro de seus domínios.

Gostaríamos de apostar em mais jogadores da Ponte, mas os desfalques atrapalharam. Por isso vamos apenas com o goleiro:

Vanderlei: A Ponte é um dos times que mais finaliza no Campeonato, com 385 finalizações. Mesmo assim, passou em branco nos últimos 3 jogos, contra Botafogo, Vasco e Palmeiras. Por isso, o goleirão Vanderlei deve ter muitas bolas pra defender e ainda pode sair sem levar gols. Quem sabe ele não devolve os pontos que trou dos cartoleiros que confiaram nele na última rodada.
Promessa de pelo menos ir melhor que na rodada passada:


São Paulo x Palmeiras

O São Paulo vem de 3 jogos sem perder - um empate e duas vitórias - e o Palmeiras vem de 2 vitórias seguidas no campeonato. Mas o Tricolor sofreu menos gols (29 contra 36 do rival) e marcou mais gols (39 contra 28 marcados pelo Palmeiras).

MAs se levarmos em consideração o retrospecto recente, ambos os ataques tem funcionado bem: o time do Morumbi marcou 5 gols nos últimos 3 jogos. Já o time do Palestra Itália balançou as redes 6 vezes nos últimos 2 jogos.

O São Paulo é muito forte no Morumbi, onde conquistou 79% dos pontos, além de ter marcado 24 gols e sofrido apenas 7. E o Palmeiras jogando fora de casa marcou apenas 11 gols, sofreu 23 e conquistou somente 45% dos pontos que disputou.

Confiram nossos candidatos:

Lucas tem mostrado muita vontade nessa reta final e tem desequilibrado os jogos para o São Paulo, principalmente no Morumbi, onde contribuiu com 2 assitências e 2 gols, nas últimas 5 vezes que atuou no Estádio.
Luís Fabiano é vice artilheiro do Brasileirão, tend marcado 11 gols em apenas 13 jogos disputados. No Morumbi os números são ainda melhores: 6 gols e 2 assistências em 7 jogos disputados no estádio.
Lucas + Luís Fabiano: Pelo Brasileirão, os dois atuaram juntos no Morumbi em apenas 4 jogos, coincidência ou não, foram 4 vitórias do SPFC - 1 x 0 no Santos, 1 x 0 no Galo, 4 x 0 no Botafogo e 3 x 1 na Lusa - todas com grande contribuição da dupla. Foram 2 assistências e 1 gol de Lucas e 3 gols e 1 assistências de Luís Fabiano.
Promessa: candidatos a prefeito e vice-prefeito do time do Morumbi, se eleitos prometem fazer de tudo para acabar com a boa fase do adversário.


Grêmio x Cruzeiro

O Grêmio tem ótima campanha em casa, onde ganhou 79% dos pontos. Já o Cruzeiro não é um bom visitante e conquistou apenas 41% dos pontos que disputou em casa.

É bem verdade que no último jogo o Grêmio vacilou em casa e não venceu o Santos, mesmo com a expulsão de Neymar, mas até por esse último tropeço, o Tricolor Gaúcho não pode vacilar novamente em casa.

Os ataques têm marcado poucos gols nas últimas rodadas: o Cruzeiro marcou apenas 1 nas últimas 3 e o Grêmio marcou apenas 2.

As defesas, pelo contrário, vivem boas fases: ambas sofreram apenas 2 gols últimos 3 jogos.
A fase do Cruzeiro é péssima: e o time não vence há 6 rodadas e perdeu as 3 últimas rodadas jogando fora de casa, para São Paulo, Figueirense e Sport. Sem falar que o time mineiro já teve sua rede balançada pelos adversários 20 vezes, em apenas 13 jogos disputados como visitante.

Para piorar a situação da Raposa, o Grêmio já marcou 24 gols em seus domínios nesse Brasileirão e sofreu apenas 7 jogando em casa.

Werley: zagueiro que tem média boa (5,49) e não depende de SG para pontuar bem. Já marcou 3 gols, passou 10 jogos sem sofrer gols e roubou 31 bolas no campeonato. Promessa de muitas roubadas de bola e alta pontuação mesmo se sofrer gols em casa.
Elano: 6 assistências e 5 gols, que resultam em uma média de 5,47 pontos por partida. Dono da maioria das bolas paradas no time gaúcho e um dos comandantes do meio-campo do tricolor gaúcho.
Marcelo Moreno: O principal atacante do time, tem números muito positivos: 8 gols e  assistências, que lhe garantem uma média de 5,39.
Promessa: voltar a marcar e ajudar o tricolor gaúcho a bater a equipe celeste.


Atlético-MG x Figueirense

Jogo entre o vice-líder e o více-lanterna, só poderia ter o Galo como favorito, e os números confirmam isso:

O Atlético-MG sofreu apenas 7 gols em casa, enquanto o Figueirense marcou apenas 13 gols como visitante - 1 por jogo.

O Galo tem aproveitamento espetacular dentro de casa, onde ganhou 84% dos pontos que disputou. E o Figueirense tem aproveitamento péssimo jogando fora de casa: ganhou apenas 15% dos pontos que disputou.

Galo tem o melhor ataque caseiro da competição com 25 gols marcados em 13 jogos, quase 2 por jogo e o Figueira tem a pior defesa do campeonato, ao lado do Atlético-GO, com 48 gols sofridos em 27 jogos.

O retrospecto recente de ambos é ruim: o Galo empatou duas e perdeu uma, nas últimas 3 rodadas. E o Figueira perdeu os últimos 3 compromisso que teve pelo Brasileirão.

Mas apesar da ‘má fase’ o Galo é muito mais time e deve aproveitar essa partida para se recuperar no campeonato.

Obs: Vale lembrar que o jogo do 1o turno foi bastante movimentado em Florianópolis: Figueirense 3 x 4 Atlético-MG.

Apostas:
Réver: zagueiro regular que não depende de SG para pontuar bem. Já roubou 38 bolas, fez 2 gols e deu 1 assistência.
Promessa de muita qualidade e empenho em seu retorno ao time após servir a seleção.

Marcos Rocha: rouba muitas bolas (56), já deu 3 assitências e fez 1 gol. Sem contar que já saiu 12 vezes de campo sem ser vazado.
Promessa: Promete ajudar o Galo a retomar o rumo no campeonato, com muito trabalho na defesa e no ataque.

Bernard: marcou um gol e foi decisivo no jogo do 1o turno. Um dos destaques do campeonato, foi convocado recentemente para a Seleção Brasileira. Nessa edição do Cartola tem média 4,36 e já deu 7 assistências e marcou 7 gols.
Promessa: seu voto de confiança pode fazer essa diferença para esse garoto que sonha em defender as cores da nação alvinegra e também do país.


A escalação

Vanderlei
Luís Ricardo
Marcos Rocha
Réver
Werley
Bernard
Lucas
Ananias
Luís Fabiano
Marcelo Moreno
Bruno Mineiro
Cuca


Por que não?

Jogadores de Flamengo e Bahia:
Dois times que vivem bons momentos no campeonato, devem fazer jogo aberto no RJ. Pretendíamos apostar nesse jogo, mas os desfalques acabaram pesando. Sem os dois principais artilheiros- Love e Souza - fica difícil apostar nossas fichas nesse duelo.

Ataque do Coxa:
O Coxa costuma marcar muitos gols em casa, por isso os nomes de ataque da equipe pareciam uma boa. Porém os desfalques dos principais nomes do time: Rafinha, Everton Ribeiro e Ayrton, diminuem muito a confianças nos outros atletas do setor, que acabaram ficando de fora.

Ataque do Náutico:
Apesar do Timbu ter um dos melhores ataques da competição atuando em casa, tendo marcado 24 gols em seus domínios, o Corinthians tem uma das melhores defesas quando atua fora de casa, tendo sofrido apenas 13 gols. Por isso preferimos barrar Kieza, Souza e cia.

Ananias: meia que joga de atacante e foi decisivo nas duas últimas vitórias do time em casa, contra Palmeiras e Coritiba, tendo contribuído com 1 gol e 2 assistências nos dois jogos em questão. Apesar dos bons números, o candidato acabou ficando de fora pela menor popularidade.

Léo Silva: nada mais, nada menos que 80 roubadas de bola no campeonato. Pra melhorar, ele ainda marcou 2 gols nos últimos 2 jogos. Mas apesar da boa fase, acabou ficando de fora, pois em um fim de semana de eleições preferimos candidatos mais ofensivos e menos cauteloso.


Propostas e promessas feitas. Agora é só escolher seus candidatos com calma e cuidado para não eleger nenhum perna de pau. Fiquem de olho nos seus candidatos e boa sorte!

PS- o objetivo desse quadro não é indicar um time forte ou barato, mas apenas apresentar uma escalação com base em uma análise mais fria dos números dos jogadores e dos times.


 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club