Jogos da trigésima rodada

Confira a análise inicial da rodada e comece a direcionar as escolhas do seu time

Chegamos à trigésima rodada do Cartola FC 2012, ou seja, reta final e momento das definições. No campeonato, vai se desenhando um provável título do Fluminense, assim como uma formação do provável grupão do rebaixamento. Essas tendências são importantíssimas na hora de fecharmos nossas escalações.

Nesse primeiro tópico, como todos sabem, trazemos um pequeno desenho do que pode ser cada embate, com a intenção de promover um direcionamento das suas escolhas.


Flamengo x Cruzeiro
Local da partida: Engenhão - Rio de Janeiro
O Flamengo perdeu fora de casa para o Corinthians na última rodada e permanece no grupo de times que estão logo à frente da zona do rebaixamento. Apesar da margem de oito pontos para o Z4, a situação do Mengo ainda é de preocupação, pois novas derrotas podem complicar a situação. O Cruzeiro voltou a vencer, desta vez a Portuguesa em Minas, e se posiciona na nona colocação, mas sem maiores ambições. O time mineiro faz uma campanha muito irregular e deve jogar mesmo pra cumprir tabela e garantir sua vaga na Sul-Americana. Com o jogo acontecendo no Rio de Janeiro, e com a necessidade de vitória, o Flamengo se torna o favorito a vencer esta partida.

Atlético-GO x Internacional 
Local da partida: Serra Dourada - Goiânia
Ao que tudo indica, o Atlético-GO será rebaixado, pois permanece há várias rodadas na última colocação sem mostrar poder de reação. Os goianos fizeram boas participações nas últimas edições do Brasileirão, mas neste ano a coisa desandou. O Internacional vem de uma grande vitória sobre o Atlético-MG, mesmo com os desfalques por seleções, e está na quinta colocação. Cinco pontos para o G4 permitem ao Colorado seguir sonhando com uma vaguinha na Libertadores, e o time vai ao centro do país movido por tal objetivo. Jogo fora de casa é sempre mais complicado, mas a contar pela diferença de campanha e pelo desânimo do Dragão, deve dar Internacional.

Portuguesa x Corinthians
Local da partida: Canindé - São Paulo
Jogo que deve ser equilibrado pois tem sido uma tendência deste confronto nos últimos encontros entre estas equipes. A Portuguesa é a décima terceira colocada e ainda precisa somar pontos para não se preocupar com rebaixamento, contando com o histórico de boas atuações no Canindé para superar o bom time do Corinthians. O Timão bateu o Flamengo em casa e está na sétima colocação, jogando por uma vitória para deixar o Brasileirão de lado e partir de vez para a preparação visando o Mundial. A lusa tem um time mediano, mas com alguns jogadores se destacando, e pode tentar equilibrar o confronto pela vontade. O Corinthians vem leve e sem pressão. Jogo equilibrado.

Santos x Vasco
Local da partida: Vila Belmiro - Santos
Jogo que deve ser equilibrado pois o Santos vem de uma vitória fora de casa e quer embalar, e o Vasco precisa vencer para não correr o risco de perder a vaga no G4. O time santista fez uma campanha fraca e deve mesmo ficar com vaga na Sul-Americana, pois a diferença de pontos para o grupão da Libertadores é de doze pontos. O Vasco perdeu em casa no confronto direto com o São Paulo e vai seguindo uma tendência de queda, apesar do fôlego tomado com a troca de treinador. A vitória sobre o Botafogo dá um crédito ao Santos, que deve usar o fator campo para tentar se impor e vencer mais uma. O Vasco tem bons jogadores e não pode ser desprezado. Cheiro de resultado magro ou empate.

São Paulo x Figueirense
Local da partida: Morumbi - São Paulo
O tricolor está em alta e joga mirando a quarta colocação, pois recebe em casa um time fragilizado pela desesperadora situação. O São Paulo está a cinco jogos sem perder, tendo conquistado quatro vitórias dentro dessa bela sequência. Um histórico recente que coloca o time como franco favorito nessa partida. O adversário é o Figueirense, que ainda amarga a penúltima colocação, dez pontos atrás do último time fora do Z4. Pra escapar da degola, o time catarinense precisa de um rendimento de campeão, o que não deve acontecer neste momento de extremo equilíbrio. Fique de olho nos principais jogadores do tricolor paulista, pois eles devem contribuir para uma boa pontuação do seu time nessa rodada.

Atlético-MG x Sport
Local da partida: Independência - Belo Horizonte
Jogo chave para o Atlético-MG não jogar a toalha pelo título. A derrota fora de casa para o Internacional custou a segunda colocação, e o time precisa abrir o olho para não se complicar também em termos de G4. Os mineiros não emplacam a excelente campanha do primeiro turno e vão vendo o Fluminense abrir margem. O Sport foi goleado em casa pelo Grêmio e permanece em situação desesperadora, na décima sétima colocação. Oito pontos separam os pernambucanos do Bahia, primeiro time fora do Z4, e as más atuações empurram a equipe para a degola. Se repetir o bom futebol mostrado contra o Figueirense na última vez que atuou em casa, deve dar Galo sem dificuldade.

Coritiba x Bahia 
Local da partida: Couto Pereira - Curitiba
Confronto direto entre times que estão com 35 pontos, e que precisam abrir margem para o Z4. O Coxa é o décimo quarto colocado e vem de uma importante vitória fora de casa sobre o Palmeiras. Os três pontos conquistados em Araraquara dão mais tranquilidade aos paranaenses, que agora atuam em casa, onde costumam mostrar força. O Bahia ainda é um dos melhores times do segundo turno, mas somou apenas um ponto nos dois últimos jogos, e agora pode ver a sua situação ficar apertada se não voltar a vencer. Não podemos desprezar o bom futebol mostrado pelos baianos nas últimas rodadas, mas o time vai ter que correr bastante para bater o Coritiba no Couto Pereira. Apostamos no Coxa.

Náutico x Palmeiras
Local da partida: Aflitos - Recife
O Náutico volta ao Recife para tentar manter a sua impressionante campanha como mandante. O Timbu é o décimo primeiro colocado e vai se garantindo na divisão de elite graças às importantes vitórias diante do seu torcedor, a última delas diante do Corinthians. Recebe o despedaçado Palmeiras, décimo oitavo colocado, que vem de derrota para o Coritiba, em um jogo onde todos contavam com uma postura diferente dos paulistas. O Palmeiras colocou a corda no pescoço e agora precisa jogar contra a estatística para se safar do rebaixamento. Jogo nos Aflitos é sinônimo de correria e pressão, e o Palmeiras só sai de lá com vitória se der zebra. Dentro da normalidade, é Náutico na cabeça.

Fluminense x Ponte Preta
Local da partida: São Januário - Rio de Janeiro
Jogo em casa contra um time mal colocado é tudo o que o Fluminense precisa para seguir sua caminhada rumo ao título. O time carioca é o melhor do campeonato e o melhor do segundo turno, e tem total favoritismo para vencer nessa rodada. A Ponte Preta está na décima segunda colocação e conseguiu uma importante vitória em casa sobre o Náutico na última rodada, mas ainda precisa se preocupar com rebaixamento. Apesar do respiro, a Macaca não tem time para fazer frente ao Fluminense, e o resultado mais normal é uma boa vitória do time carioca, com boa atuação de seus principais jogadores. Coloque as estrelas do tricolor no seu time e seja feliz!

Grêmio x Botafogo
Local da partida: Olímpico - Porto Alegre
Jogo importantíssimo para o Grêmio, que sonha incomodar o Fluminense nas próximas rodadas. O time gaúcho abocanhou a segunda colocação do Galo após a vitória fora de casa sobre o desesperado Sport, e agora joga em casa contra um time instável. O Botafogo está na oitava colocação, não vence há seis rodadas, e vem de uma sequência negativa de três derrotas. A favor dos cariocas está somente o fato do time ter feito bons jogos como visitante, o que deve ser pouco neste momento. A motivação do Grêmio é maior e o time deve fazer a lição de casa. Nada pode ser descartado nesse equilibrado campeonato, mas o mais sensato é apostar mesmo nos gaúchos.
.
.
Qual o jogo mais fácil da rodada?

Publicado por CARTOLEIROS em 12/10/2012 às 13:10hs
.

 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club