Jogos da vigésima nona rodada

Confira a análise inicial da rodada e comece a direcionar as escolhas do seu time

A vigésima oitava rodada ficou para trás e deixou a massa cartoleira extasiada, com chuva de gols e alta pontuação na média geral. Agora é hora de esquecer o que passou e focar nos jogos do meio de semana, que vão contar a história da vigésima nona rodada do Cartola FC 2012. E que também venham carregados de gols.
Essa próxima rodada promete ser complicada, e não podemos definir nenhum favoritismo evidente. Os times que estão no G4 jogam fora de casa, à exceção do Vasco, mas este tem pedreira contra um concorrente direto. Vamos aos confrontos:


Botafogo x Santos
Local da partida: Engenhão - Rio de Janeiro
O Botafogo perdeu o gás e fica no momento na sétima colocação, dez pontos atrás do G4. Uma situação que compromete o sonho de Libertadores via Brasileirão. Com uma campanha de altos e baixos, o alvinegro deve ficar mesmo com vaga na Sul-Americana. O Santos decepcionou nesse campeonato, e agora joga pra não correr o risco de lutar contra rebaixamento, uma vez que está na décima quarta colocação. O time santista não terá Neymar, que serve a Seleção, e perde sua principal arma. Sem o craque, o time da Vila faz campanha pífia e terá que correr muito mais pra surpreender o time da casa. O Botafogo vem sem brilho, mas tem nossa aposta.

Cruzeiro x Portuguesa
Local da partida: Melão - Varginha
Confronto entre times que vivem situações distintas, mas que estão colados na tabela, ambos com 36 pontos. O Cruzeiro é o décimo e vem em queda, enquanto que a Portuguesa vem em décimo primeiro e voltou a subir de produção. O retrospecto recente é totalmente a favor da Lusa, e o Cruzeiro tem apenas a vantagem de jogar em Minas. Se a Portuguesa não jogar como time pequeno, tem a oportunidade de continuar subindo na tabela e estacionar um rival direto, porém é preciso respeitar a camisa da Raposa. Em se tratando de times que estão no meio da tabela, tudo pode acontecer, mas estamos apostando em empate ou vitória da Lusa.

Ponte Preta x Náutico
Local da partida: Moisés Lucarelli - Campinas
Jogo importantíssimo para a dona da casa, que está na décima quinta colocação, em queda de rendimento, e começa a se preocupar com rebaixamento. A Ponte vem apagada após a saída de Gílson Kleina, e se não aproveitar o jogo em casa, pode se complicar. O Náutico vem de mais uma grande vitória como mandante, desta vez diante do Corinthians, e tem uma nova oportunidade de tentar vencer longe dos Aflitos. Fora do Recife, o Timbu é presa fácil, e não costuma fazer frente aos adversários. Apesar da situação atual, a Macaca tem uma torcida inflamada e é forte dentro do Moisés Lucarelli. Apostamos no time de Campinas, mas sem facilidade.

Figueirense x Atlético-GO
Local da partida: Orlando Scarpelli - Florianópolis
Jogo dos desesperados, que correm o risco de morrer abraçados. Vice lanterna e lanterna fazem um duelo que pode selar em definitivo o destino dos times. Isso porque se o Figueirense não vencer o Dragão em casa, prova que não terá poder para superar nenhum outro time, mesmo diante do seu torcedor. Para o visitante, uma derrota pode colocá-lo quinze pontos atrás do primeiro time fora do Z4, o que é praticamente impossível de tirar em dez rodadas, em um campeonato tão complicado. Em jogo de times fracos, nem goleada pode ser descartada, mas o mais provável é ver a bola sofrer. Por jogar em casa, apostamos no Figueirense.

Bahia x Fluminense
Local da partida: Pituaçu - Salvador
Jogão no Pituaçu, entre o líder do campeonato e um dos melhores times do segundo turno. O Bahia está na décima terceira colocação, não perde em casa há várias rodadas, e já bateu em alguns grandes por lá. O Fluminense dispensa comentários e segue como time a ser batido. O time carioca tem apenas duas derrotas na competição, uma estatística que só serve para comprovar sua condição de favorito ao título. Jogar como visitante é sempre complicado, ainda mais contra um time que se ajeitou e que vem fazendo a lição de casa. Respeitamos o Bahêa, mas nosso palpite é pela força do elenco do Fluminense fazendo a diferença mais uma vez.

Vasco x São Paulo
Local da partida: São Januário - Rio de Janeiro
O jogão da rodada, pelas circunstâncias do confronto. O Vasco é o quarto colocado e retomou seu crescimento após a chegada de Marcelo Oliveira. Segue mantendo quatro pontos de margem para o São Paulo, que vem na quinta colocação e mostrando muito empenho. O tricolor paulista sabe que precisa vencer esse jogo para tirar a vantagem do oponente, e não deve se contentar com um empate. No caso do Vasco, o ideal é não perder, com uma igualdade sendo uma alternativa, já que manteria a margem de pontos. O time carioca leva vantagem por jogar em casa e o São Paulo perde sem a presença de Lucas, que serve a Seleção. Jogo complicado!

Corinthians x Flamengo
Local da partida: Pacaembu - São Paulo
O clássico entre as grandes torcidas do Brasil, com os times pensando em vitória. O Corinthians para atingir a meta estabelecida e tirar o pé do Brasileirão, e o Flamengo pra não se complicar em questão de rebaixamento. É um confronto onde qualquer resultado magro estará dentro da normalidade, mas com o Corinthians levando uma vantagem por jogar em casa e mais descompromissado. O visitante tem o retorno de peso de Vagner Love e conta com importantes desfalques do Timão para seleções. Ambas as equipes possuem jogadores muito irregulares no Cartola, o que torna o jogo uma aposta ousada, ainda mais pelo equilíbrio tradicional deste confronto.

Internacional x Atlético-MG
Local da partida: Beira Rio - Porto Alegre
Um jogo chave para as pretensões das duas equipes. O Internacional é o sexto colocado e ainda pensa em G4, apesar de estar oito pontos atrás do grupo que vai à Libertadores. O Colorado não perde há cinco rodadas, mas tem acumulado muitos empates e não deslancha. O Atlético-MG segue na vice liderança e pensa em título, apesar de estar seis pontos atrás do Fluminense. O Galo vem de uma goleada em casa sobre o Figueirense, que motiva a equipe a tentar uma vitória importante fora de casa diante de um time apagado. São duas camisas tradicionais, com um time levando vantagem por jogar em casa, mas com o outro mais encorpado nesse momento. Vamos apostar no visitante.

Palmeiras x Coritiba
Local da partida: Fonte Luminosa - Araraquara
Jogo importantíssimo em termos de rebaixamento. São duas equipes mal colocadas, e que têm um confronto direto e de certa forma decisivo. O Palmeiras vem de derrota e é o décimo oitavo colocado, estando nesse momento seis pontos atrás do Coritiba, que é o primeiro time fora da zona do rebaixamento, na décima sexta posição. Apesar da derrota para o São Paulo, o Verdão vem mostrando evolução e entra com um certo favoritismo por jogar como mandante, apesar do jogo ser em Araraquara em função de punição. O Coritiba penou na competição devido a muitas lesões, mas nunca foi considerado favorito a cair, sendo um time capaz de aprontar uma surpresa para o Palmeiras. Jogo difícil.

Sport x Grêmio
Local da partida: Ilha do Retiro - Recife
O Sport se apega à oportunidade de jogar em casa para tentar voltar a vencer, visando uma futura saída do Z4. O time pernambucano não vem bem e vai permanecendo entre os últimos colocados, correndo o risco de afundar ainda mais em caso de nova derrota. O Grêmio segue firme na terceira colocação, sonhando ainda com título, mas também precisando ficar ligado na proximidade de Vasco e São Paulo. O time gaúcho é regular e tem conseguido os resultados, mas fora de casa tem acumulado poucos pontos recentemente. Os números gerais jogam a favor do visitante, mas o fator campo e os desfalques são obstáculos a serem transpostos para o Grêmio confirma sua melhor condição.
.
.
Qual o jogo mais fácil da rodada?

Publicado por CARTOLEIROS em 08/10/2012 às 20:40hs
.

 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club