Jogos da vigésima oitava rodada

Confira a análise inicial da rodada e comece a direcionar as escolhas do seu time

A décima oitava rodada será um pouco diferente. Desta vez teremos o mercado fechando na quinta-feira e reabrindo apenas após os jogos do domingo. Com isso, todas as dicas e escalações serão postadas no site até quinta-feira de manhã, e depois ganhamos uma pequena folga. Aos interessados, a Copa Cartoleiros já teve o seleto grupo de 600 cartoleiros fechado, e terá sua segunda fase iniciando na vigésima nona rodada. Em breve sai a tabela, aguardem!
A rodada tem alguns jogos teoricamente mais fáceis, que prometem concentrar as apostas dos cartoleiros. Confira as análises dos dez confrontos:

Flamengo x Bahia
Local da partida: Engenhão - Rio de Janeiro
Apesar da derrota na última rodada para o Fluminense, o Flamengo teve uma boa atuação. Está na décima primeira colocação, com certa margem para o pelotão de baixo, mas ainda preocupado com a questão do rebaixamento. O Bahia vem logo atrás, na décima segunda colocação, e com o mesmo número de pontos. Os baianos têm uma das melhores campanhas do segundo turno e vão se distanciando pouco a pouco das últimas colocações. Com jogo em casa e tendo a atuação do último jogo como inspiração, o Flamengo pode ser considerado o favorito, mas o Bahia é um time que pode complicar. É jogo de seis pontos, e quem vencer estaciona um concorrente direto na fuga do rebaixamento. Apostamos no rubro negro.

Portuguesa x Sport
Local da partida: Canindé - São Paulo
Mais dois times assombrados pelo rebaixamento. A Portuguesa está na décima quinta colocação, cinco pontos a frente do último time presente no Z4, justamente o Sport, décimo sétimo colocado. A Lusa vem de um empate em casa contra o Atlético-MG, e o Sport vem de derrota por goleada para o Corinthians no Pacaembu. Resultados absolutamente normais, que espelham a real situação das equipes nesse campeonato. A Portuguesa tem alcançado seus melhores resultados em casa, principalmente contra times de menor expressão e times em baixa. O Sport tem lutado, mas não consegue sair da incômoda colocação que ocupa.  A presença de Bruno Mineiro é um trunfo da Lusa, que recebe o nosso voto de confiança.

Coritiba x Ponte Preta 
Local da partida: Couto Pereira - Curitiba
Novamente temos briga direta com foco em rebaixamento. O Coritiba permanece em situação complicada, na décima sexta colocação, dois pontos apenas à frente do Sport. A Ponte Preta vem em queda e não consegue mostrar a competitividade de outrora, ficando no momento com a décima quarta colocação. É um jogo de equipes consideradas qualificadas, mas que não estão conseguindo encaixar seu melhor futebol. O Coxa joga em casa e lá costuma ditar o ritmo da partida, saindo na frente por um favoritismo. No entanto, em se tratando de um jogo entre times em baixa, tudo pode acontecer, e qualquer aposta mais ousada se torna um tanto arriscada. Nós acreditamos no Coritiba.

São Paulo x Palmeiras
Local da partida: Morumbi - São Paulo
Clássico que promete ser muito disputado pois ambas as equipes têm muito interesse na vitória. O São Paulo é o quinto colocado e segue sonhando com o G4, com um bom resultado sendo essencial para tal pretensão. O Palmeiras é o décimo oitavo colocado, ainda em péssima colocação, precisando de mais uma vitória para começar a tirar a corda do pescoço. Nesse tipo de jogo não tem favorito, e qualquer resultado apertado estará totalmente dentro da normalidade. Apesar da sequência de duas vitórias, após a chegada de Gílson Kleina, o Palmeiras ainda precisa provar mais. Pelos números o São Paulo é favorito, mas vamos ficar em cima do muro e apostar num empate.

Santos x Internacional 
Local da partida: Vila Belmiro - Santos
Jogo em casa para o Santos tentar voltar a vencer, novamente atuando sem Neymar, que está suspenso. O Peixe é o décimo terceiro colocado e ainda precisa se preocupar com rebaixamento, ainda mais por não ter novamente seu principal jogador em campo. O Internacional vem jogando um futebol apagado, mas está na sexta colocação e ainda briga por vaga no G4. O Colorado não perde há quatro rodadas, mas é a equipe que mais empatou no campeonato. A ausência de Neymar compromete e o Santos perde muito em poder ofensivo, pois o histórico já mostra que o time da Vila Belmiro não joga bem sem sua estrela. Jogo de difícil prognóstico, com qualquer resultado magro dentro da normalidade.

Náutico x Corinthians
Local da partida: Aflitos - Recife
O Náutico é o décimo colocado e vai se segurando na parte intermediária da tabela. Jogando em casa, o Timbu é o time a ser batido, e recebe o Corinthians para tentar nova vitória contra um dos melhores times do momento. O alvinegro está na oitava colocação e segue seu ritmo de preparação para o Mundial. Se não poupar nenhum jogador de peso, o Corinthians é forte candidato a quebrar a boa sequência do Náutico nos Aflitos. Nos últimos oito jogos diante do seu torcedor, o time pernambucano alcançou sete vitórias e um empate, assegurando uma marca que impõe respeito. Apostamos em correria do time da casa para testar o forte esquema defensivo do visitante. Jogo complicado.

Atlético-GO x Vasco
Local da partida: Serra Dourada - Goiânia
Jogo no centro do Brasil entre o lanterna e um time do G4. O Atlético-GO é o pior time da competição e virtual rebaixado. A campanha e os resultados recentes do time goiano são desanimadores e não nos permite outro apontamento. O Vasco vem se reabilitando de uma recente queda de produção, que culminou com a saída de Cristovão Borges e a chegada do bom técnico Marcelo Oliveira. Sob o novo comando, o time carioca está invicto e segue se mantendo com boa margem para o São Paulo na briga por uma vaga na Libertadores. Jogo fora de casa é sempre complicado, mas acreditamos que o Vasco seja muito superior e qualificado para se impor e trazer os três pontos.

Fluminense x Botafogo
Local da partida: Engenhão - Rio de Janeiro
O Fluminense é o líder da competição, impôs margem aos adversários diretos, e é o time a ser batido. A campanha e a qualidade do elenco tricolor dispensam maiores comentários. O Botafogo é o sétimo colocado e segue em campanha oscilante, jogando nas próximas rodadas as suas últimas cartas por uma vaguinha na Libertadores do ano que vem. Apesar da situação diferente na tabela, se trata de um clássico regional, onde a rivalidade se torna um ingrediente a ser respeitado. O mais natural é uma vitória do líder Fluminense, por motivos óbvios, mas devemos destacar que o time de Abel Braga suou e passou apertado contra o mal colocado Flamengo.

Grêmio x Cruzeiro
Local da partida: Olímpico - Porto Alegre
O empate em casa diante do Santos atrapalhou os planos do Grêmio, terceiro colocado, de seguir mais próximo de Atlético-MG e Fluminense. Apesar do tropeço, o time gaúcho segue firme na zona de Libertadores e ainda sonhando com título. Receberá o Cruzeiro, que está na nona colocação e deve mesmo se encaminhar para uma vaga de Sul-Americana. O time mineiro tem uma das campanhas mais oscilatórias da competição e tem poucos empates, ou seja, vive no perde-ganha. Atuando no Olímpico, o Grêmio é forte e tem os números a seu favor, entrando portanto com o favoritismo na ponta da chuteira. Dentro da normalidade, o time de Luxemburgo deve vencer.

Atlético-MG x Figueirense
Local da partida: Independência - Belo Horizonte
Jogo entre o vice líder da competição e o penúltimo colocado. Uma discrepância de posições que coloca o Galo em campo, com absoluto favoritismo. O Figueirense esboçou uma reação pela fuga do rebaixamento após troca de treinadores, mas a fragilidade da equipe ficou exposta novamente com os maus resultados recentes. O Atlético-MG não imprime o mesmo ritmo do primeiro turno, mas tem um time forte, com jogadores diferenciados, e joga ainda movido por título. Jogando em Minas, não podemos esperar nada diferente de uma vitória do mandante, e qualquer outro resultado pode ser encarado como uma grande zebra. Coloque os principais jogadores do Galo no seu time.
.
.
Qual o jogo mais fácil da rodada?

Publicado por CARTOLEIROS em 02/10/2012 às 18:50hs
.

 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club