Jogos da trigésima oitava rodada

Confira a análise inicial da rodada e comece a direcionar as escolhas do seu time

Chegou a hora da rodada de clássicos, que fecha a temporada 2012 do Brasileirão e do Cartola FC. É a última vez neste ano que você vai ter a possibilidade de escalar o seu time, e já vem saudade pintando por aí.
Com o título e as vagas de Libertadores definidos, os grandes jogos perdem um pouco de brilho, e as maiores emoções devem estar reservadas para os jogos que definem qual será o último time rebaixado para a Série B de 2013. De qualquer forma, as rivalidades estarão presentes na maioria dos jogos. O que esperar dessa rodada final?


Flamengo x Botafogo
Local da partida: Engenhão - Rio de Janeiro
Times que não aspiram mais nada e que ficam apenas com vaga na Sul-Americana. O Flamengo fez uma campanha muito fraca e chegou a ficar envolvido na luta pra escapar do rebaixamento, mas conseguiu alguns bons resultados na reta final e selou sua morna participação no Brasileirão deste ano. O Botafogo chegou a frequentar o G4 e esteve sonhando com uma vaga na Libertadores até o final, mas a campanha oscilante, de muitos altos e baixos, não permitiu ao time maiores ganhos. O jogo deve ser bastante disputado e equilibrado, e a rivalidade é o único ingrediente que pode elevar o nível do confronto. Acreditamos que as equipes sejam equivalentes neste momento, e qualquer resultado magro estará dentro da normalidade.

Santos x Palmeiras
Local da partida: Vila Belmiro - Santos
Santos na Sul-Americana e Palmeiras rebaixado para a Série B. Aqui também nada mais está em jogo, a não ser a oportunidade de fechar o ano com vitória e minimizar o peso das fracas campanhas. O Peixe deve ter Neymar em campo, e este é sempre um fator preponderante para atribuir ao time praiano uma certa dose de favoritismo. Ainda mais quando se tem do outro lado uma equipe em frangalhos, que sentiu o peso do rebaixamento e não mostra ânimo. Na última rodada, o Palmeiras perdeu para o Atlético-GO e comprovou mais uma vez a sua fragilidade. Ao longo da competição, o Peixe não demonstrou ser um time seguro, mas jogando em casa contra um adversário entregue, tem todo o favoritismo para sair de férias com vitória na bagagem.

Fluminense x Vasco 
Local da partida: Engenhão - Rio de Janeiro
Aqui não se busca mais nada em termos de classificação, pois as duas equipes já tem suas situações totalmente definidas. Apenas do lado do Fluminense existe uma motivação por tentar alcançar o recorde de pontos na competição, que pertence ao São Paulo de 2006, desde que o Brasileirão passou a ser disputado por vinte clubes. E também temos o artilheiro Fred jogando para ratificar a sua condição de maior goleador da competição. Com esse contorno, além dos números gerais da tabela, tudo aponta para um favoritismo do campeão, mas devemos lembrar que o Vasco melhorou e não perde há três rodadas. É um clássico regional e tudo pode acontecer, mas o Fluminense tem mais time e tem tudo para sair vitorioso também nessa partida final. De qualquer forma, Abel pode dar folga para alguns jogadores.

São Paulo x Corinthians
Local da partida: Pacaembu - São Paulo
O São Paulo já está classificado para a Libertadores e prioriza a Sul-Americana, onde é um dos finalistas da competição. O Corinthians também joga para cumprir tabela e tem o foco voltado para o Mundial. Contudo, o técnico Tite indica que possa entrar em campo com sua equipe titular, pois entende que uma vitória agora, em cima de uma rival de peso, possa servir de motivação em um momento tão importante para o clube. Se isso realmente acontecer, devemos ficar de olho no time do São Paulo que vai a campo, uma vez que a primeira partida final da Sul-Americana já é no próximo meio de semana. Se o tricolor entrar com time misto ou reserva, o Timão tem tudo para embarcar para o Japão com essa vitória carimbada. Se o São Paulo ousar, a coisa equilibra.

Grêmio x Internacional
Local da partida: Olímpico - Porto Alegre
O Grêmio faz sua partida de despedida do estádio Olímpico para assegurar a segunda colocação na tabela, que dá vaga direta para a Libertadores sem a necessidade de disputar a fase prévia do torneio. E para este jogo que promete ser festivo, recebe o Internacional, que está sem treinador e caminha para um final melancólico, uma vez que permaneceu nas primeiras colocações ao longo da competição, e despencou nas últimas rodadas com atuações muito fracas. Neste tipo de jogo, a rivalidade é um ponto chave e precisa ser respeitada, mas o momento do Grêmio é muito melhor que o do rival, pois vem de uma sequência de treze jogos sem derrota. A última foi para o Corinthians em setembro no Pacaembu. Apostamos no tricolor.

Atlético-MG x Cruzeiro
Local da partida: Independência - Belo Horizonte
O Atlético-MG ainda sonha em ficar com a segunda colocação, mas para isso precisa vencer o rival Cruzeiro e torcer por um tropeço do Grêmio. A primeira parte parece ser a mais plausível, pois o Galo fez uma campanha muito melhor, tem um time mais consistente, e tem nomes com alto poder de decisão. E é justamente este último quesito que enfraquece o Cruzeiro, pois o time não teve nenhum grande destaque individual nesse Brasileirão. Apesar disso, devemos lembrar que o Cruzeiro tomou vergonha e venceu os três últimos jogos que disputou, inclusive sobre o campeão Fluminense no Rio. Essa melhora da Raposa é pra deixar os apostadores do Cartola com um pé atrás, mas preferimos apostar na melhor campanha e apontamos o Atlético-MG como favorito.

Portuguesa x Ponte Preta
Local da partida: Canindé - São Paulo
Jogo que promete ser disputado pois ambas as equipes têm pretensões importantes. A Portuguesa precisa ao menos de um empate para depender apenas dela e zerar totalmente qualquer risco de rebaixamento para a Série B. Já a Ponte Preta, joga tentando garantir uma vaga na Sul-Americana e disputar pela primeira vez em sua história um torneio internacional. A Portuguesa venceu o apagado Internacional fora de casa na última rodada, e vem motivada para sacramentar a sua permanência na elite, e tem o trunfo de jogar em seu estádio. Ainda mais que a Macaca perdeu os últimos seis jogos que fez como visitante. Momentos à parte, se trata de duas equipes medianas, equivalentes, e qualquer resultado apertado poderá ser considerado como normal.

Coritiba x Figueirense
Local da partida: Couto Pereira - Curitiba
Coritiba buscando uma vaga na Sul-Americana e Figueirense rebaixado na última colocação. Tudo indica que o Coxa seja o grande favorito a vencer este duelo, mesmo não tendo um time brilhante. Ainda mais que os jogadores do Figueirense praticamente já jogaram a toalha. Embora o Coritiba venha de três derrotas consecutivas, este jogo em casa é fundamental para assegurar uma vaga na Sul-Americana, e o time deve imprimir um ritmo mais forte em busca dessa importante vitória. Sempre que falamos de equipes mal colocadas, e que fizeram campanhas fracas, é muito arriscado apontar um grande favoritismo, mas o mais natural é que o Coritiba faça valer o seu mando de campo e deixe mesmo o time catarinense com a ponta de baixo da tabela.

Náutico x Sport
Local da partida: Aflitos - Recife
Tem tudo para ser o jogo da rodada, pois além da rivalidade, temos a situação desesperadora do Sport em busca da permanência na Série A. E o Náutico vai entrar em campo para complicar a vida dos visitantes. O Timbu já assegurou a sua permanência na elite e joga para coroar uma grande campanha como mandante, que lhe assegurou uma melhor pontuação na tabela. O Sport precisa torcer por uma derrota do Bahia ou da Portuguesa, mas nada vai adiantar se o Leão não fizer a sua parte e vencer o Náutico nos Aflitos. O jogo é complicado e de difícil prognóstico, mas os alvirrubros entram mais leves e vão jogar no erro do adversário. Vale lembrar que o visitante vai ter que se expor e deixará espaços para Kieza e cia.

Atlético-GO x Bahia
Local da partida: Serra Dourada - Goiânia
O Atlético-GO já está rebaixado mas não perde há três rodadas, jogando neste momento apenas para complicar a vida dos seus oponentes. Recebe o Bahia, que é quem tem mais interesse no resultado, pois não pode perder se não quiser correr o risco de cair para a Série B. Ambos os times fizeram campanhas pífias, mas o Bahia conseguiu se segurar um pouco mais acima na tabela e depende de suas próprias forças nessa rodada final. O desafio dos baianos é não ser surpreendido pela leveza do time da casa, que nada mais aspira e nada mais tem a provar nesse Brasileirão. Como um empate basta, o mais normal é que o Bahia se poste mais defensivamente visando não sofrer gols. Se perder, será necessário torcer para que o Sport não vença.
.
.
Qual o jogo mais fácil da rodada?

Publicado por CARTOLEIROS em 29/11/2012 às 9:14hs
.

 
 
 
 
 
Copyright 2010-2016 © Cartoleiros - O número 1 do Cartola FC Privacidade | Site integrante do Cartola Club