Ads Top

Música e Futebol: uma combinação que dá certo

Fizemos uma ótima seleção musical com o melhor esporte do mundo como tema.



Querendo ou não, o futebol tem tudo a ver com a música e vice-versa. Uma partida pode ser o cenário para uma composição, já que envolve amor, paixão, rivalidade e muitos outros sentimentos. Além disso, o apito do juíz, o canto das torcidas e as músicas nas concentrações só reforçam ainda mais a relação entre essas duas artes. E o que acontece quando duas das maiores paixões dos brasileiros se juntam? Só poderia dar música!

País do Futebol

A composição de MC Guime e Emicida foi lançada no final de 2013, quando o Brasil tinha acabado de receber a Copa das Confederações e se preparava para sediar a Copa do Mundo no ano seguinte. A letra retrata a realidade de vida de muitos dos grandes jogadores brasileiros antes do sucesso: a falta de dinheiro e de perspectiva de ascensão social. Contudo, mostra de maneira otimista, que o futebol e as artes são uma chances que essas pessoas tem para "mudar de vida".



É uma Partida de Futebol

Os mineiros do Skank sempre foram apaixonados por futebol, tanto que a banda é formada por dois atleticanos e dois cruzeirenses. Eles além de frequentarem o Mineirão para torcer nos jogos, também gravaram um DVD ao vivo no estádio. É uma Partida de Futebol fala do sonho de ser jogador, da emoção de torcer para o seu time e exalta o esporte, mostrando no clipe as duas maiores torcidas mineiras apaixonadas pelos seus respectivos clubes.



Aqui É o País do Futebol

Milton Nascimento descreve com perfeição como os governantes se aproveitam da paixão nacional para alienar a população e continuar com suas políticas de pão e circo. A música foi lançada em plena ditadura em 1970, ano do Tricampeonato Mundial e é atual até os dias de hoje.

Nesses noventa minutos
De emoção e alegria
Esqueço a casa e o trabalho
A vida fica lá fora

Confira abaixo a versão de Ellen Oléria com participação de Carlinhos Brown:



Sou Ronaldo

Outra música lançada em ano de Copa do Mundo, essa em 2006. O rapper Marcelo D2 faz uma linda homenagem ao craque daquela seleção brasileira e um dos maiores atacantes de todos os tempos, o fenômeno Ronaldo.

D2 explora a história do melhor jogador do mundo por três vezes e que também teve seus momentos difíceis, com lesões graves, e mesmo assim superou todas elas para se tornar a lenda que é hoje.



Camisa 10

O samba de Luiz Americo com tom de brincadeira foi composto durante uma derrota da brasileira para a Itália por 2 a 0. Na época, Pelé já havia se aposentado da Seleção e os compositores questionavam diretamente o técnico Zagallo, que não havia encontrado um substituto para o Rei. Além do técnico, também são citados importantes jogadores como Leão, Luís Pereira, Jairzinho, Palhinha e Rivellino.




Por Matheus J. de Moura @MatheuSClubismo | Sem Clubismo
Música e Futebol: uma combinação que dá certo Música e Futebol: uma combinação que dá certo Reviewed by Kaio on 5/14/2017 03:02:00 PM Rating: 5