Ads Top

Os Campeonatos Estaduais não são mais parâmetro

As competições regionais estão caindo no esquecimento em termos de importância.




Os campeonatos estaduais foram, sem dúvidas, muito importantes no processo de consolidação e popularização do futebol no Brasil. O Paulistão, por exemplo, começou a ser disputado em 1902 e sua primeira edição foi organizada por Charles Miller, que é considerado o pai do esporte no país.

Com a evolução tecnológica e a integração cada vez maior do país e do mundo, os estaduais foram perdendo progressivamente a sua importância.

Apesar de ser uma competição tradicional de nosso calendário, o nível técnico das equipes menores caiu muito e competições como a Libertadores e a Sulamericana são, ano após ano, mais valorizadas pelos brasileiros.

Desde 2004, em apenas três vezes o campeão estadual também se sagrou campeão brasileiro no mesmo ano. Isso acontece porque, para os times da elite, os primeiros meses do ano são praticamente como uma pré temporada, com estádios vazios e jogos desinteressantes contra equipes sem relevância no âmbito nacional.

Dos quatro rebaixados para a Série B nacional ano passado, três haviam sido campeões em seus estados, o que comprova ainda mais que os estaduais não são mais parâmetro para a temporada como eram no século passado e que sua existência deve ser repensada, mesmo se tratando de competições tradicionais e outrora importantes.

Você concorda que os estaduais não tem mais a mesma importância e o nível de antigamente? Comente.

Por Matheus J. de Moura @MatheuSClubismo | Sem Clubismo
Os Campeonatos Estaduais não são mais parâmetro Os Campeonatos Estaduais não são mais parâmetro Reviewed by Editor Kaio on 5/08/2017 09:52:00 AM Rating: 5