Ads Top

Vinicius Junior vale mesmo 150 milhões?

Vinícius Júnior pode ser a 2ª maior venda da história do futebol brasileiro.





O Flamengo tem um acordo com o Real Madrid para vender Vinicius Jr. para a equipe espanhola em julho de 2018, quando o jovem já será maior de idade. A negociação deverá ocorrer por 45 milhões de euros e cerca de 38 milhões ficariam para o time carioca. Se concretizada, a venda será a segunda maior da história do futebol brasileiro, só perdendo para a polêmica transferência de Neymar para o Barcelona.

Em se tratando de um caso extraordinário, são comuns alguns questionamentos: Ele está saindo no momento certo? Será que um adolescente de 16 anos vale realmente 156 milhões de reais?

Se Vinicius Junior acertou em sair tão cedo rumo à Europa, isso só saberemos daqui alguns anos. No entanto, ele não foi o primeiro a seguir esse caminho. Em 2011, Lucas Piazon era um dos principais nomes da base São Paulina, graças às suas boas apresentações em competições internacionais. Suas atuações impressionaram os dirigentes de grandes clubes europeus e o jogador se transferiu para o Chelsea aos 16 anos. Hoje, com 23 anos, roda o Velho Continente em empréstimos para equipes modestas.

Os dois jogadores mais caros da história
do Futebol Brasileiro
Apesar de se tratar de jogadores diferentes, suas histórias são parecidas. Vinicius passou a ser muito badalado a partir da Copa São Paulo de Futebol Júnior desse ano e as aparições em manchetes se tornaram cada vez mais comuns na vida do jogador. Comparado com Neymar, não é possível saber se ele vingará de fato.

A fama desde jovem já aconteceu na vida de outros atletas também. Lulinha, que aos 17 anos já se comparava com Kaká e Ronaldinho Gaúcho, atualmente joga no modesto futebol sul coreano e Jean Chera, que apareceu nas principais emissoras de TV do país e hoje em dia atua pelo Sinop. Já Neymar foi um dos poucos que soube lidar com o assédio apesar da pouca idade.

Em se tratando da parte financeira, Flamengo e o jogador estão em festa. Será de longe a maior venda da história do Mengão e os pais da jovem promessa ainda possuem 10% de seus direitos federativos.

O mercado da bola anda inflacionado e os valores impressionam cada vez mais a todos que acompanham o esporte, ainda mais se tratando dos Galáticos, acostumados a realizar transferências muito caras. Além disso, é compreensível que o Real Madrid esteja investindo em diversos jogadores com potencial e para não perder uma joia brasileira, já está garantindo seu passe desde cedo. Porém, mesmo se tratando de um clube rico e de um esporte cada vez mais valorizado, é difícil aceitar que alguém que atuou pelos somente uma vez pelos profissionais seja vendido por valores estratosféricos. Bom para o Flamengo, já para o Real e Vinicius Junior, só saberemos no futuro.


Por Matheus J. de Moura @MatheuSClubismo | Sem Clubismo
Vinicius Junior vale mesmo 150 milhões? Vinicius Junior vale mesmo 150 milhões? Reviewed by Matheus Moura on 5/15/2017 09:45:00 AM Rating: 5