Ads Top

O que esperar do Derby Centenário de Palmeiras x Corinthians?

Palmeiras e Corinthians buscam manter suas longas invencibilidades no centésimo ano de confrontos históricos.



Em 2017, o clássico Palmeiras e Corinthians completa 100 anos de existência. O ano simbólico terá o duelo somente em três oportunidades - uma pelo Paulistão e duas no Brasileirão. O primeiro duelo já foi realizado em Itaquera e mesmo com a arbitragem polêmica de Thiago Duarte Peixoto, que expulsou erroneamente Gabriel, os donos da casa saíram vencedores com gol de , quando o atacante ainda era reserva de Kazim.

Desde o clássico do dia 22 de fevereiro, ambos os times se transformaram muito e o contexto para a próxima partida é totalmente diferente da última ocasião. Na época, apesar do começo animador de Fábio Carille - 5 vitórias em 6 jogos, porém todas por 1 a 0 - o Corinthians vinha pressionado por torcida e diretoria. Até pelas palavras do treinador, ele admite que foi o momento mais crítico no comando da equipe e um resultado positivo naquela noite era essencial para sequência de seu trabalho no Parque São Jorge.

Já o Palmeiras até passava por dias conturbados, contudo por outros motivos. A pressão estava relacionada com a alta qualidade do campeão brasileiro e a obrigação de outra conquista relevante. O então técnico Eduardo Baptista era questionado por sua falta de experiência em grandes clubes e a única derrota para o Ituano até aquele jogo na Zona Leste da capital paulista já era o bastante para os pedidos de demissão vierem a tona. Eduardo suportou a derrota no Derby mas foi demitido após derrota para o Jorge Wilstermann na Bolívia pela Libertadores.

Os palestrinos contrataram o campeão brasileiro Cuca para seu lugar, o que causou delírio na torcida, que imaginava que rapidamente os grandes dias estariam de volta para o Verdão. Independentemente se foi correta ou não a decisão, o fato é que assim como a maioria dos jogos do ano passado, o Palmeiras não apresenta um futebol bonito ou ao menos compatível com o investimento que é feito no elenco. O quinto lugar no Brasileiro pode até ser satisfatório para quem divide as atenções com a Copa do brasil e Libertadores, no entanto, a instabilidade dos desempenhos entre as partidas e a má fase de atletas importantes como Fernando Prass é preocupante e perder o jogo de hoje significaria o fim do único fator estável no lado palmeirense: a invencibilidade de 28 jogos no Allianz Parque.

Provável escalação: Fernando Prass; Tchê Tchê, Mina, Luan e Juninho (Egídio); Thiago Santos, Bruno Henrique e Guerra; Dudu, Róger Guedes e Willian.

Do outro lado está o Corinthians, que assim como o rival, vive ares completamentes diferentes do começo de 2017. Carille e seus comandados ganharam confiança e se sagraram campeões paulistas sendo derrotados somente duas vezes em toda a competição. Apesar da eliminação para o Internacional (talvez o único tropeço do Timão no ano), os jogadores continuam prestigiados pela classificação diante da La U na Copa Sulamericana e principalmente pela liderança isolada no Campeonato Brasileiro, além da atual sequência de 26 partidas sem derrotas.

Se os alvinegros não jogam de forma envolvente como com Tite em seu ápice em 2015, ao menos os atletas demonstram muita dedicação e vontade para superar as suas limitações técnicas - que não são tantas assim. Desse modo, os jogos do Corinthians variam entre propor o jogo com certa dificuldade como mandante e uma atenção defensiva maior nas partidas como visitante. A eficiência na frente é a grande virtude atuando longe de seus domínios, já que mesmo com poucas chances criadas, Jô principalmente costuma ser decisivo e definir o resultado. Com isso, contra o seu maior rival é de se esperar que as tradicionais duas linhas de quatro sejam utilizadas com frequência e a posse de bola seja menor que a do adversário.

Provável escalação: Cássio; Fagner, Pablo, Balbuena e Arana; Gabriel; Jadson, Maycon, Rodriguinho e Romero; Jô.
O que esperar do Derby Centenário de Palmeiras x Corinthians? O que esperar do Derby Centenário de Palmeiras x Corinthians? Reviewed by Matheus Moura on 7/12/2017 12:08:00 PM Rating: 5