Ads Top

Fantasy Premier League: tudo o que você precisa saber para mitar na Europa!

Junte-se a nós e seja o mito no Fantasy Game do Campeonato Inglês!



Os principais campeonatos que compõem a temporada europeia voltam neste mês e nós da Equipe Cartoleiros resolvemos falar um pouco mais de um dos melhores e mais reconhecidos no mundo inteiro: a English Premier League.

Se você é do tipo que acredita no Brasileirão como único torneio possível e pensa que campeonatos europeus são coisa de "torcedor nutella", saia já daqui. Primeiro: nosso papo é futebol. Segundo: já viu quantos brasileiros estão brilhando na Europa? Deixando a resenha um pouco de lado, essa publicação servirá para explicar um pouco como funciona o Fantasy Premier League, o "Cartola da Inglaterra".

Vou dividir esse texto em várias partes para tornar tudo bem didático. Você também pode ler nosso texto sobre os 5 Motivos para jogar o Fantasy da Premier League, onde fazemos um apanhado geral das principais funções do jogo.

Inscrição

Para se inscrever, é muito simples. Basta entrar no site oficial, baixar o app para Android ou iOS e depois fazer seu cadastro usando suas credenciais do Google, Facebook ou por email.

Seleção de Jogadores

Após se cadastrar corretamente, você será redirecionado para a tela de escalação. Você terá £100 milhões para comprar 15 jogadores que irão compor seu elenco, sendo 2 Goleiros, 5 jogadores de Defesa, 5 jogadores de Meio e 3 jogadores de Ataque. Desses, apenas 11 entram em campo. Os outros 4 jogadores deverão fazer parte do seu banco de reservas, sendo 1 goleiro e 3 jogadores de linha.



Gerenciamento do Time

Lembre-se que só é possível escalar até 3 jogadores de cada clube da competição. Portanto, analise bem em quem apostará ao longo da temporada. Diferente do fantasy game brasileiro, você terá um número limitado de substituições gratuitas ao longo do campeonato. Falaremos disso mais tarde.

Capitão e Vice

Além do seu banco de reservas, você deverá escolher os dois jogadores que terão suas pontuações multiplicadas por 2 (positiva ou negativamente). O Capitão deve ser escolhido de acordo com a possibilidade de alta pontuação, geralmente se escolhe o artilheiro ou o defensor com maior média de pontuação. O papel do Vice Capitão será o de substituir automaticamente o seu principal jogador caso ele não entre em campo. Nesse caso, a pontuação dobrada será atribuída ao substituto.

Banco de Reservas

A função dos jogadores reservas é muito parecida com a do Vice Capitão. Eles entram em ação caso um ou mais jogadores não entrem em campo na rodada, seja por lesões de última hora ou adiamentos inesperados na jornada em questão. A regra de substituição é muito simples: será substituído o goleiro que jogou 0 minuto. Os jogadores de linha serão substituídos em caso dos titulares terem jogado 0 minuto na rodada e não altere a formação inicial da escalação (por exemplo: você tem uma escalação com 3 defensores e 1 deles não joga. Apenas outro defensor no banco de reservas poderá substituí-lo).



Mercado de Transferências e Limites

Após você definir sua escalação, você poderá fazer transferências ILIMITADAS até o fechamento da PRIMEIRA RODADA. Após isso, haverá um limite para transferências gratuitas de jogadores. E caso você queira fazer mais de uma transferência na rodada, haverá um penalidade de -4 pts por substituição na rodada atual. Por exemplo, você quer substituir 4 jogadores, logo, serão descontados -16 pts na próxima pontuação (4 * -4 = -16). Digamos que você faça 50 pts. No final, só serão contabilizados 34 pts (34 +16 = 50).

Pontuação dos jogadores

A pontuação dos atletas do fantasy inglês é bem mais completo e com algumas diferenças do que estamos familiarizados no Brasil. A cada gol, você receberá pontos de acordo com a posição do jogador. Gol de defensor ou goleiro vale 6 pts. Meio de campo leva 5 por cada conversão e os atacantes, por ser praticamente um "pré-requisito", recebem 4 pts por bola na rede. As "Clean Sheets" servem como o famoso SG. Se o jogador não sofrer gol durante o tempo que jogar (pelo menos 60 mins), ele receberá um bônus por posição. Goleiros e defensores recebem 4 pts adicionais e os meias garantem 1 ponto a mais. Os atacantes não recebem bônus. Há uma regra muito interessante sobre as assistências. O jogador que sofreu a falta ou pênalti recebe pontuação de assistência caso a jogada se converta em gol a favor. Caso o mesmo jogador que sofreu a falta ou pênalti fizer a cobrança e marcar, ele não recebe pontos adicionais de assistência, apenas do gol. Os "Sistema de Pontos Bônus" (BPS) de cada rodada são atribuídos aos 3 melhores pontuadores da rodada. 3 para o primeiro, 2 para o segundo e 1 para o terceiro maior pontuador. Confira abaixo as outras pontuações:
  • Jogar até 60 mins por partida: +1
  • Jogar mais de 60 mins por partida: +2
  • Assistências: +3
  • Cartão amarelo: -1
  • Cartão vermelho: -3
  • A cada 3 bolas defendidas por goleiros (sendo difícil ou não): +1
  • Pênalti defendido: +5
  • Pênalti perdido: -2
  • Gol contra: -2

Ligas

No Fantasy Premier League, você poderá participar de ligas públicas e privadas. As ligas públicas são todas as gerenciadas pelos desenvolvedores do fantasy. São elas: Liga Geral (todos os times registrados), Liga Nacional (todos os jogadores do seu país de origem), Liga do Time do Coração (jogadores que definiram o mesmo time favorito que o seu), Liga da Rodada (jogadores que iniciaram na mesma rodada que você) e Fantasy Cup (liga mata-mata que inicia a partir da 18ª rodada).

As ligas privadas são todas criadas pelos jogadores registrados no fantasy game. Por exemplo, a liga clássica Cartoleiros na PL, a liga gerenciada pela nossa equipe, que dará uma camisa oficial de um time participante da Premier League ao primeiro colocado. Você pode participar usando o código de registro 2138882-506665 ou clicando neste link e ser registrado automaticamente.


Lembre-se: Você poderá participar de até 15 ligas privadas e 3 ligas públicas.

A Copa é definida da seguinte forma: os 2.097.152 melhores pontuadores até a 17ª rodada são escolhidos para compor a competição mata-mata até o final do campeonato. Caso haja mais times qualificados, será feito um sorteio entre os menores pontuadores para se escolher quem entrará.

Para mais informações sobre o jogo, você pode ler (em inglês) a página de ajuda oficial do jogo neste link. Desejamos a todos uma ótima temporada e que o melhor vença! O primeiro colocado da nossa liga vai levar para casa uma camisa oficial do seu time da Premier League :)
Fantasy Premier League: tudo o que você precisa saber para mitar na Europa! Fantasy Premier League: tudo o que você precisa saber para mitar na Europa! Reviewed by Kaio on 8/07/2017 11:05:00 AM Rating: 5