Ads Top

Jogos Marcantes #2: Brasil 5 x 0 Equador em 2007

Há 10 anos a Seleção Brasileira dava um chocolate no Equador pelas Eliminatórias da Copa.



O ano era 2007 e a competição, as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. O Brasil havia acabado de ser campeão da Copa América em cima da Argentina e iniciava a corrida para o Mundial de maneira animada. Porém, no primeiro jogo somente um empate contra a Colômbia fora de casa praticamente obrigava a seleção brasileira a ganhar do Equador no Maracanã.

O mítico estádio não recebia uma partida da seleção desde 2000, quando vencemos a Bolívia por 5 a 0 com 3 gols de Romário. No momento em que rolou a bola, os equatorianos já assumiram a postura que teriam diante dos próximos 90 minutos - recuados e dificultando a troca de passes brasileira em seu campo de defesa. A pressão era grande e Vagner Love desperdiçou no começo sua primeira chance em lançamento de Juan. Aos 10, a chance foi de Robinho em tabela com Love e Maicon.

O camisa 9 ainda mandou mais uma na trave e mesmo assim, a exigente torcida carioca já vaiava a equipe. A resposta foi rápida: em grande jogada de Maicon, o lateral em um domínio de bola aplicou uma meia lua no adversário e cruzou para Vagner Love, sozinho, abrir o placar. Com o 1 a 0 no marcador, os protestos dos torcedores voltaram a acontecer, principalmente quando a bola era recuada para os zagueiros ou o goleiro. O Equador, por sua vez, reclamou de um toque de mão se Gilberto dentro da área que não foi marcado pelo juiz. Ronaldinho, apagado no jogo, quase ampliou antes do final da primeira etapa.

Uma das possibilidades de tamanha pressão em cima dos jogadores era que os arquirrivais argentinos haviam vencido Venezuela e Chile e com isso, já disparavam na liderança com 100% de aproveitamento após duas rodadas.

Mesmo estando melhor que os comandados de Luis Fernando Suárez, eles assustaram em duas oportunidades no começo do segundo tempo. Aos 11 minutos, Espinoza cobrou forte uma falta e a bola passou muito perto do travessão. Aos 13, Júlio César salvou cara a cara a chance de Benitez. A paciência, que já era pouca, se esgotou completamente quando o 'artilheiro do amor' perdeu outro gol no cruzamento perfeito de Maicon. Até gritos de Obina (atacante do Flamengo em 2007) foram puxados pela multidão.

A Canarinho precisava reagir; reagiu. Um pouco sem querer, mas Ronaldinho Gaúcho desviou um chute de Kaká e matou as chances de Viteri defender aquela bola: 2 a 0 Brasil. Mais tranquilo com o resultado, o futebol envolvente finalmente voltou a aparecer. 4 minutos depois, a torcida que já havia cantado o nome de Obina naquela noite, cantou melhor do mundo para Kaká, que marcou um golaço digno de bola de ouro. A batida consciente colocou a bola no ângulo do goleiro Daniel Viteri. Ele até pulou mas não teve chance alguma de defender o petardo.

Para transformar o que era uma partida sofrível em show, Robinho (o melhor homem em campo) chamou os equatorianos pra dançar e deu um dos dribles mais marcantes de toda sua carreira. No mesmo lance, cruzou para o seu amigo Elano bater no canto e decretar a goleada dos donos da casa. Em um frango do goleiro do Equador, Kaká fez mais um de fora da área: 5 a 0 no placar e um jogo marcante na vida de quem o assistiu.



ESCALAÇÕES

Brasil: Júlio César,Maicon Sisenando, Lúcio ©, Juan Silveira, Gilberto Melo, Mineiro, Gilberto Silva, Kaká (Diego), Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Vágner Love (Elano). Técnico: Dunga.

Equador: Daniel Viteri, Ulises de la Cruz, Iván Hurtado ©, Giovanny Espinoza, Oscar Bagüí, Patricio Urrutia, Segundo Castillo, Mario Quiroz (Carlos Tenorio), Edison Méndez, Walter Ayoví (Joffre Guerrón),Christian Benítez (Cristian Lara). Técnico: Luis Fernando Suárez.
Jogos Marcantes #2: Brasil 5 x 0 Equador em 2007 Jogos Marcantes #2: Brasil 5 x 0 Equador em 2007 Reviewed by Matheus Moura on 8/31/2017 08:12:00 PM Rating: 5