Ads Top

O Futebol Paulista volta a respirar!

A partir desta última quarta (02/08), faixas e instrumentos voltam a entrar nos estádios paulistas.




Aos poucos o futebol paulista volta a respirar. A liberalização de bandeirões, faixas e instrumentos musicais representa um grande avanço para o estado de São Paulo. O futebol não representa somente os 90 minutos em que as equipes duelam dentro de campo, é muito mais do que isso! São as viagens até outro estado só para acompanhar seu time de coração, as canções criadas para incentivar os jogadores, as discussões na roda de amigos sobre quem deveria jogar, entre outras tantas milhares de atitudes.

Futebol envolve paixão, amor, loucuras pelo seu time. As torcidas não são espectadores de um teatro, que consomem durante o espetáculo e ao final dele aplaudem os protagonistas do que acabaram de ver. O esporte acontece na frente dos olhos de cada torcedor. O grito fanático de quem está na arquibancada faz toda a diferença. Não é como uma peça que já está planejada e não mudará seu enredo independente da reação de quem assiste. Cada pessoa, batuque, som ou canto faz toda a diferença sim.

É um dia histórico. É marcante para o povo - acostumado a viver com a política do pão e circo - que passa por dias conturbados com a atual recessão. Até mesmo o alimento se tornou privilégio e o circo passou a ser lugar para poucos. Tanto nos estádios como nas arenas são praticados preços inacessíveis para qualquer trabalhador que queira ter um único momento de lazer. O São Paulo, que foi na contramão disso abaixando o valor dos ingressos, foi ridicularizado por rivais em rede sociais.

É lógico que em se tratando de um dos estados mais conservadores do Brasil, ainda falta muito para se conquistar. A violência - presente até os tempos atuais nos estádios - nos tirou os mastros de bandeira, a cerveja e as torcidas mistas nos clássicos estaduais. Ainda é triste ver um Palmeiras x Corinthians só alvi verde ou preto e branco, porém a recente decisão do Ministério Público traz uma esperança de que dias melhores estão a caminho.

Não queremos o futebol de antigamente de volta, queremos o do futuro. Com luxo para quem pode pagar, mas também com boas acomodações para os setores mais simples. Sem violência ou preconceitos contra as minorias, mas com bons gramados para os jogadores. Cadeiras para quem gosta de assistir a partida sentado, entretanto nenhuma restrição para os que preferem assistir em pé. É pedir muito?
O Futebol Paulista volta a respirar! O Futebol Paulista volta a respirar! Reviewed by Matheus Moura on 8/03/2017 12:40:00 PM Rating: 5