Ads Top

Resumão do Primeiro Turno: o tão sonhado G6!

A parte final da nossa série sobre o primeiro turno fala sobre o tão visado G6, o grupo de classificação para a Libertadores!



O primeiro turno do Campeonato Brasileiro se encerrou no final de semana passada. Seu encerramento é simbólico, pois significa que metade da competição já foi disputada e com isso, é muito mais fácil fazer projeções para o restante do ano e os objetivos de cada time na tabela de classificação.

Para facilitar a leitura para os seguidores do site, dividiremos essa série de textos em 3 partes de acordo com as pontuações das equipes até o momento. Para finalizar, chegou a hora de falarmos dos grandes destaques do campeonato.

Em sexto lugar está o Sport com 28 pontos. A grande surpresa do Brasileirão 2017 até então se recuperou do início fraco com o comando de Ney Franco e para a surpresa de alguns, acreditou no trabalho de Luxemburgo. O 'Pofexô' não vinha de bons trabalhos recentemente mas com os pernambucanos vai mostrando que ainda é um bom treinador. A permanência de Diego Souza - especulado no Palmeiras - é de extrema importância para o elenco - que conta com a experiência de Magrão e Durval para manter a boa campanha.

Flamengo e Palmeiras, apesar das boas colocações e pontuações na tabela de classificação podem ser considerados as grandes decepções do primeiro turno. Os altos investimentos em ambos (Éverton Ribeiro, Diego Alves e Deyverson são alguns) encheram os torcedores de expectativas, sobretudo para a Libertadores. Agora, com as eliminações precoces no torneio continental, a tendência é que as atenções se voltem para o Campeonato Brasileiro e a qualidade de jogo dos cariocas e paulistas façam jus ao nível de seus jogadores.

O Santos, por sua vez, não apresenta o mesmo futebol envolvente do ano passado. A queda do desempenho do Alvinegro Praiano resultou na demissão de Dorival Júnior e na contratação de Levir Culpi. Sem Thiago Maia, os 35 pontos estão de bom tamanho para o time do litoral paulista. O destaque santista fica pela defesa - possui a segunda melhor defesa sofrendo apenas 13 gols. Os bons números se devem muito as atuações de Vanderlei, que vive grande momento e foi especulado na Seleção Brasileira.



O Grêmio tem um desempenho excelente se comparado com os outro Brasileirões. A pontuação média dos líderes na virada de turno é de 39 pontos, exatamente a mesma pontuação do Imortal Tricolor. Os comandados de Renato Gaúcho apresentam um jogo de qualidade e vistoso (melhor ataque com 35 gols). Os jovens Pedro Rocha, Luan e Artur estão mesclados com a experiência de jogadores renegados em outros clubes, caso de Bruno Cortez, Léo Moura e Maicon. Até hoje, a maior distância a ser recuperada por um futuro campeão foram justamente 8 pontos. Assim, é o principal candidato a tirar o título do Corinthians.

O líder Corinthians quebrou diversos recordes dos pontos corridos: a melhor campanha na história de um turno a partir de 2006 (47 pontos) e a maior diferença de pontos após 19 rodadas (8 de vantagem para o Grêmio) são os que merecem maior destaque. Os campeões paulistas possuem uma defesa muito forte e um ataque oportunista (Jô é o artilheiro com 12 gols) disposto a matar a partida na única chance que criar. Os titulares são os mesmos desde o início da competição e quando há algum desfalque, os substitutos dão a conta do recado. São os favoritos para levantar o caneco e a invencibilidade de mais de 30 jogos é a segunda maior dos quase 107 anos do clube.

Leia também:

Parte 1: Resumão do Primeiro Turno: O Maldito Z4
Parte 2: Resumão do Primeiro Turno: O Meio de Tabela
Resumão do Primeiro Turno: o tão sonhado G6! Resumão do Primeiro Turno: o tão sonhado G6! Reviewed by Matheus Moura on 8/12/2017 04:31:00 PM Rating: 5