Ads Top

Técnicos estrangeiros vão prejudicar o futebol brasileiro?

Reinaldo Rueda é mais um gringo a tentar a sorte no Brasil.



Semana passada, o atual técnico do Botafogo, Jair Ventura, deu uma declaração polêmica no programa “Boa Noite Fox”, do canal por assinatura Fox Sports, sobre a presença de estrangeiros no comando de clubes brasileiros. O assunto estava sendo abordado devido a recente contratação do colombiano Reinaldo Rueda para o Flamengo.



As palavras de Jair foram vistas de diferentes formas por quem faz parte do cenário futebolístico nacional. Luxemburgo, por exemplo, defendeu o botafoguense enquanto Mauro Cezar Pereira, comentarista da ESPN Brasil, demonstrou ter uma opinião bastante diferente ao dos treinadores.

O fato é que essa discussão não é somente esportiva. Ela faz parte do Mundo do século XXI. O fenômeno da globalização prega exatamente a união entre as nações e o rompimento de barreiras, sejam elas nas áreas de serviços ou comerciais. Com isso, há conservadores que acreditam que os estrangeiros roubam empregos da população como também existem liberais que creem no aumento da concorrência e da qualidade dos serviços prestados. É mais um caso onde o futebol é um reflexo da sociedade.

O treinador do Botafogo está correto ao afirmar que enquanto existem restrições para brasileiros trabalharem fora do país, nos clubes daqui qualquer ‘gringo’ pode trabalhar sem nenhum tipo de licença.

Entretanto, peca quando argumenta sobre o atual nível dos treinadores tupiniquins. Ele e Fábio Carille são um dos poucos da nova geração que vem obtendo sucesso em seus respectivos clubes. Já Eduardo Baptista e Zé Ricardo não demonstraram bons trabalhos em grandes equipes. Além disso, os cursos oferecidos pela CBF não são reconhecidos pela UEFA, o que causa preocupação sobre o futuro do futebol do Brasil fora das quatro linhas.

Nossos vizinhos argentinos têm seus cursos reconhecidos pelas mais diversas entidades e vários técnicos espalhados pelo Velho Continente. Simeone, Bielsa e Pochettino comandam respectivamente, Atlético de Madrid, Lille e Tottenham.

A chegada de Rueda ao Flamengo é positiva para o nosso futebol, visto que seu histórico vencedor e suas ideias podem influenciar os demais e aumentar a competitividade por uma vaga nos principais times. Assim, com mais qualidade no comando dos elencos, independentemente da nacionalidade, o jogo se tornará mais moderno junto com a concorrência para treinar qualquer um dos grandes.

A presença do tema nos debates dos programas esportivos é importante e essencial. Os frutos das discussões já estão sendo colhidos e reivindicações estão sendo feitas para a Confederação a respeito das demissões em massa, registro de contratos de trabalho, atuações de profissionais de outros países no Brasil, diminuição dos valores dos cursos da CBF entre outros assuntos.
Técnicos estrangeiros vão prejudicar o futebol brasileiro? Técnicos estrangeiros vão prejudicar o futebol brasileiro? Reviewed by Matheus Moura on 8/22/2017 09:30:00 AM Rating: 5