Ads Top

Botafogo e Grêmio fazem o grande jogo da Libertadores 2017

Botafogo e Grêmio disputarão uma vaga na semifinal da competição continental.




Antigamente, os confrontos do mata-mata da Taça Libertadores eram definidos de acordo com as respectivas posições durante a fase de grupos. Em 2017, o método utilizado para definir os duelos foi o sorteio e logo de cara, ele reservou jogos bastante interessantes, pelo menos para os brasileiros. Santos e Atlético-PR protagonizaram uma emocionante oitava de final e se o Palmeiras passasse, haveria nada menos que um clássico paulista espalhado pela América. Outro momento de generosidade das 'bolinhas' foi cruzar os caminhos de Botafogo e Grêmio - duas das equipes mais organizadas e guerreiras do futebol brasileiro.

O Botafogo teve um caminho árduo para chegar onde chegou. A história, na verdade, já começa no Brasileirão do ano passado, quando em uma arrancada surpreendente sob o comando de Jair Ventura, os virtuais candidatos ao rebaixamento conseguiram ficar entre os 6 melhores colocados na competição. Porém, a vaga na Pré-Libertadores obrigava aos cariocas passarem por duas fases difíceis para jogarem, de fato, o torneio.

No caminho botafoguense, somente Colo Colo e Olímpia - juntos, donos de 4 Copas. O impossível, pelo menos para a imprensa esportiva, aconteceu e o Fogão estava na fase de grupos. Os outros integrantes do Grupo 1? O atual campeão Atlético Nacional, o tricampeão Estudiantes e o Barcelona do Equador, que mais tarde viria a eliminar o Campeão Brasileiro de 2016 em sua própria casa. Mais uma vez, calando a todos, o Glorioso foi o primeiro lugar, o que daria a oportunidade de pegar um adversário teoricamente mais fraco. A teoria não se repetiu na prática e o próximo a ser eliminado seria o Nacional do Uruguai: vitórias fora e dentro de casa.

O Grêmio também tem uma bela história a se contar. O jejum de 15 anos sem títulos nacionais (bateu na trave no Brasileirão 2008) era alvo de chacota por parte dos rivais e Renato Gaúcho estava disposto a mudar isso. Fazendo jus a fama de copeiro, o time eliminou Atlético-PR, Palmeiras e Cruzeiro até chegar a grande final contra o Atlético-MG. Os gaúchos venceram o primeiro jogo em Minas Gerais e para a volta, a festa só não era maior devido ao acidente da Chapecoense. Com uma homenagem linda aos mortos na tragédia e um dos minutos de silêncio mais dolorosos e respeitados que eu particularmente já vi no futebol brasileiro, o Imortal Tricolor pôs fim a fila e se tornou o maior campeão de Copas do Brasil.

Para 2017, o elenco gremista parecia ser razoável no papel. O vice-campeonato do Gauchão era motivo para questionar a qualidade dos jogadores. De fato, olhando de longe é fácil desconfiar da força do Grêmio, entretanto, ao ver o nível futebolístico apresentado pelo time, é impossível não temer tamanho entrosamento. A mescla de jovens atletas com jogadores experientes é um dos segredos para tamanho sucesso. Maicon, Bruno Cortez, Edilson entre outros, foram queimados em seus antigos clubes e deram a volta por cima no Rio Grande do Sul.

Assim, fica difícil prever quem vai se classificar. Os comandados de Jair Ventura e Renato Gaúcho são obedientes taticamente e demonstraram ser fortes para atravessar momentos de adversidade. Com os '11' organizados, é mais fácil para que destaques individuais como Luan ou Rodrigo Pimpão apareçam e sejam decisivos como já vem sendo. Sem querer desrespeitar ou menosprezar o Santos, mas o brasileiro favorito a conquistar a América sairá deste duelo e independentemente de qual for o time classificado, ele terá ainda mais moral e força para o restante do torneio, pois ambos tem a 'cara de Libertadores', onde às vezes a garra para chegar em uma bola perdida vale mais que os milhões necessários para contratar um grande craque.
Botafogo e Grêmio fazem o grande jogo da Libertadores 2017 Botafogo e Grêmio fazem o grande jogo da Libertadores 2017 Reviewed by Matheus Moura on 9/13/2017 10:43:00 AM Rating: 5