Ads Top

O Marketing por trás da Copa do Brasil

Competição se torna cada vez mais importante no cenário nacional.



Desde 2013, com a inclusão de mais times e dos participantes brasileiros da Libertadores, a Copa do Brasil vêm em uma fase crescente de sua história. Hoje em dia, ela é muito mais competitiva do que era em edições anteriores e promete continuar evoluindo dentro e fora dos gramados.

Em 2017, foi feita uma reformulação nas fases iniciais do torneio - na primeira, jogo único com o vencedor se classificando e empate a favor do visitante; e na segunda, em caso de empate, a decisão iria para os pênaltis. A medida desafogou um pouco o calendário brasileiro e obrigou os grandes a levarem seus titulares a atuar contra equipes de menor expressão. O Corinthians, por exemplo, só conseguiu se classificar diante do Brusque nos pênaltis após 0 a 0 no tempo normal.

Para a final, o marketing foi muito bem utilizado pelas diretorias de ambos os clubes, com a interação entre os mascotes e a criação da hashtag #FinalDeTimeGrande , que exalta os finalistas e agrega valor ao jogo. Por parte da CBF, também foram adotadas desde o início medidas importantes de divulgação: o perfil da Copa do Brasil nas redes sociais é o maior de um campeonato em toda a América Latina e promove enquetes exclusivas por meio do Facebook, criação de emojis temporários de Cruzeiro e Flamengo e a votação do Craque do Jogo pela internet. O melhor jogador da partida recebe o prêmio logo após o apito final.

O crescimento no número de seguidores e interações no perfil @CopaDoBrasil cresceu de maneira assustadora nos últimos anos. São mais de 880 mil curtidas no Facebook e 100 mil seguidores no Twitter. Além disso, o aumento na premiação para mais de 50 milhões de reais em 2018 (valor 733% maior que o atual) mostra a evolução da Copa, que deixou de ser o caminho mais fácil para a Libertadores para se consolidar como o grande mata-mata do futebol brasileiro nos dias de hoje. O público só agradece.
O Marketing por trás da Copa do Brasil O Marketing por trás da Copa do Brasil Reviewed by Matheus Moura on 9/28/2017 10:28:00 AM Rating: 5