Ads Top

O que esperar de Flamengo x Cruzeiro na Final da Copa do Brasil?

Cruzeiro e Flamengo estão a dois jogos de uma vaga para a Libertadores 2018



Após uma semana de data FIFA, praticamente sem jogos do Brasileirão e com partidas da inexpressiva Primeira Liga, o título do Mata-Mata mais importante do futebol brasileiro está em disputa e faz os clubes (ofuscados pelas seleções nos últimos dias) voltarem em grande estilo ao centro das atenções de torcedores e mídia esportiva.

O palco das decisões serão dois estádios de muita história e tradição para o Brasil: o Maracanã recebe a ida; o Mineirão a volta. Para o primeiro duelo, a CBF tem uma estratégia muito inteligente e aproveitou o calendário favorável para mandar a partida em um feriado de Independência. Assim, foi planejado todo um evento que acompanha a final e segue, de certa forma, o modelo europeu, isto é, o que a UEFA faz em dias de final de Liga dos Campeões.

O marketing também está sendo explorado bastante por parte dos clubes: a hashtag #FinalDeTimeGrande está sendo usada nas páginas oficiais de ambos no Twitter. Além disso, interações entre os mascotes estão sendo divulgadas nas redes sociais, o que mostra o clima de paz presente na final.

Porém, dentro de campo a história é outra e o clima não deve ser nem um pouco amistoso. Os cruzeirenses vão em busca de seu quinto título no torneio e tem em Fábio, Diogo Barbosa, Hudson e Thiago Neves seus grandes jogadores até o momento. O trabalho de Mano Menezes, apesar de abaixo do esperado, não pode ser ignorado - o técnico eliminou nada menos que São Paulo, Chapecoense, Palmeiras e Grêmio. O retrospecto é favorável aos mineiros: em 2003, o Cruzeiro de Alex e Luxemburgo foi campeão em cima do Flamengo de Edilson e Nelsinho Baptista. Como há 13 anos, a grande final também foi em Minas Gerais.

Provável escalação: Fábio; Ezequiel (Lucas Romero), Leo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique e Hudson; Robinho, Thiago Neves e Alisson; Rafael Sóbis

Campeão em 1993, 1996, 2000 e 2003

Já o Flamengo vive um dilema. Os cariocas não puderam inscrever na competição atletas como Diego Alves, Rhodolfo, Everton Ribeiro e Geuvânio. A maior polêmica se encontra no gol, já que Alex Muralha foi duramente humilhado pelo Jornal Extra, que apesar de viver má fase no gol flamenguista, merece todo o respeito, principalmente por parte da imprensa. Agora, não sabemos como o goleiro jogará (isso se jogar) o, talvez, maior jogo de sua carreira.

A equipe cresceu de rendimento com a chegada de Rueda. O sistema defensivo melhorou, agora que os laterais não tem mais tanta liberdade como antigamente e os volantes passam a ter mais importância na construção das jogadas ofensivas. Outros desfalques importantes serão as ausências de Paolo Guerrero e Felipe Vizeu - os principais centroavantes do Rubronegro.

Provável escalação: Thiago (Alex Muralha); Pará, Réver, Juan e Trauco (Rodinei); Cuéllar e Arão; Diego, Everton, Vinícius Junior, Bérrio

Campeão em 1990, 2006 e 2013
O que esperar de Flamengo x Cruzeiro na Final da Copa do Brasil? O que esperar de Flamengo x Cruzeiro na Final da Copa do Brasil? Reviewed by Matheus Moura on 9/07/2017 12:30:00 PM Rating: 5