Ads Top

Como seria o Campeonato Catalão?

Explicamos mais do passado e do futuro do futebol catalão.

Como seria o Campeonato Catalão?

Quando se fala da possibilidade de uma liga catalã, muitos acreditam ser impossível devido a falta de times e a disparidade técnica entre eles. No último texto, comprovamos que existe sim um número razoável de equipes para uma região de pouco menos de 8 milhões de habitantes. No entanto, a desigualdade financeira e consequentemente, técnica entre as equipes equipes existe e é um problema a ser superado, caso venha ocorrer a independência.

O que poucos sabem é que já existiu um campeonato entre os catalães: o Campeonato Catalão foi uma competição pioneira que durou de 1903 (quando ocorreu a unificação entre a Copa Macaya e a Copa Barcelona) até 1940, quando o Franquismo considerou ruim para a Espanha uma competição regional. O maior campeão foi o Barcelona com 23 títulos, seguido pelo Espanyol com 9 e pelos extintos FC Espanya e FC X com 3 títulos cada um.

Atualmente, o maior campeonato disputado na região é a Copa da Catalunha. Ela começou a ser disputada de maneira não oficial em 1984 com o nome de Copa Generalitat. Oficialmente, a Copa Generalitat durou entre os anos de 1989 a 1993, quando finalmente o torneio aderiu ao nome atual. O campeão da temporada 2016-2017 foi o Gimnástic de Tarragona. Barcelona e Espanyol enviaram suas equipes alternativas. Cabe a Federação Catalã de Futebol (fundada em 1900) a organização da Copa.

Além disso, a "Tercera Division" (corresponde a 4° divisão espanhola) possui um grupo exclusivo para times da Catalunha. O grupo V é composto por 20 participantes disputando em formato de pontos corridos as 4 melhores posições, que dão acesso para o Playoff. Enquanto isso, os 3 últimos são rebaixados.

Com a existência de uma federação local, fica mais fácil de imaginar a existência de uma liga. Porém, o atual cenário esportivo dificulta para clubes de todas as divisões do futebol espanhol. O Barcelona, por exemplo, seria campeão com grande facilidade na maioria das oportunidades e a falta de um rival à altura (como o Real Madrid) diminuiria drasticamente a emoção e a competitividade do campeonato. Para as equipes mais modestas, a diferença em todos os sentidos, desde a estrutura até ao nível dos elencos causaria um abismo na tabela de classificação, que estaria repleta de goleadas de Barcelona, Espanyol e Girona diante de seus rivais mais fracos.

Outra possibilidade abordada foi o Barça disputar a Premier League. Hoje, ingleses e galeses jogam o Campeonato Inglês. A situação ainda é muito precoce e não passa de uma hipótese, ainda mais levando em consideração o Brexit e a separação que o Reino Unido deseja ter do resto da Europa. Com isso, uma possível integração do Barcelona iria na contramão de todos os aspectos políticos defendidos pela maioria da população britânica recentemente.
Como seria o Campeonato Catalão? Como seria o Campeonato Catalão? Reviewed by Matheus Moura on 10/27/2017 11:40:00 AM Rating: 5