Ads Top

O que Felipe Neto tem a ver com futebol?

O Youtuber que possui milhões de seguidores decidiu investir no Botafogo, mas qual o impacto para o mercado futebolístico brasileiro?



Antes de tudo, aceitem: Felipe Neto é um dos maiores influenciadores digitais que temos à disposição no mercado brasileiro. Mas esse texto não vai falar do jovem empreendedor, hater aposentado, vendedor de coxinha e botafoguense. Esse texto vai falar sobre o impacto dele no mercado esportivo brasileiro. Mais especificamente, no futebol.

Já sabíamos que o Youtuber de cabelo roxo vinha tentando entrar nesse mercado de nicho do futebol de forma silenciosa. Desde quando vimos ele dando sua cara a tapa ao Rica Perrone e jogando em casa no Esporte Interativo era perceptível que havia interesse no segmento esportivo. Para quem acha que ele é apenas um "retardado" que imita foca e grita "rebuliço" no YouTube, você não poderia estar mais enganado.

E os números provam isso. O mais recente empreendimento do universo futebolístico aconteceu com o patrocínio pontual ao Botafogo no jogo contra o Palmeiras nesta segunda-feira (27/11), promovido pela Neto's, resultado de empreendimento junto com seu irmão Luccas Neto.

O anúncio caiu como uma bomba atômica na Internet. "Felipe Neto" ficou várias horas como assunto mais comentado do Twitter e logo apareceram vídeos de canais de humor esportivo dando seus pitacos sobre o tema. Inclusive ideias semelhantes - até porque a Internet não perdoa. Além disso, a ação dividiu o público que acredita na decisão estratégica como uma jogada estúpida do Botafogo. Onde já se viu um "nutellinha" desses ditar regras no tradicionalíssimo alvinegro carioca? Por outro lado, há quem entenda se tratar de uma parceria comercial, já que o Youtuber possui um público de 16 milhões de inscritos em seu canal - enquanto o do Botafogo não chega a 100 mil.


O fato é que Felipe Neto iniciou um movimento que poderá virar tendência nos próximos anos. O marketing digital é uma poderosa aliada que facilita o acesso à informação. E, principalmente, aumenta o alcance de forma objetiva, certeira. Parcerias como essa poderão revitalizar um mercado que apesar de contar com algumas novidades a cada temporada, mantinha-se estagnada com as mesmas estratégias de mercado há décadas. Em vez de pensar em apenas reter o público fiel, talvez os clubes devam pensar em atrair públicos de diferentes áreas, abrangendo o mercado.

Futebol não deve ser tratado como algo "exclusivo" de torcedores raiz. Estamos passando por uma fase crescente de torcedores nutella, jovens e famintos. Quem sabe as coxinhas pelo caminho seja exatamente o que faltava para a mistura dar certo, não é mesmo?

O que Felipe Neto tem a ver com futebol? O que Felipe Neto tem a ver com futebol? Reviewed by Editor Kaio on 11/26/2017 08:00:00 AM Rating: 5