Ads Top

Posição Estratégica - Os números não mentem!

É possível mitar no Cartola FC usando apenas estatísticas?



Se você já jogou ao menos uma temporada do fantasy game Cartola FC, pôde perceber que existem diversas formas de escalar sua equipe e que cada jogador tem seu ritual. Existem aqueles que escalam com base nos maiores pontuadores, outros que pensam apenas nas cartoletas e ainda há os menos convencionais que escalam todo o time de uma equipe só, ou os jogadores bonitos, ou então usam apenas uma letra do alfabeto e montam o time com nomes que só começam com a letra “A”, por exemplo... Neste ponto a criatividade não tem limites.

Se olharmos para os maiores pontuadores de rodadas em suas ligas encontraremos alguns comportamentos parecidos entre eles: leem muitas notícias sobre as equipes, costumam identificar os favoritos a vencer cada confronto, equilibram suas equipes entre apostas e jogadores regulares, e etc. Para suas análises estatísticas, utilizam desde o site do Cartola quanto tantos outras fontes de informação disponíveis, bem como o Cartoleiros.

Mas será que é possível montar uma equipe usando apenas os números?

Algumas semanas atrás, o Matheus Moura escreveu um artigo sobre A relação entre Stephen Hawking e o futebol no qual apresentou como o físico, mesmo não torcendo para equipe alguma, dava seus palpites no futebol usando seus conhecimentos com cálculos.

Sou um amante dos números e do que podemos fazer com eles. Para mim, quanto mais lógica estiver envolvida, melhor. Porém não só de números é feito o futebol : temos o estádio, a torcida, o peso da competição, a rivalidade com o adversário, as condições climáticas. Todos esses fatores (e outros que não foram citados) acabam influenciando o resultado e não podem ser desconsiderados.

Mas ok, chega de papo: onde quero chegar com tudo isso?

O objetivo é quebrar a banca e buscar um pequeno "Moneyball Cartoleiro".

A estratégia será a seguinte: nas primeiras quatro rodadas iremos pensar na valorização. Sim, vamos colocar o “regulamento” sob o braço e encher os bolsos, mas sem desconsiderar as estatísticas por completo. A partir da quinta rodada colocaremos os número para trabalhar e fazer a magia acontecer. A escalação será mantida com base na média das pontuações de cada jogador nas últimas cinco rodadas, também levando em consideração jogos dentro e fora de casa.

E ai? Está comigo nessa?

Por: Gustavo Zani
Posição Estratégica - Os números não mentem! Posição Estratégica - Os números não mentem! Reviewed by Gustavo Zani on 4/10/2018 09:57:00 AM Rating: 5