ESPECIAL - Valorização de jogadores no Cartola FC 2010

>
Salve salve cartoleiros !!! Conforme prometido durante a semana, chegamos com nosso tópico especial sobre a questão da (des)valorização de jogadores no Cartola FC 2010. Aliás, esse assunto tem sido o mais discutido nos últimos dias em virtude das modificações feitas no algoritmo de flutuação de preço para essa temporada. Newton Fleury, Gerente de Desenvolvimento de Produtos do Globoesporte.com já havia adiantado, com exclusividade ao nosso blog, que teríamos mudanças nesse sentido, o que tornaria o jogo ainda mais intrigante.
.

.
Como o assunto é importante e de interesse de todos, vamos começar com uma breve explicação sobre como o algoritmo de flutuação de preços vem sendo utilizado no Cartola FC.
.

Como já foi colocado no blog oficial do Cartola FC, o valor em cartoletas dos jogadores tende a sofrer variações de preço, para mais ou para menos durante o desenrolar do campeonato, de acordo com o desempenho dos mesmos nas rodadas. A regra de valorização de jogadores, que norteia o funcionamento do algoritmo de flutuação dos preços, impõe que a variação dos preços ocorra de forma relativa, ou seja, a somatória de preços dos jogadores de uma determinada posição (goleiro, zagueiro, meia etc) não pode sofrer variação. Dessa forma, podemos dizer que, se um jogador de uma determinada posição valoriza, outro da mesma posição deverá desvalorizar. Melhor dizendo, a somatória das valorizações de uma determinada posição é igual à somatória das desvalorizações dessa mesma posição. E precisa ser assim para que não tenhamos inflação no jogo, o que prejudicaria novos jogadores que iniciam a disputa com as cem cartoletas iniciais em fases mais avançadas do jogo. A direção do jogo se reserva o direito de manter em sigilo a fórmula do algoritmo de (des)valorização de jogadores, pois julga que esse tema é parte fundamental das discussões que envolvem o Cartola FC, e divulgar essa informação tornaria o jogo menos interessante.
.

Até o ano passado, a (des)valorização dos jogadores acontecia levando-se em conta o preço do jogador e a pontuação da última rodada. Ou seja, se um determinado jogador tivesse sofrido uma grande desvalorização numa determinada rodada, a tendência seria que, jogando bem, ele sofresse uma boa valorização na rodada posterior, rendendo patrimônio aos cartolas. Porém, esse ano houve uma troca do parâmetro utilizado para o cálculo, passando a ser considerada a média das pontuações do jogador ao longo de todas as rodadas disputadas no jogo, e não mais a pontuação da última rodada. Pudemos perceber essa diferença na segunda rodada do Cartola FC 2010. Vejamos o caso mais simbólico, do zagueiro Emerson do Avaí, que cravou 29,3 pontos na primeira rodada e valorizou uma fortuna. Na segunda rodada, mesmo tendo feito míseros 0,80 pontos ele continuou valorizando. Isso seria impensável no Cartola FC 2009. Bem, então como explicar isso ?!!
.

Vamos fazer uma breve explicação baseada no que vimos nas duas primeiras rodadas. Levando-se em conta o que colocamos acima, podemos afirmar que o preço do jogador será "fixado" a médio prazo de acordo com a média de pontos obtida por ele ao longo das rodadas. A média de pontos dos jogadores tende a se estabilizar com o passar das rodadas, causando portanto uma estabilização dos preços desses jogadores. Agora a segunda questão: Qual a relação entre a média de pontos de um jogador e seu preço? Essa é a parte mais difícil e só saberemos com certeza quando os preços dos jogadores e suas médias de pontos se estabilizarem. O que podemos fazer agora são apenas simulações. Isso porque, provavelmente, o algoritmo de flutuação de preços dos jogadores deve sofrer influência também de outros fatores em menor intensidade, como preço inicial do jogador e pontos da última rodada.
.

Colocado isso, vamos ao próximo passo. Paulo Baier do Atlético Paranaense foi expulso contra o Corinthians no Pacaembu, sofreu grande desvalorização e agora volta de suspensão. Uma pratada cheia para ganhar cartoletas ?? NÃO !!! Pela nova tendência de valorização, o preço do Paulo Baier deve acompanhar a sua média de pontos, que deverá continuar baixa devido à péssima pontuação da primeira rodada. Média baixa, preço baixo.
.

Agora vamos ao inverso que é o caso do zagueiro Emerson do Avaí, que tanto burburinho causou. Nossa teoria se aplica perfeitamente a esse caso. Mesmo com a baixa pontuação da segunda rodada, o zagueiro Emerson manteve uma média de pontos alta devido à alta pontuação da primeira rodada. Ou seja, mesmo com baixa pontuação na segunda rodada, o preço do zagueiro Emerson convergiu para um valor relativo à sua alta média de pontos, o que ocasionou a sua valorização novamente.
.

Agora vamos ao prato principal dessa discussão. Será possível ganhar cartoletas quando os jogadores tiverem sua média de pontos e preços estabilizados? Provavelmente não, a não ser que algum jogador faça uma pontuação muito fora dos seus padrões. Ou então, escalando os novos jogadores que surgem no decorrer do campeonato e entram no jogo sem ter as médias de pontos e custo consolidadas. Portanto meus caros colegas cartolas, a hora de encher o bolso é agora !! Aproveitar os picos de valorização e garantir cofres cheios para o restante da disputa. Lembrando a todos que nossa explicação é baseada única e exclusivamente nessas duas rodadas iniciais e teremos que aguardar novas rodadas para confirmar essa tendência, mas ao que tudo indica chegamos próximo de um entendimento desse novo algoritmo do Cartola FC 2010.
.

A teoria apresentada aqui é fruto de uma junção de análises dos cartolas Leonardo Drumond, Caio Orlandini e do editor do blog Eduardo Bergamo. Seguindo essa linha de pensamento, Leonardo e Caio apresentaram conjuntamente ao nosso blog um programa que faz uma simulação de quais jogadores tem maior chance de valorizar ou desvalorizar na rodada em aberto. Para aqueles que não gostam de ir a fundo na teoria e preferem as respotas prontas, o programa vem bem a calhar. Trata-se de um programa com interface simples e de fácil manipulação. Fizemos diversos testes e comprovamos a sua eficácia. Salientamos que esses estudos são baseados nas análises das duas primeiras rodadas e do comportamento do algoritmo de flutuação de preços para elas. Novas análises poderão surgir no desenrolar da temporada. Então vamos ao programa. Você pode baixá-lo no seguinte link:

.

http://www.4shared.com/file/E0KXWI0N/Cartoletas_Final.html

.

.

Preencha os campos:

.

Preço (deve ser colocado o preço atual do jogador usando vírgula e nunca ponto)
.

N° de jogos já jogados (conforme está no site do Cartola FC)
.

Média atual (conforme está no site do Cartola FC)
.

Pts próxima rodada (quanto você acha que o jogador é capaz de pontuar - simule)
.

Depois clique em Calcular e veja os resultados

.

Vamos exemplificar para deixar mais claro. Vamos pegar o caso do Neymar do Santos. Fica assim:
Preço atual = C$ 24,52 / 2 jogos / Média atual = 10,8

Vamos estimar que Neymar é capaz de fazer um gol e chegar a pelo menos 8 pontos nessa rodada. Colocando os dados no programa e calculando chegamos a NÃO ALTERA MUITO, ou seja, Neymar não sofrerá sensível valorização ou desvalorização com essa pontuação.
.

Outro exemplo. Vamos pegar agora o lateral Wagner Diniz do Atlético Paranaense que vem mantendo boa média de pontos.

Preço atual = C$ 15,54 / 2 jogos / Média atual = 11,15

Vamos estimar que jogando fora de casa o Wagner Diniz faça uma pontuação mais baixa dessa vez. Vamos chutar aí uns 4 pontinhos para ele. Colocando os dados no programa e calculando chegamos a VALORIZA, ou seja, mesmo fazendo uma pontuação pior que a rodada passada e abaixo de sua média, ele vai valorizar.

.

Vamos agora voltar ao início da rodada anterior e fazer o teste para o famoso zagueiro Emerson do Avaí. Pegando os dados existentes antes do início da segunda rodada, a nota que ele tirou nessa segunda rodada e jogando no programa temos:

Preço antes da segunda rodada = C$ 27,30 / 1 jogo / Média antes da rodada = 29,3

Colocando 0,8 na pontuação da próxima rodada (que foi a nota que ele realmente tirou, é real), o programa acusa o que esperávamos, VALORIZA. Bingo !!!

.

Então, dependendo do caso, o programa responderá como VALORIZA, DESVALORIZA ou NÃO ALTERA MUITO. Vocês devem ter notado no programa um campo FATOR MONEY. Trata-se de um índice para comparação entre os jogadores. Jogadores com maior FATOR MONEY possuem maior a tendência a se valorizar e vice-versa. Exemplificando, um jogador com FATOR MONEY 2,5 tem maior tendência a ser valorizado do que um jogador com FATOR MONEY 1,2. Nesse campo você vai poder comparar os jogadores e ver qual deles tem maior tendência a valorização. Os criadores do programa alertam que o programa não se aplica a jogadores com valores mínimos (0,7 cartoletas) e técnicos, e que existe uma pequena margem de erro a ser considerada.
.

Caros cartolas, esperamos ter ajudado nessa questão que está causando tanta discussão. Lembramos mais uma vez que essa nossa conversa pode ganhar novos capítulos com o andamento do jogo e nós estaremos sempre atentos. O blog agradece imensamente a participação dos cartolas-matemáticos-programadores Leonardo Drumond e Caio Orlandini (foto abaixo). Eles mandaram bem mesmo !!!

.

.

Não percam amanhã o nosso tópico fixo com os jogadores que REALMENTE tendem a se valorizar nessa rodada. O blog CARTOLEIROS você já sabe, aqui a discussão tem CONTEÚDO !!! .

scouts, rodada, cartola, dicas, barbadas, sportv,

Data da postagem : 19/05/2010

Leia a segunda parte dessa discussão em:

http://www.cartoleiros.com.br/2010/05/especial2-valorizacao-de-jogadores-no.html

ESPECIAL - Valorização de jogadores no Cartola FC 2010 ESPECIAL - Valorização de jogadores no Cartola FC 2010 Reviewed by CARTOLEIROS on 5/19/2010 02:13:00 PM Rating: 5

41 comentários

  1. posta ai pra ganhar cartoletas pra 3 rodada

    ResponderExcluir
  2. Muito bom vamos ver se vai dar certo esta matematica

    ResponderExcluir
  3. interessantissimo....
    vlw blog's

    ResponderExcluir
  4. muito boa a explicação parabéns, mudou tudo mesmo

    ResponderExcluir
  5. Vlw pela explicação e calculadora =)

    ResponderExcluir
  6. Podiam fazer um post dos jogadores que devem render mais cartoletas, tô aguardando e a nação cartoleira em peso tb! =p

    ResponderExcluir
  7. A explicação tah show....

    [São thomé mode On]mas vamos ver se funciona na prox rodada [São thomé mode OFF]

    ResponderExcluir
  8. Cleiton F. Klechen20 de maio de 2010 12:46

    Caros!

    Comecei a frequentar o site há pouco tempo e achei muito interessante e muito útil esse post. Agradeço pelo trabalho, mas, fiquei com algumas dúvidas e pensando em algumas hipóteses.
    1 - O fator money é uma medida relativa? Jogadores com fator money 1 podem valorizar mais cartoletas (em termos de valor absolutos) que jogadores com o fator 2, se nesse caso, o preço do jogador 1 for maior que o do jogador 2? Ex. Jogador1 custa 20 cartoletas e valoriza 4, com fator 1, enquanto jogador2 custa 5 cartoletas e valoriza 3 com fator 2.
    2 - O cálculo de valorização, até onde entendi, é feito apenas com base na média do próprio jogador. Então, isso quer dizer que poderá haver inflação de mercado no longo prazo? Ex. Se TODOS os atacantes começarem a ter pontuação elevada, então, todos ficariam mais caros até atingir o seu ponto de estabilidade. Mas, na média geral de mercado, o valor dos atacantes ficaria mais caro do que no início do jogo. Isso procede? Acredito que isso prejudicaria a dinâmica do Cartola.
    3 - Se os jogadores tendem a estabilizar o preço no longo prazo, isso também prejudica a dinâmica do jogo, uma vez que impede que haja ganhos de cartoletas nas etapas mais avançadas e consequentemente favorece que os que ganharam mais no início do jogo. Pois estes poderiam escalar os jogadores mais valorizados nas rodadas mais adiantadas (com média de pontuação melhor) e que têm chances de pontuar mais ou ao menos não pontuar mal (levando em consideração o desempenho médio). Particularmente, não acredito que isso vá ocorrer.
    4 - Será que ao invés da média geral, o jogo esteja utilizando uma média móvel curta (3 períodos por exemplo) para determinar a valorização? Uma flutuação rápida de 1 rodada não seria capaz de derrubar o preço do jogador (e temos exemplos disso), mas se ele for mal em vários jogos consecutivos, isso acabará desvalorizando-o. De qualquer forma, este sistema hipotético não considera o equilíbrio de mercado, o que me deixa com uma pulga atrás da orelha.

    Sei que o trabalho de vocês está sujeito a alterações conforme as rodadas forem revelando novos resultados (de pontuação e (des)valorização). Assim, espero ter contribuido de alguma forma.

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. concordo plenamente com os grandes cartoleiros Caio e Leonardo... baseado nesse programa e pela fórmula de cálculos, desenvolvi uma nova fórmula q calcula qto o jogador precisa tirar p valorizar se interessar a alguem estou postando-a

    ( preço / 2 x partidas q atingirá na rodada) - (média x partidas ja jogadas) = pontuação q o jogador precisa atingir p valorizar

    forte abraço a todos

    ResponderExcluir
  10. Se o que foi escrito aqui no site estiver certo, quem entrar atrasado ou quem começou perdendo cartoletas, vai sofrer um bocado para fazer dinheiro, já que para ganhar dinheiro, o jogador terá que ter média alta e se tem média alta, é mais caro. Apesar de ser interessante, acho que o sistema do ano passado era mais justa e equilibrada.
    sds
    Daniel

    ResponderExcluir
  11. ei, será que dá pra fazer esse programinha em java para rodar no celular?

    ResponderExcluir
  12. Olha, muitíssimo interessante, vamos ver realmente o que eu posso conseguir com ele ^^

    ResponderExcluir
  13. Rodolfo..
    sua formula esta errada..
    uma formula parecida esta embutida no programa, mas sujeita a variacoes, por isso a inclusao da margem de erro..

    ResponderExcluir
  14. Daniel disse...

    ei, será que dá pra fazer esse programinha em java para rodar no celular?

    ----

    se vc entender de java sim, tem uma formula no programa, vc precisa dela pra criar

    ResponderExcluir
  15. O cálculo do Herrera da 1ª para a 2ª rodada dá errado. Diz que desvaloriza, mas valorizou fazendo 8,5, o que não era suficiente segundo o programa.

    O Newton também disse que pegam a média de preços ao longo do campeonato, portanto pode ser que o preço incial seja trocado pela média do histórico de pontos (mas mesmo nesse cálculo o Herrera dá errado).

    Mas dá pra ter uma boa noção de como é com o programa, pelo menos por enquanto.

    ResponderExcluir
  16. Rodolfo ficou meio confusa a sua fórmula:
    ( preço / 2 x partidas q atingirá na rodada) - (média x partidas ja jogadas) = pontuação q o jogador precisa atingir p valorizar

    aonde vc diz 2 x partidas
    vc quis dizer: (preço / 2) x partidas?
    nao entendi

    ResponderExcluir
  17. Gabriel

    Herrera diz que nao altera muito, ele entra na margem de erro! Voce deve ta entrando com os dados errados
    preco 19,31
    media 9,1
    jogos 1
    pontos 8,5

    resultado, nao deve alterar muito..ele valorizou soh 1.9 . quase nada comparado a grandes valorizacos..portanto ta CERTO

    ResponderExcluir
  18. Ótimo post! Odiei o novo sistema do Cartola, mas esse post ajudou demais! Estava jogando errado e ia perder muita cartoleta agora, que os times estão voltando. Usarei o programa de vocês, obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Achei esse criterio de valorização ridiculo!!!! Como que um jogador que faz quase 30 pontos na 1ª rodada,e na 2ª rodada faz 0,8 pontos ele me valoriza? Isso nao tem logica!!!
    Mesma coisa é é o Goleiro do Gremio Prudente que fez 23 pontos na rodada passada e se ele fizer 4 pontos nessa rodada ele se VALORIZA!!! Revejam esses criterios porque estao ridiculos!!!

    ResponderExcluir
  21. como eu vejo quantos jogos o jogador fez?

    ResponderExcluir
  22. aqui esta dando esse erro: "is not a valid floating point value.

    ResponderExcluir
  23. "is not a valid floating point value.


    ___________----


    Coloca virgula no lugar dos pontos

    ResponderExcluir
  24. sou mais o do ano passado

    ResponderExcluir
  25. Interessante esse post! Sou nova no jogo e tenho acompanhado o blog, e acreditem, tem dado certo.

    ResponderExcluir
  26. olha como o fera ali em cima disse, vai as pessoas q desvalorizaram ou valorizaram pouco nas primeiras rodadas serao prejudicadas demais se for assim. portanto, eu acho q a questao da valorizacao vai ser baseada com um maior peso da media de pontos das ultimas X rodadas, e nao de todas. basta agora observar a valorizacao do emerson pra saber quantas.

    ResponderExcluir
  27. NÃO CONFIEM NISSO! É SERIO. NÃO FUNCIONA!!!

    EX:
    WALTER - INTER - DESVALORIZOU
    FLAVINHO - GRÊMIO PRUDENTE - DESVALORIZOU
    BRANQUINHO - ATL. PARANAENSE - DESVALORIZOU
    JUMAR - VASCO - VALORIZOU
    ROBSTON - ATL. GOIANIENSE - ESTAVEL
    TARDELLI - ATL. MINEIRO - VALORIZOU MUITO
    ELKSON - VITORIA - DESVALORIZOU
    JUAN - FLAMENGO - VALORIZOU MUITO
    MARCIO - G.PRUDENTE - DESVALORIZOU

    ALÉM DE EXEMPLOS COMO EDU DRACENA, MARQUINHOS PARANA E ROSEMBACK QUE CONTINUAM VALENDO $9,00 MESMO COM AS MÉDIAS HORROROSAS QUE FAZEM!

    ResponderExcluir
  28. Aê, pessoal,
    muito interessante a teoria!
    Agora vamos à análise da terceira rodada.

    Peguei dois casos que me causaram estranheza:

    1. Atacantes Diego Tardelli (Atlético Mineiro) e Roger (Guarani)

    ROGER
    Preço(segunda rodada): 10,87
    Jogos(segunda rodada): 2
    Média(segunda rodada): 6,85
    Pontos(terceira rodada): 16,9
    Média(terceira rodada): 10,2
    Fator Money: 2,111...
    Resultado: Valoriza!

    Diego Tardelli
    Preço(segunda rodada): 16,41
    Jogos(segunda rodada): 2
    Média(segunda rodada): 2,45
    Pontos(terceira rodada): 20,3
    Média(terceira rodada): 8,4
    Fator money: não consta
    Resultado: não altera muito

    Análise:

    Diego Tardelli possuia uma média inferior, um preço superior e o mesmo número de jogos que Roger. Na terceira rodada pontuou mais, embora a sua média continue inferior. Mesmo assim, Tardelli valorizou mais do que Roger.

    2. Goleiros Diego (Ceará) e Felipe (Corinthians)

    DIEGO
    Preço(segunda rodada): 8,86
    Jogos(segunda rodada): 2
    Média(segunda rodada): 2,255
    Pontos(terceira rodada): 5
    Média(terceira rodada): 3,17
    Fator Money: não consta
    Resultado: não altera muito

    FELIPE
    Preço(segunda rodada): 9,58
    Jogos(segunda rodada): 2
    Média(segunda rodada): -0,505
    Pontos(terceira rodada): 8
    Média(terceira rodada): 2,33
    Fator Money: 0,547...
    Resultado: Desvaloriza

    Análise:

    Felipe possuia uma média inferior, um preço superior e o mesmo número de jogos que Diego. Na terceira rodada pontuou mais, embora a sua média continue inferior. Mesmo assim, Felipe valorizou mais do que Diego.

    CONCLUSÃO:

    Embora o programa "cartoletas final" apresente alguns problemas, como já previamente avisado, principalmente com valores mínimos e máximos, o que os dados da terceira rodada questionam é a teoria em si, e não apenas a ferramenta utilizada para calcular provável valorização dos jogadores.

    Na terceira rodada, alguns jogadores com média inferior e preço superior valorizaram mais do que os de média superior e preço inferior, o que vai de encontro à teoria. Entrentanto, nos dois casos analisados, houve duas constantes: os jogadores que mais valorizaram também pontuaram mais na última rodada e possuiam um preço original (primeira rodada do jogo) superior.

    Sendo assim, sugiro uma melhor avaliação em relação à influência dos fatores: pontuação na última rodada e preço original dos jogadores, para melhor previsão da valorização.

    Considero também, o que pode ter sido um fator determinante, a diferença entre média na última rodada e última pontuação como causa da valorização dos jogadores, o que também pode ser melhor avaliado.

    Nota: A minha intenção não é desacreditar a teoria, até por que, nos casos em geral ela funcionou! Na verdade, pretendo instigar o aperfeiçoamente da análise quanto à provável valorização dos jogadores.

    No mais gostaria de parabenizar o blog pelo excelente trabalho e por aqueles que tentam desvendar o mistério do critério da valorização dos jogadores.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  29. Fernando Vicentin24 de maio de 2010 13:54

    Não sei se seria um caso desses como o Rodrigo escreveu, ams como um atacante que marcou gol e não foi expulso valoriza menos, faz menos pontos, do que outro que fez gol também, mas foi expulso, perdendo 5 pontos com isso... Caso do Roberto do Avaí e o Herrera do Botafogo. Alguém poderia me explicar???

    ResponderExcluir
  30. Não vou reclamar de vocês, mas escalei meus 11 jogadores de acordo com as dicas que vcs deram. Pela explicação de vcs, pra mim tbm fazia sentido, por isso nao vou crucifica-los, mas com os jogadores juntando todos, inclusive o treinador q eu coloquei por minha conta, eu ganhei só 3 cartoletas, se nao tivesse colocado o parraga teria ganhado menos de duas cartoletas de acordo com as dicas de vcs, e oq eu queria era valorizar, nem liguei pra pontos essa rodada ( fiz só 42), mas o dinheiro nao ganhei nada. Revejam isso dai, da questao do dinheiro. abs

    ResponderExcluir
  31. Po rapaziada, a parada diz quanto vai valorizar dependendo dos pontos que o jogador vai fazer, num adianta vc colocar ele e ele não pontuar o mínimo para poder valorizar, o programa num adivinha o quanto ele vai pontuar não, mas sim o programa tem erros, mais fizeram em base de 2 rodadas apenas, se não nessa mais daqui a algumas já vai dá pra ter uma noção maior, parem de ficar reclamando aí.. ¬¬'

    ResponderExcluir
  32. Tem neguim que reclama demais! Esse João A, fala de uma forma mal educada (caixa alta), grita em forma de alerta como se alguém tivesse sido enganado, fora que a argumentação é nula.

    Parabéns ao Rodrigo pela Analise, creio que a idéia é mais por aí, cada um expõe a suas idéias, compartilha, interage, tira suas conclusões, monta seu time e arque com as consequencias disso!! :D

    ResponderExcluir
  33. é ajusta o autosize do form ihduisad..

    ResponderExcluir
  34. dividam o fator money que der por 2 q aproxima bem mais
    mas ainda fica margem de erro pra cima

    ResponderExcluir
  35. Já efetuei a minha participação na liga blog cartoleiros. Aguardo a confirmação, e boa sorte à todos. Valeu! Sim, meu time é O M£DI£VAL SWORD.

    ResponderExcluir
  36. Argumentação nula? Ou falta de capacidade sua pra entender o que aconteceu?

    Usei os dados da 2° rodada e as informações dos pontos reais da 3°. Não chutei nenhum valor. Em todos os exemplos o resultado do programa foi diferente do aconteceu.

    Todos os exemplos citados demonstraram a ineficiência do programa na 3° rodada. Se fizer o mesmo na 6° rodada achará mais erros!

    E a média de pontos não é a principal influência sobre a valorização dos jogadores. Basta organizar o mercado por media de pontos pra perceber!

    ResponderExcluir
  37. Usei essa calculadora e me dei mal. tudo furado!!!

    ResponderExcluir
  38. Eu tinha percebido isso antes e inclusive desenvolvi uma fórmula semelhante, mas fui usar na última rodada e deu tudo errado. Acredito que a média realmente não será o fator decisivo. Pelo que vejo, os medalhões que ainda estão desvalorizados (Montillo é um exemplo) são a melhor opção, pois podem desencantar e valorizar muito em 1 jogo. Ex: Rafael Moura.

    ResponderExcluir