Regularidade
.
No Cartola, essa característica pode ser observada nas pontuações obtidas nas últimas quatro ou cinco rodadas. Estou falando de atletas que dificilmente negativam. Fernando Prass (VAS) e Ralf (COR) são bons exemplos. Além deles, Juninho Pernambucano e Douglas (VAS), Wallace e Diego Cavalieri (FLU), Leonardo Silva e Junior Cesar (ATL), Danilo e Paulinho (COR) também vêm trazendo pontos a quem resolve apostar neles. Isso não quer dizer que valorizem, o que depende do resultado da rodada anterior, da média de pontos de cada um e da atuação dos demais jogadores, mas traz vantagens em um fantasy game onde a classificação é por pontos, não por cartoletas acumuladas. Nesta altura da competição, acredito que dinheiro não seja um problema para a maioria dos cartoleiros. Por isso a minha dica da rodada e das demais é: sempre que puder, aposte nestes jogadores.
Ao arriscar em vários atletas cuja pontuação oscila muito entre uma rodada e outra, por exemplo, o atacante Marquinhos Gabriel (SPO) ou o lateral Leo (SAN), dois dos nomes mais cotados para o fim de semana, torcemos para que ambos estejam em dias inspirados e resolvam atuar acima da média, com a ajuda de seus companheiros. Aliás, a média é um bom indício de regularidade, mas é preciso acompanhar os scouts, pois várias vezes a média alta vem de algumas atuações muito boas em meio a outras bem ruins. Os dez atletas de maior média do Cartola atuaram em cinco partidas ou menos.
Finalmente, vale lembrar que o sistema de pontos nem sempre privilegia quem se entregou em campo e participou das jogadas importantes, caso este não tenha finalizado a gol, dado assistências e roubado bolas. Como num jogo de azar, a lógica nem sempre prevalece. Mas isso é tema para o meu post da semana que vem. Sobre esta rodada, eu aposto num zero a zero entre Atlético e Vasco e numa goleada do Inter.
Boa sorte a todos e bom fim de semana!
.