O que esperar do Cartola FC em 2018?

Altos e baixos marcaram a temporada 2017 do Cartola FC. O que podemos ver no fantasy game em 2018?



O ano de 2017 foi marcado por muitos acontecimentos que ficarão guardados na nossa memória. Em se tratando do maior fantasy game do mundo, as coisas não poderiam ser diferentes. Como um dos maiores sites especializados no fantasy, nós da Equipe Cartoleiros acompanhamos de perto a temporada de 2017 para produzir esse texto.

Tudo do Zero

Em 2016, o Cartola FC sofreu uma grande mudança desde sua criação. O fantasy game foi totalmente remodelado e isso gerou um sentimento de estranheza para os entusiastas que acompanham o jogo há muito tempo. Além do visual, uma das maiores mudanças aconteceu com o lançamento do Cartola PRO, assinatura anual para dar acesso a funções adicionais no jogo, como criação de ligas mata-mata, acesso a modificações estéticas e possibilidade de ganhar premiações semanal, mensal e anualmente, além de uma viagem para Berlim com direito a um acompanhante.

Mas será que era isso mesmo que os cartoleiros queriam? O "remake" caiu como uma bomba no meio da multidão e todos foram afetados. Muitos não gostaram da nova "cara" do site. Os aplicativos móveis oficiais estavam aquém do esperado e funcionalidades simples como scouts detalhados e pontuação por rodada foram negligenciados durante a temporada de 2016 inteira. Além, é claro, dos tão polêmicos critérios utilizados para pontuar as estatísticas dos jogadores, como Defesas Difíceis, Assistências e Finalizações.

Expectativas vs Realidade em 2017

Pois chegou 2017 e tudo que nós queríamos era uma versão melhor, mais usável e com tudo aquilo que sempre gostamos no fantasy game - e que havia por padrão nas versões anteriores. Claro, entendemos que trata de um modelo de negócio escalável e que as funções seriam implementadas com o tempo. Mas pense comigo, será que uma empresa com a estrutura das Organizações Globo, com uma das melhores equipes de desenvolvimento da América Latina (se não do mundo), não seria capaz de apenas "copiar e colar" as funções das versões anteriores, adaptando à nova estrutura? Detalhes de desenvolvimento à parte, o fato é que em 2017 pouca coisa mudou. E uma detalhe sobressaltou aos nossos olhos.

Em 2016, cerca de 135 mil cartoleiros assinaram o Cartola PRO, modalidade paga do fantasy game. Em 2017, esse número chegou a incríveis 336 mil pagantes, um aumento de quase 250%. Qualquer pessoa com um mínimo de raciocínio lógico percebe que a receita aumentou e as funções da plataforma permaneceram praticamente as mesmas. Isso acabou gerando cada vez mais cobranças nas redes sociais, por melhor avaliação dos critérios de scouts, por melhor profissionalização das análises da equipe oficial.

Nesse contexto, ainda houve a grande polêmica em relação aos aplicativos não-oficiais de parciais que foram removidos ou bloqueados de funcionar por conta de direitos autorais ou, segundo os chefes de desenvolvimento, para garantir a estabilidade do jogo. Com uma horda de cartoleiros enfurecidos com a situação, menos de 1 semana depois, tudo voltou ao normal. Era óbvio que isso aconteceria. Se o aplicativo oficial não oferece aquilo que as pessoas buscam, elas encontrarão em outros não oficiais. Dã!



O que esperar do Cartola FC 2018?

Ao final da temporada, foram lançadas pesquisas de satisfação e feedback para que a comunidade cartoleira desse sua opinião em relação a melhorias que foram requisitadas ao longo da temporada de 2017 e que poderão ser implementadas na temporada 2018. Questões como banco de reservas, estatísticas no app oficial, ligas draft, competições entre ligas e muitas outras funções inovadoras foram levantadas.



Se essas modificações serão implementadas antes do início do Brasileirão 2018 ou não, essa já é outra questão. Mesmo assim, seria interessante ver essas mudanças acontecerem. Agregaria valor ao produto e justificaria o investimento de R$39,90 no Cartola PRO. Enquanto isso, novas ideias vão surgindo e os cartoleiros percebem isso. Bom final de ano a todos e que venha a temporada 2018!
O que esperar do Cartola FC em 2018? O que esperar do Cartola FC em 2018? Reviewed by Editor Kaio on 12/22/2017 01:27:00 PM Rating: 5