As melhores dicas para mitar no Cartola FC 2018

Faltando 09 dias para o fechamento do mercado, nós separamos as melhores dicas para você fazer uma temporada de sucesso e mitar no Cartola FC.

As melhores dicas para mitar no Cartola FC 2018


Estamos a 09 dias do fechamento do mercado para a primeira rodada do Cartola FC e só queremos saber de uma coisa: mitar sem limites! E para que você esteja mais do que pronto para ser o mito na sua roda de amigos, a gente vai passar técnicas fundamentais para o seu pontapé inicial no fantasy game ser um sucesso.

Analisando a rodada estrategicamente


Todos nós, quando jogamos desde a primeira vez, já nos apaixonamos e ficamos fissurados pelo Cartola FC. A ansiedade em saber se a sua defesa vai conseguir segurar o tranco, se o seu atacante vai mitar, se o técnico do seu time vai dar conta do recado, se o juízão não vai errar e, por fim, te prejudicar... É claro que é impossível dizer com precisão o que vai acontecer ou não, afinal é isso que faz o futebol ser esse esporte incrível. Mas através de análises, estatísticas, históricos de confrontos e outros dados é possível avaliar o que supostamente vai acontecer. 

Por exemplo, na primeira rodada dessa temporada temos dois confrontos muito "seguros" para apostar nossas fichas: São Paulo x Paraná e Santos x Ceará. No primeiro, os times têm um histórico de 18 jogos, sendo 10 vitórias do tricolor paulista, 2 empates e 6 vitórias do time paranaense. SPFC jogando no Morumbi tem a oportunidade de começar o campeonato embalado. O mesmo acontece com o Peixe enfrentando o Vovozão no Pacaembu, mesmo que aqui o confronto esteja empatado: 9 jogos sendo 3 derrotas e 3 vitórias de cada e outros 3 empates.

Portanto, sempre que for escalar seu time, busque todas as informações e analise a rodada com cautela: isso fará toda a diferença no seu resultado final.

Em busca de pontos ou cartoletas?


Aqui é outra coisa importante que você precisa ter definida: você procura por pontos ou cartoletas? A diferença crucial entre os dois é a forma como você vai escalar o seu time. Nós começamos com apenas 100 cartoletas e já ensinamos como aumentar sua fortuna logo nas primeiras rodadas nesse post aqui. Logo, no restante das rodadas, você deve saber se quer continuar pontuando ou enriquecendo.

Para conseguir pontos, você precisa analisar o confronto que o jogador escolhido tem pela frente, sem se importar tanto com a possível desvalorização - mas também não a deixe totalmente de lado. Vejamos o exemplo de Thiago Neves, meia do Cruzeiro na rodada 35. Neste dia, ele obteve uma pontuação de 13,3, sendo que na rodada anterior ele já havia pontuado bem, com 19,8. De uma rodada para a outra, ele teve uma desvalorização minúscula de 0,7, mas garantiu uma pontuação razoável - não é todo jogador que ultrapassa 10 pontos por rodadas consecutivas. Logo, percebemos que, às vezes, vale a pena correr o risco mediante o confronto que o jogador terá visando uma boa pontuação. 

Agora, se o seu objetivo é conquistar patrimônio, você precisa investir em jogadores que estão desvalorizados. É como o caso da dupla Paolo Guerrero e Diego em 2017 na 9 rodada... Flamengo jogando em casa contra a Chapecoense: esperava-se um jogo fácil, mas não tanto quanto foi. Em goleada, a dupla fez ao todo 50,7 pontos. Não escolher o Guerrero era como não entender de Cartola, pois na rodada anterior o jogador tinha feito 5,8 NEGATIVOS. Mesmo que ele fizesse um único ponto, teria valorização em seu preço. Já o Diego poderia muito bem entrar no caso anterior, de conquistar pontos, pois havia feito 8,9 na rodada anterior.

De qualquer forma, analise o confronto que o jogador terá e aposte suas fichas nos desvalorizados sem dó (ou com dó mesmo).


A formação tática ideal


O Cartola nos permite escolher a formação tática que desejamos aplicar em nossos times, seja ela 4-3-3, 3-5-2 ou a principal eleita: o 4-3-3. Essa é a preferida da maioria dos cartoleiros por, teoricamente, meias e atacantes pontuarem muito mais. No entanto, 2017 foi um caso atípico onde toda rodada a gente tinha um lateral que pontuava horrores, um goleiro mitando absurdamente e por aí vai... Voltamos então à primeira dica: analise estrategicamente suas opções. Em algumas rodadas é simplesmente inadmissível não escalar laterais, bem como em outras não faz o mínimo sentido tê-los em seu time.

Perceba aquele time com grandes possibilidades de manter os scouts de defesa, com grandes chances de ataque para não errar em sua formação tática.


Ousadia e alegria com sabedoria


Por mais absurda que pareça essa dica, aqui vai: confie na sua intuição. Em muitas vezes não vai dar certo, é óbvio, mas não deixe de ter ousadia e alegria para escalar o seu time. Só não vai inventar moda, já diria sua avó. Em algumas rodadas existem pontuações já dadas como certas, a exemplo já citado anteriormente do Diego e do Guerrero. Já em outras, quem diria que 79.749 pessoas acordariam pensando "Hm, vou escalar o Douglas contra o Grêmio, bem na arena do tricolor gaúcho!". MAIS QUE A METADE DA POPULAÇÃO CARTOLEIRA TINHA O LUAN NESSA RODADA! Não adianta, o futebol é essa caixinha de surpresas que faz nosso coração sair pela boca dez milhões de vezes a cada partida e ele sempre pode - e vai - te surpreender.

Confie em sua intuição enquanto, simultaneamente, não saia achando que toda rodada vai ter uma zica desse nível.

Deixe o seu clubismo dormindo na sua casa


Não dá! Se você torce para o Corinthians, mas Jailson e o Borja estão voando e o Palmeiras tem um histórico maior de vitórias sobre o timão, não adianta querer escalar Fagner, Cássio e Sheik jogando no Allianz. Clubismo no Cartola FC é inadmissível: vai dar ruim. Não vou contradizer, se a sua intuição está falando mais alto, ok. Porém é cientificamente comprovado - por nós mesmos - que intuição, nestes casos, é clubismo.

Não quer escalar jogador que vai mitar em partida contra o seu time? Não quer escalar jogador do time rival, mesmo que seja com outro adversário? Ok, ache alternativas e aceite ficar abaixo da média, se tudo indica que escalar o Jailson é a melhor opção, caro corintiano.

Faça sol, faça chuva: escale o seu time.


Pode parecer a dica mais óbvia, idiota, tosca, inútil, desnecessária e dispensável que existe, mas é na verdade uma das mais importantes: faça sol ou faça chuva escale o seu time! Você pode fazer 3 pontos se escalar em cima da hora, sem analisar, jogando a verdadeira roleta russa, bem como pode mitar por acaso e fazer 120 pontos. Se você esquecer da escalação para a rodada, a possibilidade de ter jogador suspenso, lesionado ou que vai comer banco é gigantesca e aí, meu caro, cada jogador é estimadamente 5 pontos que você, talvez, deixe de fazer. Isso pode ser fator decisivo para você despencar em uma liga clássica ou pular fora de um mata-mata.

Em 2018, algumas mudanças aconteceram no Cartola FC - falamos sobre isso aqui - e uma delas pode te prejudicar mais ainda caso você esqueça de escalar em alguma rodada: a escolha do Capitão. Ele é o jogador que terá sua pontuação dobrada, por ser o comandante do time. Já pensou escolher o Kanu em uma rodada, esquecer de escalar e na outra ele ser expulso? Se você esquecer, só aqui já foram -10 pontos. Além disso, ao final da sua escalação, selecione o capitão através daquele "C" no canto superior esquerdo da foto do caboclo. Se você não fizer isso, será como se não tivesse salvo seu time - tanto que ele não deixa você "confirmar a escalação".

Portanto, repito, escale o seu time e selecione o seu capitão!

Prontos para mitar!


Com essas dicas, você já está a meio caminho de mitar. Para mais dicas de jogadores, times para apostas e formações para escolher acompanhe nossas colunas semanais e nossas redes socias: Facebook, Twitter e Instagram

De resto? Aí a mitagem é sua, fera.



As melhores dicas para mitar no Cartola FC 2018 As melhores dicas para mitar no Cartola FC 2018 Reviewed by Heloisa Anzilago on 4/05/2018 11:01:00 AM Rating: 5