Posição Estratégica #6: média > 80 pontos
Na quinta rodada passamos pela primeira vez a casa do 100 pontos. Vamos em busca de mais uma boa pontuação visando manter a média acima de 80 pontos.


Avaliando nossa escalação, temos os seguinte pontos de destaques:
ERROS - Everson (CEA) foi o único erro desta rodada. Poderiam estar nessa lista também Arthur (GRE) e Everton (GRE), mas ambos fizeram mais de 4 pontos e não prejudicaram tanto assim a equipe. Já o goleiro do Ceará fez apenas 1,7 pontos, tomou dois gols e prejudicou o desempenho desta rodada.
ACERTOS - Arrascaeta (CRU) e Gabriel (SAN) foram os grandes acertos da rodada. O rendimento teria sido ainda maior se o cruzeirense estivesse como capitão e dobrado os 23,20 pontos feitos contra o Sport.
Para aqueles que ainda não fizeram a leitura do primeiro post da coluna Posição Estratégica, recomendo que acessem este link para entender nossos objetivos e estratégias. De maneira resumida, nossa tática durante as quatro rodadas iniciais foi voltada à valorização financeira do jogador e a partir da quinta rodada escalaremos com base na média das pontuações conforme as partidas anteriores, também levando em consideração os jogos que aconteceram dentro e fora de casa.
Seguindo a linha de análise da rodada 5, alguns confrontos devem ser considerados:
- Sport (média de 20 chutes por jogo em casa) x Corinthians (média de 17,5 chutes cedidos por jogo fora de casa) - Sport deve finalizar bastante no Corinthians, tendo risco de perder SG ou Cássio ter algumas DDs
- São Paulo (média de 8,5 chutes por jogo em casa) x Santos (média de 15 chutes cedidos por jogo em casa) - São Paulo finaliza muito pouco, possibilidade de jogo com poucos gols.
- Flamengo (média de 14,5 chutes cedidos por jogo em casa) x Vasco (média de 17 chutes por jogo fora de casa) - Flamengo deve dar trabalho à defesa do Vasco, que dificilmente manterá SG
OBS: trouxemos números sobre diversos jogadores, mas aqueles que integram o time do Posição Estratégica estão destacados em negrito e laranja. Lembrando também que estamos considerando apenas os jogadores listados como prováveis ou dúvidas.
Goleiros: dentre os times que jogam em casa, o que possui melhores índices como mandante é Diego (FLA), enquanto dentre os times que jogam fora de casa os melhores índices como visitante pertencem ao Santos (CAP). Nos scouts do Cartola FC a liderança fica com Jailson (PAL).
Laterais: As três maiores médias nos scouts do Cartola FC pertencem a Giovani (AMG), Zeca (INT) e Sidcley (COR), sendo que os dois primeiros jogaram apenas uma partida. Considerando os melhores índices como mandante temos Renê (FLA) e Eder Militão (SAO) (que é dúvida) e dentre os visitantes Sidcley (COR) e Bruno Cortez (GRE).
Zagueiros: Na base de dados do Cartola FC os dois melhores da posição são Geromel (GRE) e Réver (FLA). Considerando os melhores índices como mandante temos Messias (AMG) e Victor Cuesta (INT) e dentre os visitantes Zé Ivaldo (CAP) e Dedé (CRU).

Meias: Para os analistas do fantasy game, os quatro melhores da posição são Paquetá (FLA), Arrascaeta (CRU), Rodriguinho (COR) e Pio (CEA). Para os que desconheciam o meia do Ceará, ele foi indicação desta coluna em rodadas anteriores (contra o Flamengo) mas foi preterido pelo treinador na ocasião. Considerando os melhores índices como mandante, temos Serginho (AMG), Everton Ribeiro (FLA) e Lucas Paquetá (FLA) e dentre os visitantes Gabriel (COR) e Lucas Romero (CRU).


Prontos para a sexta rodada?
Acompanhe o desempenho da nossa equipe em: https://cartolafc.globo.com/#!/time/posicao-estrategica
Por: Gustavo Zani
Twitter: @gus_zani
Instagram: @g_zani