Portugal x Espanha: o melhor jogo da Copa de 2018?

Duelo ocorrerá na cidade de Sochi, onde o Brasil está hospedado



No tempo das Grandes Navegações, Portugal e Espanha disputaram a hegemonia global e até dividiram o Mundo ao meio com o Tratado de Tordesilhas.  Se antigamente a rivalidade era baseada em novas colônias e rotas de comércio, hoje ela se resume principalmente ao esporte, já que ambos os países são grandes parceiros economicamente. Dentro dos gramados, o Clássico da Península Ibérica é um dos maiores da Europa e promete fazer o melhor jogo da primeira fase da Copa.

Portugal vem embalada do inédito título da Euro 2016, quando bravamente foram se classificando aos poucos, muitas vezes na prorrogação, e, por fim, derrotaram os anfitriões franceses por 1 a 0 após empate no tempo normal. Se o ditado "time que está ganhando, não se mexe" é muito popular aqui no Brasil, do outro lado do Atlântico não se pode dizer o mesmo: o treinador Fernando Santos cortou da lista final jogadores como Éder (autor do gol do título de 2016), o experiente Nani e a jovem promessa Renato Sanches – todos presentes na Eurocopa.

Resultado de imagem para portugal 2016
Portugal conseguirá repetir o bom desempenho da Eurocopa? (Imortais do Futebol)
Também ficaram de fora da convocação André Gomes e Semedo, atletas do Barcelona. No entanto, a falta mais sentida foi a de Ruben Neves, destaque de apenas 21 anos do Wolverhampton na Championship (segunda divisão inglesa). O grande nome português é obviamente, Cristiano Ronaldo, que fez grande temporada pelo Real Madrid. Os comandados de Santos devem jogar num 4-4-2 com Rui Patrício; Cedric, Pepe, José Fonte, Raphael Guerreiro; William, João Moutinho, João Mario, Bernardo Silva; Cristiano Ronaldo e André Silva.

No último amistoso, diante da Argélia, Bruno Fernandes e Gonçalo Guedes marcaram os três gols que garantiram a vitória contra os africanos. Apesar de reservas, são boas opções e devem entrar durante a partida. Guedes participou diretamente de 15 gols em 17/18 com o Valência e Fernandes e ainda destacou-se em meio ao caos que o Sporting viveu na última temporada, com jogadores sendo agredidos por torcedores.

La Furia é uma verdadeira incógnita para esse início de competição. Antes considerada favorita, a demissão de Lopetegui pegou a todos de surpresa e, sob o comando de Fernando Hierro, ninguém sabe de fato como os espanhóis vão se comportar no Mundial. Com o antigo técnico, a tendência era de um 4-3-3 fluido e passador quando possui a bola e que, sem ela, pressionava o adversário até recuperá-la.

Resultado de imagem para hierro
Fernando Hierro com a camisa da seleção espanhola (Goal)
São seis remanescentes do elenco campeão do mundo na África do Sul. Piqué e Sérgio Ramos jogam pelos rivais Barcelona e Real Madrid, mas com a camisa da seleção apresentam um entrosamento de longa data. Busquets e Iniesta são uma dupla ainda mais entrosada – jogam juntos desde 2008, quando Busi foi promovido ao elenco profissional dos Culés. Completam a lista de remanescentes o goleiro Pepe Reina, sempre reserva, porém importante para o grupo e David Silva, meio campista que deve jogar mais avançado com Hierro.

Se os espanhóis têm jogadores experientes à sua disposição, sua grande força está na mescla entre jogadores de gerações diferentes. Thiago Alcântara, Isco e Koke já nem são mais tão jovens assim, todavia representam uma renovação importante e necessária para um país que foi eliminado precocemente na Copa de 2014. Além disso, com a lesão de Neuer, De Gea é um dos principais goleiros na Rússia e vive grande fase no Manchester United. Entre os mais novos, Asensio e Saúl brigam pela titularidade, apesar da falta de experiência de ambos.

Na história das Copas do Mundo, Portugal e Espanha só se enfrentaram uma vez. Foi pelas oitavas de final de 2010, quando a Furia se saiu melhor com o placar de 1 a 0, gol de David Villa, após excelente passe de calcanhar de Xavi. Vicente Del Bosque e seus jogadores impuseram seu jogo baseado na posse de bola e troca de passes e dominaram a partida. Já Portugal, mais preocupada em defender, teve suas maiores chances nas falhas defensivas de Puyol e Casillas, que não foram convertidas.  Cristiano Ronaldo, muito bem marcado, pouco fez e teve sua melhor oportunidade em cobrança de falta.

Na segunda vez em que essas seleções se encontram, o que podemos esperar desse confronto? Seria esse o melhor jogo da Copa do Mundo 2018?

Por: Matheus Moura
Portugal x Espanha: o melhor jogo da Copa de 2018? Portugal x Espanha: o melhor jogo da Copa de 2018? Reviewed by Matheus Moura on 6/15/2018 08:27:00 AM Rating: 5