Posição Estratégica #10: a defesa será o melhor ataque!

A rodada #10 chega com boas opções no setor defensivo, uma oportunidade para mais uma pontuação elevada considerando o bônus de SG.



Na rodada 9, nosso time ficou novamente acima da média nacional e nossa média acima de 81 pontos por rodada. Aparentemente temos que aumentar esse número se não quisermos perder os líderes das ligas de vista. O Posição Estratégica teve o seguinte desempenho na última rodada:



Avaliando nossa escalação na rodada passada, temos os seguinte pontos de destaques:

ERROS - Nenê (SAO) com -1,90 e Everton (GRE) com -0,60. O meia teve uma atuação apagada no clássico contra o Palmeiras, enquanto o atacante não finalizou uma bola sequer e tomou um cartão amarelo.

ACERTOS - Victor Cuesta (INT) com 10,90 e nosso capitão Roger Guedes (CAM) com 17,60. O zagueiro teve o SG, além de 4 RBs, enquanto o atacante deixou o dele, deu uma assistência e mais 3 chutes ao gol.

Para aqueles que estão começando a acompanhar nossa equipe agora, o Posição Estratégica utiliza como critério de escalação a média das pontuações conforme as partidas anteriores, também levando em consideração os jogos que aconteceram dentro e fora de casa.

Seguindo a linha de análise das rodadas anteriores, alguns fatos devem ser considerados para a rodada 10:
  • América MG x Atlético MG: O Atlético MG é a segunda equipe que mais finaliza ao gol como visitante - média de 14 chutes por jogo, 7,3 no gol.
  • Botafogo x Ceará: Apesar do Ceará ceder muito chutes (17,5 por jogo), o Botafogo é a quarta equipe que menos finaliza em jogos em casa (média de 12 por jogo, 4,3 no gol). Cuidado com as apostas em atacantes do Botafogo.
  • Corinthians x Santos: O Santos sofreu 8 gols nas últimas 3 partidas fora de casa e fez somente 1, saindo derrotado de todas elas. Por sua vez, o Corinthians fez 3 gols e sofreu apenas 1 gol nos últimos 3 jogos em casa. Avalie escalar jogadores do meio e ataque do Corinthians, mas não empolgue muito. Boas chances de SG do Corinthians.
  • Cruzeiro x Vasco da Gama: A defesa do Cruzeiro não foi vazada nos últimos 3 jogos em casa.
  • Fluminense x Flamengo: Flamengo finaliza em média 12,3 vezes (5 no gol) quando joga como visitante e possui 6 gols nas últimas 3 partidas fora de casa. A defesa do Flu é a segunda que mais cede chutes como mandante (16 chutes por jogo) e sofreu somente 2 gols nos últimos 3 jogos fora. Avalie escalar meias e atacantes do Flamengo.
  • Grêmio x Palmeiras: Palmeiras finaliza pouco fora de casa (média de 9,5 chutes por jogo, 4,5 no gol), enquanto a defesa gremista é a que menos cede chutes jogando em casa (6,5 chutes por jogo) e sofreu apenas 1 gol nos últimos 3 jogos em casa. Apesar do Grêmio liderar a média de chutes em casa (17,8 por jogo, 5,3 no gol), o Palmeiras é a equipe que menos permite chutes jogando fora de casa (média de 10,3 chutes por jogo).
  • Paraná x Bahia: O Paraná tem média de 9 chutes cedidos por jogo em casa e sofreu apenas 1 gol nos últimos 3 jogos em casa. Do outro lado, a equipe baiana ainda não marcou fora de casa. Boas chances de SG da defesa do Paraná.
  • Sport x Atlético PR: O time pernambucano é o terceiro que mais finaliza em casa (média de 17,3 chutes por jogo, sendo 7,8 no gol), enquanto a equipe paranaense é a que mais cede chutes (média de 19 por jogo). Ataque do Atlético fez somente 1 gol nos últimos 3 jogos fora de seus domínios, finaliza muito pouco quando jogo fora de casa (média de 9,4 chutes, sendo 1,8 no gol), enquanto a defesa do Sport tem média de 8,8 chutes cedidos por jogo. Avalie jogadores do Sport, tanto ofensivamente quanto defensivamente.
  • Vitória x Chapecoense: O Vitória está no top 10 de equipes que mais chutam em casa (média de 16 chutes por jogo, sendo 4 no gol), enquanto a Chapecoense está no top 10 dos que mais cedem chutes fora de casa (média de 16 chutes por jogo). O ataque do Vitória fez 5 gols em casa nos últimos 3 jogos e a defesa da Chape tomou 9 gols nos últimos 3 jogos fora de casa. Avalie escalar jogadores do ataque do Vitória. 
Dito isso, vamos à escalação:

OBS: trouxemos números sobre diversos jogadores, mas aqueles que integram o time do Posição Estratégica estão destacados em negrito e laranja. A partir desta rodada estamos usando somente os índices do Cartola FC como base para as escalações.

Goleiros: considerando as últimas 5 rodadas, Fábio (CRU) possui a maior média geral (10,10 pontos) na posição e também é o melhor mandante (11,00 pontos), enquanto dentre os visitantes Victor (CAM) tem melhor média (6,40 pontos). Outras boas opções como mandantes são Thiago Rodrigues (PAR) e Jefferson (BOT), ambos com média de 7,70 pontos.

Laterais: com base nas últimas 5 rodadas, Thiago Carleto (CAP) tem a maior média geral (10,50 pontos), seguido por Yago Pikachu (VAS) com 10,10 pontos. Jogando como mandante, as melhores médias são de Gilberto (FLU) com 13,60 pontos, Sidcley (COR) com 9,90 pontos e Junior (PAR) com 9,20 pontos. Dentre os visitantes vale a pena citar somente Thiago Carleto (CAP) que possui média de 7,60 pontos fora de casa e Renê (FLA) que tem média de 7,40 pontos.

Zagueiros: Nas últimas 5 rodadas, Kannemann (GRE) tem a maior média geral (9,00 pontos). Entre os mandantes, Dedé (CRU) lidera com 11,80 pontos, seguido de Balbuena (COR) com 10,3. Dentre os visitantes se destacam Léo Duarte (FLA) que tem média de 7,00 pontos, seguido de Gabriel (CAM) com 5,10 pontos.



Meias: considerando as últimas 5 rodadas, Andrey (VAS) possui média de 12,70 pontos (fez apenas 2 partidas no campeonato), seguido de Anselmo (SPO) com 12,40 pontos e Gustavo Blanco (CAM) com 10,60 pontos. Jogando como mandante, Anselmo (SPO) tem média de 7,80 pontos, Serginho (AMG) tem média de 7,40 pontos e Jadson (FLU) média de 6,70 pontos. Como visitante, Gustavo Blanco (CAM) tem média de 13,30 pontos, seguido de Jonas (FLA) com 10,70 pontos e Thiago Santos (PAL) com 6,80 pontos; Zé Rafael (BAH) tem média de 6,00 pontos.



Ataque: o top 5 da posição, considerando somente as últimas 5 rodadas, tem Róger Guedes (CAM) com 11,50 pontos, Neilton (VIT) com 9,80 pontos, Ricardo Oliveira (CAM) com 8,7 pontos, Willian (PAL) com 8,60 pontos e Arthur (CHA) com 8,60 pontos. Dentre os mandantes a dupla do Vitória lidera, Wallyson (VIT) com 13,20 pontos e Neilton (VIT) com 11,90 pontos, seguidos de Marcos Junior (FLU) com 8,6 e Kieza (BOT) com 8,50 pontos. Jogando fora de casa, Roger Guedes (CAM) lidera com 11,30 pontos, seguido por Arthur (CHA) com 8,10 pontos e Vinicius Jr (FLA) com 7,60 pontos.



PREÇO DO TIME: C$ 156.10

Prontos para a décima rodada?

Acompanhe o desempenho da nossa equipe aqui!

Por: Gustavo Zani

Twitter: @gus_zani

Instagram: @g_zani
Posição Estratégica #10: a defesa será o melhor ataque! Posição Estratégica #10: a defesa será o melhor ataque! Reviewed by Gustavo Zani on 6/05/2018 01:45:00 PM Rating: 5