Atlético x Cruzeiro: quem sai na frente na disputa pelo Estadual?

Mais um ano em que a final dá o óbvio, mas quem leva vantagem neste confronto? Quem sai na frente? Falaremos sobre esse grande clássico regional!



Após 14 datas exclusivamente dedicadas ao Campeonato Mineiro, Atlético e Cruzeiro se encontrarão pela 23ª vez em uma final estadual para decidir quem conquista a primeira taça da temporada. Das 22 vezes que os dois times mais populares de Minas Gerais decidiram a competição, o time celeste saiu vitorioso em 13 ocasiões, enquanto o alvinegro se sagrou campeão em outras 8. No ano de 1956 o título foi dividido entre os dois rivais.

Em 2019, a melhor campanha nos 11 jogos da primeira fase deram ao Atlético a vantagem do empate no placar agregado. O time de Levir ainda eliminou Tupynambás e Boa Esporte para chegar à sua 13ª final consecutiva de Campeonato Mineiro.

As fases preliminares serviram como um grande laboratório para o Galo: na maioria dos jogos o time que entrou em campo não contou com a presença de seus principais jogadores. Mesmo tendo uma campanha praticamente irretocável na primeira fase (perdeu apenas uma partida com um time repleto de jogadores da base), o Atlético não convenceu nos jogos que exigiam melhor forma técnica e disciplina tática: fez bons minutos no empate com o Cruzeiro na terceira rodada, passou sufoco contra o Danubio, do Uruguai, na primeira fase da Libertadores e não conseguiu manter uma boa atuação por mais de 70 minutos nas partidas que disputou na fase de grupos da competição continental. A organização tática de Levir foi duramente questionada em alguns desses jogos.

O Cruzeiro, por sua vez, chega à final com o status de único time da Série A invicto na temporada. A Raposa terminou na segunda colocação da fase inicial do Campeonato Mineiro por ter vencido menos jogos que o rival, e utilizou sua equipe principal em mais oportunidades tendo em vista que entrou na Libertadores já classificado para a fase de grupos.

Ao longo da temporada, o time de Mano Menezes aperfeiçoou seu esquema já consagrado com o bicampeonato da Copa do Brasil em 2017-2018, deixando-o mais forte ofensivamente. As peças que chegaram para compor o elenco celeste se encaixaram muito bem no time até o momento, sendo Rodriguinho e Marquinhos Gabriel os principais responsáveis ao lado de Fred e Robinho pelo bom desempenho ofensivo. Nas partidas disputadas pela Libertadores, o Cruzeiro se mostrou preparado para enfrentar diferentes situações de jogo e venceu todas as 3 partidas sem sofrer nenhum gol.

"Clássico é clássico" e todos já sabemos disso, ainda mais se tratando de umas das rivalidades mais equilibradas e tradicionais da história do futebol brasileiro. Mas, levando em consideração o futebol apresentado pelas duas equipes até o presente momento, é possível observar que o Cruzeiro está um patamar acima do Atlético no que se refere ao esquema de jogo. De todo modo, ambos os times precisarão entrar em campo focados e ligados na tensão necessária para a disputa desse clássico.
Atlético x Cruzeiro: quem sai na frente na disputa pelo Estadual? Atlético x Cruzeiro: quem sai na frente na disputa pelo Estadual? Reviewed by André Tolomelli on 4/11/2019 11:30:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Ads Inter Below The Post
Image Link [https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRqVIOzmyqdK2lcaGlZw9HXTfucWeJuQ74VegAyI1naPVWo0AU1Bw] Author Name [MARCELO FIGUEIRA] Author Description [Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard] Facebook Username [none] Twitter Username [#] GPlus Username [none] Pinterest Username [none] Instagram Username [#]