NA EUROPA, EQUIPES DE MENOR EXPRESSÃO SE DESTACAM COM JOVENS VALORES

Equipes se destacam no cenário europeu com jogadores jovens, veja nossa análise.


Na atual temporada do futebol europeu (2018/19) muitas equipes vêm chamando atenção seja em seus Campeonatos Nacionais, ou até mesmo nos torneios do continente, como a UEFA Champions League ou a UEFA Europa League.  O curioso é que, na grande maioria, os elencos possuem uma média de idade mais baixa, ou seja, apostam, e muito, em jogadores mais jovens.

O Ajax é o grande exemplo disso, que o clube é grande no cenário europeu e mundial, todos sabemos, mas por conta do crescimento de muitas outras equipes, o time holandês foi ficando para trás. Recentemente o plano de rejuvenescer o elenco vem dando resultado, com jogadores com David Neres (22), Frenkie de Jong (21) e o capitão Matthijs de Ligt, de apenas 19 anos, se destacando, a equipe está nas quartas de final da Champions com grandes chances de chegar à semifinal, tendo em vista que na última fase, os holandeses eliminaram o Real Madri, com direito a goleada em pleno Santiago Bernabéu.  

O Wolverhampton é outra equipe que vem se destacando. Recém-promovido à Premier League, o clube vem se mantendo na primeira parte da tabela, tendo marcado sua temporada por ir bem nos jogos contra as grandes equipes. Já venceu Manchester United, Chelsea e Tottenham, e empatou com Manchester City e Arsenal. Os principais destaques do time inglês nessa temporada são os jovens portugueses Diogo Jota (22) e Rúben Neves (22).

No futebol alemão duas equipes surpreendem: RB Leipzig e o Eintracht Frankfurt. O Bayern de Munique ainda é a principal equipe do país seguido pelo Borussia Dortmund, mas essas outras duas equipes vêm fazendo uma temporada muito boa e devem garantir uma vaga na Champions da próxima temporada. O Leipzig conta com a grande fase da sua jovem dupla de ataque, Yussuf Poulsen (24) e Timo Werner (23). No caso do Frankfurt o grande destaque fica para o jovem Luka Jovic (21), o atacante sérvio é um dos artilheiros da Bundesliga e já vem sendo disputado por clubes com Barcelona e Real Madrid.

O Lille, que quase foi rebaixado no campeonato francês na última temporada, também resolveu apostar em um elenco mais jovem e vem tendo resultado, é o atual vice colocado da Ligue 1 atrás somente do PSG, principalmente por ter um ataque muito forte que conta com Nicolas Pépé (23) e Jonatham Bamba (23).

O plano de rejuvenescer o elenco vem sendo uma tendência no futebol mundial, sobretudo o europeu. Grandes clubes já vêm se adequado a esse novo modo de organizar a equipe, que já mostrou que pode dar bons resultados e o futuro muito bom para todas as equipes.