Sampaoli: oportunidade de aprendizado para novos técnicos brasileiros

Escassez de bons resultados no futebol nacional traz a tona a realidade do atual futebol brasileiro, a falta de bons treinadores. Sampaoli apesar de argentino, traz de volta a essência brasileira no Santos.

Foto com fonte desconhecida, retirada do pinterest.

Está mais do que claro que o futebol brasileiro não vive um bom momento. São péssimos resultados em todas as categorias, seja ela profissional, sub-20 ou sub-17. Recentemente, o Brasil sofreu duas eliminações nas categorias de base que beiraram o vexame.

Essa tal má fase fez até Galvão Bueno abrir seu programa, o “Bem Amigos”, questionando se a fonte secou. Ou seja, perguntou se não temos mais bons jogadores. Porém, vou mais além. Hoje, assim como bons jogadores, estamos sentindo a falta de bons técnicos.

Se parar e pensar, os últimos bons resultados de times brasileiros, foram conquistamos por treinadores “medalhões”. Carille, técnico do Corinthians, é o único ponto fora da curva.

Entretanto, no começo do ano, teve um acontecimento que despertou minha curiosidade e aguçou a minha esperança que os novos treinadores podem usar como exemplo: a chegada do argentino Jorge Sampaoli ao Santos.

"Sampaoli deixou de lado aquela frase que muitos treinadores e jornalistas pensam do futebol brasileiro, que não temos qualidade para jogar um futebol ofensivo."


Com poucos dias de trabalho, logo no começo da temporada, transformou o Peixe, mesmo com algumas limitações e a falta de mão de obra, em um dos únicos clubes que jogam de uma forma eficiente e prazerosa no Brasil, sempre querendo a posse de bola e buscando o gol.

Ele trouxe a essência do futebol brasileiro de volta ao Brasil. Sampaoli, com sua filosofia de que o ataque é sempre prioridade, com posse de bola e pressão na saída de bola, mudou a cara do Santos, levando em consideração boa parte da temporada passada. Fórmula, que na minha opinião, é a ideal para se jogar futebol.

Sampaoli deixou de lado aquela frase que muitos treinadores e jornalistas pensam do futebol brasileiro, que não temos qualidade para jogar um futebol ofensivo. Não temos ou é mais “fácil” destruir do que construir?

Sampaoli, com seu perfil elétrico, sempre escolheu o lado mais “complicado”, nunca foi uma opção o lado mais fácil. Será que se ele escolhesse o lado mais fácil e continuasse com o futebol comum, sem criatividade, sem personalidade que a seleção chilena tinha até sua chegada, conseguiria conquistar tudo que conquistou? 

O que ele fez na seleção chilena foi algo fora do comum. Se você analisar as peças que tinha a disposição, não fica muito na frente que seleções como o Brasil e Argentina. Isso se ficar do lado. O Chile, em sua história já teve jogadores melhor do que aqueles que tinha em seu elenco.

Sampaoli foi premiado por acreditar no que poucos acreditam. Hoje, seu eu fosse treinador de futebol, seguiria cada passo de Sampaoli. Hoje, no Brasil, temos um professor argentino do futebol brasileiro. Se vai dar certo ou errado, só o tempo irá dizer. Porém, espero que a passagem dele pelo Brasil sirva mais do que "apenas" resultados.

Sampaoli: oportunidade de aprendizado para novos técnicos brasileiros Sampaoli: oportunidade de aprendizado para novos técnicos brasileiros Reviewed by Fabio Pesaresi on 4/05/2019 11:42:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Ads Inter Below The Post
Image Link [https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRqVIOzmyqdK2lcaGlZw9HXTfucWeJuQ74VegAyI1naPVWo0AU1Bw] Author Name [MARCELO FIGUEIRA] Author Description [Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard] Facebook Username [none] Twitter Username [#] GPlus Username [none] Pinterest Username [none] Instagram Username [#]