Melhores goleiros das 10 primeiras rodadas - Cartola FC 2020

Série de análise traz informações sobre quais as melhores opções de goleiros até agora no Cartola FC 2020.


A melhor parte do campeonato é quando acontecem os jogos de outras competições e isso dá mais tempo para nós analisarmos dados de jogadores por posição no Cartola FC 2020. Com isso, é possível vermos a evolução dos times no fantasy game, além de estudar melhor como os atletas pontuam de acordo com o nível de dificuldade dos adversários e fazer projeções futuras.


Nesta série de textos, traremos informações bastante interessantes do ponto de vista da análise dos dados que temos disponíveis até o momento no Campeonato Brasileiro 2020. Reuniremos informações de desempenho dentro e fora de casa, além de nível de dificuldade por adversário na próxima rodada. Além de servir como uma ótima base de estudos de uma forma geral, também poderá ser útil na hora de escalar jogadores para a 11ª Rodada do Cartola FC 2020 que acontecerá a partir desde sábado, 19 de setembro.


Saber interpretar essas informações e projetar os próximos confrontos é essencial para uma boa estratégia de escalação. E, particularmente, para não escalar goleiros com um risco muito alto de sofrer gols ou não praticar defesas difíceis. Como todos sabemos, o futebol não é uma ciência exata. Porém, os números seguem um padrão que com um pouco de atenção e critério, é possível traçar algumas previsões. Você não vai escalar goleiro que sofre gol em todas as rodadas e não tem nenhuma DD no currículo, certo?


A posição de goleiro tem sido uma das mais difíceis de acertar nessa temporada. Dada a imprevisibilidade dos confrontos a cada rodada, escolher um goleiro é praticamente uma questão de sorte. No entanto, alguns jogadores tem mantido uma certa regularidade em 2 ou 3 partidas seguidas, seja jogando dentro ou fora de casa. Além disso, a qualidade ofensiva do adversário influencia nessa questão. Vamos analisar alguns dos principais goleiros do campeonato do ponto de vista de suas pontuações no fantasy game e não necessariamente faremos julgamento de valor ou qualidade individual desses atletas.


Fernando Miguel - Vasco da Gama

O Vasco da Gama, 6º colocado do campeonato com 1 jogo a menos, é um dos times com menor número de gols sofridos até agora e também o que tem maior número de gols marcados, juntamente com o Internacional. A qualidade ofensiva e defensiva do time de Ramon Menezes é ótima e tem agregado bastante competitividade ao time cruzmaltino.


Na parte defensiva, um dos responsáveis por esses números é Fernando Miguel. Nas últimas 9 rodadas disputadas, o goleiro já praticou 10 defesas difíceis e manteve pontuação de SG por 4 rodadas. Suas menores pontuações foram contra o Santos na sétima rodada (fora de casa) e contra o São Paulo na terceira (em casa). Além de ter sofrido gol, o arqueiro não praticou nenhuma defesa difícil em ambas as partidas.


Dito isto, ficar de olho no goleiro do Vasco é uma boa opção de pontuação tanto por causa dos números de SG quanto de DD. Além de tudo isso, ele possui uma média aceitável de passes incompletos, o scout negativo que mais tem influenciado nas pontuações dos atletas no fantasy game. O próximo confronto dele será diante do Coritiba, time que tem um dos menores índices de efetividade de finalizações no campeonato. Na décima rodada, por exemplo, o goleiro Santos do Athletico-PR fez uma boa partida ao não tomar gol e ainda praticar 1 DD contra eles.


Jean - Atlético-GO

O goleiro que tem se destacado nas últimas rodadas é o Jean, do Atlético-GO. Desde que negativou contra o Fluminense, na sétima rodada, o defensor do Dragão fez duas partidas primorosas. Apesar de seus números serem relativamente melhores jogando fora, ainda não temos dados suficientes para dizer se ele vai manter a boa fase também jogando em casa. O próximo adversário do time será o Atlético-MG que é bastante ofensivo, com o maior índice de finalizações certas do campeonato. Também é possível que o Galo possa fazer o goleiro dos goianos praticar algumas defesas difíceis. O maior diferencial de Jean é que além de defender o time, é dele também a qualidade de bolas paradas em lances de maior perigo do Dragão. No jogo contra o Bahia, por exemplo, saiu dos pés dele o gol da vitória fora de casa. Por esses motivos, o jogador acaba se tornando uma peça interessante, dadas as circunstâncias favoráveis.



João Paulo - Santos

O goleiro santista tem o maior índice de defesas difíceis do campeonato, mas também já sofreu gol em todas as partidas disputadas. É o goleiro que mais depende dos adversários para pontuar, pois se enfrentar times com alta efetividade nas conversões e baixo número de finalizações, ele provavelmente vai negativar. Foi assim contra o São Paulo (em casa) mais recentemente na décima rodada, além de ter sido assim contra o Vasco (em casa) na sétima rodada. Porém, jogando fora de casa, o cenário muda. Em todos os jogos como visitante, independente do time, o goleiro fez pelo menos 3 defesas difíceis. Em dois deles, contra o Ceará na oitava rodada e contra o Sport na quarta rodada, manteve o SG. O próximo jogo será contra o Botafogo, time que mais cedeu defesas difíceis para adversários como mandante no campeonato e que também não possui tanta efetividade nas finalizações (converteu 9 em 42 duas tentativas).


Vanderlei - Grêmio

O goleiro do Grêmio foi considerado uma das melhores opções de defesa em temporadas anteriores por conta de sua capacidade de pontuar com defesas difíceis. Curiosamente, foi defendendo o Santos que a sua habilidade em rebater as bolas que vem em sua direção deram a ele a alcunha de "mito do cartola". Lembrou alguém mais nessa lista? Antes de dar lugar ao goleiro Everson no Santos ainda em 2019, o arqueiro já mantinha uma média de 7,97 pts em apenas 6 rodadas disputadas. Com a transferência para o Grêmio, as chances de voltar a ser um dos maiores pontuadores entre os goleiros voltaram. Porém, o jogador ainda não conseguiu manter a regularidade de pontuações como antes. Na temporada atual sofreu 5 gols e mantém 3 jogos sem ser vazado. No entanto, aos poucos tem aumentado seu rol de defesas difíceis, acumulando um total de 7 até o final da décima rodada.


O próximo adversário será o Palmeiras, time que tem melhorado também seus números de finalizações certas, além de ceder defesas difíceis aos goleiros adversários. No entanto, o risco é maior por conta da efetividade das finalizações. O time de Vanderlei Luxemburgo marcou 8 gols nas últimas 5 partidas. Além de ser o segundo melhor visitante em rendimento (3 vitórias e 2 empates). Mesmo assim, para quem prefere arriscar um pouco mais, o "Vandermito" ou "VanDDerlei" pode se tornar um boa opção a longo prazo.


Com isso, finalizamos essa primeiro texto de análises dos melhores goleiros nas 10 primeiras rodadas do Cartola FC 2020. As informações utilizadas como base nesse texto foram retirados dos seguintes sites:

Melhores goleiros das 10 primeiras rodadas - Cartola FC 2020 Melhores goleiros das 10 primeiras rodadas - Cartola FC 2020 Reviewed by Redação on 9/14/2020 11:53:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário